Verstappen chama Leclerc de "irresponsável" após colisão no GP do Japão
Holandês da Red Bull acredita que aplicação das regras da F1 é "inconsistente" e se revolta com rival da Ferrari em Suzuka
Max Verstappen classificou a condução de Charles Leclerc no GP do Japão de Fórmula 1 como "irresponsável", dizendo que "não entende" a decisão de não penalizar imediatamente o piloto da Ferrari, que só foi punido após a corrida.
Leclerc começou a corrida do segundo lugar no grid, mas teve uma largada ruim, enquanto Verstappen conseguiu escapar com sua Red Bull avançando sobre Lewis Hamilton e ganhando certa vantagem sobre o rival da Ferrari na curva 2.
Mas o piloto da Ferrari entrou por dentro na curva e em seguida espalhou para cima do holandês, colidindo com Verstappen e forçando-o a sair da pista.
Os comissários inicialmente consideraram a colisão um incidente de corrida que não exigia uma investigação. No entanto, reabriram o caso algumas voltas depois para informar que o incidente seria analisado após a corrida.
O carro de Verstappen perdeu desempenho após a pancada com leclerc e o holandês abandonou a corrida na 15ª volta.
"Charles veio para cima do meu carro na curva 2", disse Verstappen em uma entrevista à Sky Sports. "Do meu ponto de vista, não acho que eu poderia ter feito nada diferente naquele momento. Todos sabemos que você perde pressão aerodinâmica quando está atrás de outro carro, o que não é uma desculpa. Leclerc é experiente o suficiente para saber disso."
"Para mim, o mais estranho é que inicialmente eles não investigaram o caro – Meu carro ficou todo destruído, havia apenas buracos na lateral do chassi."
Veja vídeo do incidente entre os pilotos:
"Agora eles começaram a investigar, mas é depois da corrida, o que mais ele deve fazer para ser punido? Eu gosto de disputas duras, mas essa não foi uma questão de luta na pista, foi apenas uma condução irresponsável”.
"As Ferraris tiveram um começo ruim, então ele estava tentando se recuperar, mas há muito o que você pode fazer em uma corrida longa como essa. É uma pena que isso tenha acontecido".
Rival evita confrontar holandês
Leclerc não entrou em polêmicas e evitou atribuir a culpa do incidente a Verstappen. O monegasco disse que era uma "situação complicada" sobre a qual ele precisaria ver as imagens para opinar.
"Obviamente, eu perdi a frente do carro quando estava atrás de Seb e Lewis, e então nós nos tocamos, não sei exatamente o que aconteceu, é algo que eu preciso assistir", disse Leclerc. “De dentro do carro era uma situação complicada”.
Descontentamento por inconsistências dos comissários
Sebastian Vettel também foi brevemente investigado por queimar a largada, mas acabou escapando de uma punição – algo que deixou Verstappen descontente, por conta do que ele chamou de “inconsistência da FIA”.
"Além disso, apenas assistindo as imagens do início de Seb dá para ver que ele se move e para em seguida – e as regras dizem que você não pode se mover", disse Verstappen.
"Está tudo bem porque ele não ganhou vantagem na largada, mas eu realmente não entendo o que está acontecendo com a aplicação das regras".
Veja como ficou o resultado final da corrida após punição a Leclerc:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.