Sistema da Mercedes pode entrar em conflito com o regulamento de parque fechado da F1
O sistema de Direção de Eixo Duplo pode ter recebido o aval da FIA, mas ainda assim pode ser desafiado como uma quebra do regulamento de parque fechado da F1
Introduzido nessa semana nos testes de pré-temporada em Barcelona, o novo sistema de direção da Mercedes continua rendendo polêmica mesmo nos dias sem atividade de pista. O equipamento, que permite aos pilotos da equipe alemã ajustar o ângulo das rodas dianteiras ao puxar ou empurrar o volante, tem chamado a atenção dos rivais.
Mas enquanto a maioria compreende que a novidade não configura uma quebra do regulamento técnico, algumas levantaram questões se isso entra ou não nas regras da F1 que limitam o que as equipes podem mudar após o início do treino de classificação.
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O diretor esportivo da Renault, Alan Permane disse: "Nós não sabemos o que é feito. O James [Alisson, diretor técnico da Mercedes] e sua equipe fizeram algo inteligente, e, sem dúvida, eles acham que conseguem melhorar o tempo de volta com isso".
"Tenho certeza de que eles analisaram isso, provavelmente com o Nikolas [Tombazis], a FIA e sua equipe e eles estão contentes que aquilo é legal. E eu concordo. Provavelmente há uma questão sobre o parque fechado com relação a ele, mas eu suspeito que isso seja respondido ao concluir se o sistema faz parte da direção ou da suspensão. Os dois estão no regulamento técnico e as definições são diferentes".
As regras esportivas da F1 ditam que um carro está em situação de parque fechado do momento que sai do pitlane para a classificação até o início da corrida. O Artigo 34.6 acrescenta: "Um competidor não pode modificar nenhuma parte do carro ou fazer mudanças no ajuste da suspensão enquanto o carro estiver sob parque fechado".
"No caso de quebra deste Artigo, o piloto envolvido deverá começar a corrida do pit lane e seguir os procedimentos descritos pelo Artigo 36.2".
"Para que os fiscais estejam totalmente satisfeitos que nenhuma alteração tenha sido feita no sistema de suspensão ou na configuração aerodinâmica (com exceção para a asa dianteira) enquanto sob parque fechado pré-corrida, a inspeção física deve deixar claro que mudanças não podem ser feitas sem o uso de ferramentas".
Pode ser argumentado que ser capaz de mudar o ângulo das rodas dianteiras através do movimento do volante não se encaixa completamente aqui - apesar de ainda depender da definição do que seria parte do sistema de suspensão.
Sobre um problema em potencial envolvendo as regras de parque fechado, o diretor de corridas da F1, não falou especificamente sobre o caso da Mercedes.
"Nós não discutimos elementos técnicos de equipes individuais", disse. "Quando recebemos uma solicitação de uma equipe, lidamos com ela. É o que posso dizer".
"Eu sei que vocês estão procurando por uma manchete, mas não serei a pessoa a fazer isso. Assim como em outras situações, vamos continuar trabalhando com as equipes em todos os aspectos, caso eles queiram trazer algo até nós".
Veja imagens da sexta-feira em Barcelona
VÍDEO: Entenda tudo sobre o polêmico volante da Mercedes 2020
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