Sainz vê Sauber “dois passos atrás” em 2017 com motor antigo
Piloto espanhol usa situação enfrentada pela Toro Rosso como exemplo e aposta em temporada difícil para time suíço
Sofrendo com um motor Ferrari de 2015 sem atualizações desde o início do ano nesta temporada de 2016, Carlos Sainz acredita que a Sauber irá sofrer passando pela mesma situação da Toro Rosso no ano que vem.
Em Suzuka, a chefe da equipe, Monisha Kaltenborn, anunciou que o time suíço irá utilizar a unidade da Ferrari de 2016 no ano que vem. A justificativa é a de que a equipe quer se concentrar no desenvolvimento do chassi.
Questionado sobre a decisão de motores da Sauber para 2017, Sainz disse: "bom, eu desejo a eles boa sorte.”
"Normalmente eles estão um passo atrás, e se eles tiverem um motor fixo por um ano inteiro, vão acabar ficando dois passos atrás.”
"Não vai ser fácil, com certeza. Mas nós queremos que eles fiquem para trás, porque é melhor para nós."
Déficit de velocidade "muito frustrante"
A Toro Rosso, que marcou apenas dois pontos nas últimas seis corridas, não pôde entrar no top-10 no Japão após um déficit de ritmo.
Após ter sido apenas 17º, Sainz lamentou o déficit velocidade final causado pelo motor de 2015 da Ferrari, dizendo que isso restringiu as opções da equipe de estratégia, tornando "impossível" ultrapassar e muito difícil de defender as posições.
"É muito frustrante, devo dizer. Eu tentei tudo o que podia, tudo - você não imagina. Eu passei Esteban Gutierrez por fora na volta 6, porque era o único lugar que poderia passar hoje.”
"É muito frustrante, porque você sabe quando entra na corrida que sua estratégia está fixa, porque você não pode ultrapassar. É uma pena. É frustrante, mas é o que temos no momento. Precisamos adaptar, precisamos corrigir.”
"Em Suzuka escolhemos andar com nosso downforce padrão, sem qualquer comprometimento em nossa velocidade máxima. Isso mostra que o nosso desempenho na classificação melhorou em comparação com a Malásia, mas a nossa corrida foi provavelmente pior. Por isso vamos precisar analisar."
Reportagem adicional por Jonathan Noble
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.