F1: "Absolutamente terrível", diz Verstappen sobre nova regra da FIA
"Para mim, não funciona de jeito nenhum, só cria ainda mais problemas. Veja o que estava acontecendo [na classificação da sprint]"; veja no Motorsport.com
Atual tricampeão mundial da Fórmula 1, o piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, classificou como "absolutamente terrível" a mais recente regra aplicada na F1 para resolver incidentes de impedimento no pitlane, com vigência iniciada no GP de São Paulo.
No Brasil, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) determinou a introdução de um 'novo regulamento' para tentar reduzir que os pilotos atrapalhem uns aos outros de Interlagos em diante.
Entre as instruções do diretor de prova, os competidores devem se atentar para a recomendação de ficarem à esquerda na saída do pitlane, permitindo a passagem de carros mais rápidos. Com isso, Verstappen foi visto 'ultrapassando' vários concorrentes.
De qualquer forma, o astro da Red Bull não se mostrou contente com a novidade. "Foi absolutamente terrível", afirmou o piloto da Holanda. "Nesta pista, você tem uma saída de box bastante longa e há alguns muros", começou a se explicar.
"Mas, em algumas outras pistas, se implementarmos isso, você estará pilotando muito lentamente rumo a uma reta onde as pessoas estão passando a mais de 300 km/h, o que é extremamente perigoso", disse Max.
"Para mim, isso não funciona de jeito nenhum, só cria ainda mais problemas. Veja o que estava acontecendo [na classificação para a sprint]: pessoas indo para a grama, inclusive eu, para tentar passar os carros."
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Max Verstappen, Red Bull Racing RB19
"É uma bagunça em todos os treinos classificatórios, você tem de seis a oito carros sendo visados por estarem muito devagar. Não sei o que estamos tentando alcançar", seguiu Max.
O Motorsport.com apurou que a FIA procurará adaptar as novas regras a cada circuito, e que o muro entre a saída do pitlane e o circuito tornou a solução possível em Interlagos.
Em Abu Dhabi, por exemplo, não será possível adotar uma abordagem semelhante. A FIA também está satisfeita com as questões de segurança aprimoradas com a mais nova medida.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.