Vettel: Aquecimento de pneus é o maior problema da Ferrari na F1
Tetracampeão mundial da Fórmula 1 sofreu com a temperatura dos compostos no GP do Azerbaijão disputado em Baku no domingo
Para Sebastian Vettel, as dificuldades da Ferrari em fazer com que seus pneus funcionem corretamente é o fator mais "dominante" no desempenho do carro de 2019 da Fórmula 1, e não uma fraqueza aerodinâmica.
O tetracampeão, que havia elogiado o monoposto do time de Maranello durante os treinos livres, terminou em terceiro no GP do Azerbaijão e agora está a 35 pontos de Valtteri Bottas, que lidera o campeonato com a Mercedes.
Perguntado pelo Motorsport.com se sua confiança nas atualizações da Ferrari para Baku permanecem após o desempenho deste domingo, Vettel disse: "Sim, acho que foi um passo em frente com o nosso carro, mas um fator dominante é a forma como lidamos com os pneus”.
"Há muito desempenho envolvido nisso. Acho que os problems que tivemos aqui e ali em curvas de baixa não são aerodinâmicos, e sim de aderência mecânica. Temos muito trabalho a fazer nos próximos dias”, disse o alemão.
"Tenho certeza de que, uma vez que ajustarmos, o carro estará mais forte e então estaremos melhores na briga. Mas, no estágio atual, com a média das quatro primeiras corridas, não fomos rápidos o suficiente"
Em Baku, Vettel perdeu terreno para a dupla da Mercedes no primeiro stint, com pneus macios. A parada anterior aos oponentes da frente, porém, permitiu que o alemão se aproximasse dos ponteiros.
No entanto, as dificuldades da Ferrari em tirar o máximo proveito de seus pneus o prejudicaram novamente após o safety car virtual ocasionado pelo abandono de Pierre Gasly, da Red Bull. O tetracampeão não conseguiu manter seus compostos médios na temperatura ideal.
"Foi muito difícil encontrar um ritmo e ter aderência nos pneus", disse Vettel. "Eu esperava que fosse uma prova longa e difícil. Depois da parada o carro estava muito bom e consegui ir rápido. No geral, o segundo stint foi melhor para nós, mas no primeiro perdemos todo o potencial para colocar pressão no início da corrida".
Sebastian Vettel, Ferrari, 3rd position, arrives on the podium
Photo by: Zak Mauger / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.