Últimas notícias

Racing Point: Carro de 2021 da F1 corre risco de ser mais lento que de F2

Chefe da Racing Point, Otmar Szafnauer alerta que categoria corre risco de sua nova geração de carros ser mais lenta que a F2 em 2021

Start action

A FIA e os proprietários da F1, a Liberty Media, concordaram com as equipes um novo pacote de regras para o próximo ano, que visa diminuir as diferenças do grid e tornar as corridas mais emocionantes.

Mas, apesar das mudanças motivadas para ajudar times menores, como a Racing Point, o chefe da escuderia, Otmar Szafnauer, está preocupado com o fato de 'emburrecer' as regras podem ter algumas consequências não intencionais.

Leia também:

Falando exclusivamente ao Motorsport.com sobre se ele gostou ou não dos planos para 2021, Szafnauer disse: "Eu deveria ter gostado. Mas meu medo é que estamos enganando o esporte para uma falácia de que qualquer um possa vencer em um domingo.”

"Se formos seis segundos mais devagar por volta, não será mais a Fórmula 1. E antes que você perceba, teremos que desacelerar a F2.”

"Na F2, US$ 2 milhões comprarão um assento, mas se não tomarmos cuidado em 2021, os carros F2 nos quais você gastar US$ 2 milhões serão mais rápidos do que nós com os US$ 200 milhões. Há algo errado nisso."

No final da temporada de F1 em Abu Dhabi, o tempo de Lewis Hamilton na pole position de 1min34s779 estava 15 segundos à frente do tempo da pole de Sérgio Sette Câmara na F2 de 1min49s751. O carro de F1 mais lento foi o de Robert Kubica, cuja Williams fez um tempo de volta de 1min39s236.

A diferença entre F1 e F2 foi menor em outros locais, com apenas 10 segundos de diferença. Em Mônaco, o tempo de Kubica estava apenas sete segundos à frente do carro mais rápido da F2.

Szafnauer diz que prefere que a F1 seja mais rigorosa com o limite de orçamento, mas depois abra as regras de design para garantir que as equipes possam buscar o melhor desempenho.

"Pessoalmente, eu diria um orçamento menor", disse ele. "Mas, embaixo desse capital orçamentário, latitude para desenvolver o carro como temos hoje. Portanto, se você tem um carro econômico, o cara mais esperto vence."

"Se você tem um design de chassi exclusivo, você se torna a IndyCar e, se outro vencer, será porque você pode ter um piloto melhor, uma equipe de engenharia ou qualquer outra coisa melhor. E não é isso que queremos. Existem outras categorias no mundo que já são assim e como elas estão?".

Christian Horner, chefe da Red Bull, argumentou que a F1 deveria ter introduzido o limite de orçamento antes das novas regras, para evitar que 2020 se transforme em uma guerra de gastos.

Questionado se concordava com essa visão, Szafnauer disse sobre o custo máximo: "Tarde demais, talvez, definitivamente alto demais.”

"Eu concordo com a opinião de Horner, que deveríamos ter o limite de orçamento antes que as regulamentações mudassem, para que não haja um ano de gastos altos, que é no próximo ano. Eu teria escalado um pouco diferente: primeiro limite de orçamento e depois as novas regras.”

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Os modelos de 2021

McLaren, Renault e Williams já se adiantaram e mostraram como podem ser seus carros do próximo ano. Confira na galeria abaixo:

McLaren 2021 F1
McLaren 2021 F1
McLaren 2021 F1
McLaren 2021 F1
Williams 2021
Williams 2021
Williams 2021
Renault 2021
Renault 2021
Renault 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
40

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula 1: Verstappen renova contrato com a Red Bull até 2023
Próximo artigo Chefe da Alfa Romeo diz que Leclerc tem perfil de piloto campeão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil