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Fórmula 1 GP do Canadá

Vettel: Fórmula 1 de hoje "não é o esporte pelo qual me apaixonei"

Piloto alemão da Ferrari tetracampeão mundial da categoria acha que a F1 está tomando o caminho errado e defende estilo 'raiz'

Sebastian Vettel, Ferrari SF90 leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10 and Charles Leclerc, Ferrari SF90 at the start of the race

Sebastian Vettel disse que não aprecia o fato de que a Fórmula 1 tenha se tornado um esporte diferente daquele por qual se apaixonou, depois de expressar sua frustração pela forma como as penalidades tomaram conta das corridas. "Eu acho que está errado. Não é o esporte pelo qual me apaixonei”, disse.

O alemão ficou profundamente decepcionado ao perder a vitória no Grande Prêmio do Canadá, quando recebeu uma penalidade de cinco segundos por ter voltado à pista de forma insegura, fechando o eventual vencedor Lewis Hamilton. O 'triunfo roubado' vem justamente num período de 'seca' do tetracampeão, que está há 15 corridas sem vencer (veja seus jejuns na galeria especial no fim desta matéria).

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Segundo Vettel, sua maior preocupação neste momento é o fato de que a "conversa de advogado" tomou conta do esporte, o que é algo distante de como ele desejava que as coisas fossem.

"Eu realmente amo as corridas antigas, os carros antigos e os antigos pilotos", disse Vettel. “Eu realmente amo e desejaria que eu estivesse naquele tempo, e não hoje. Nós devíamos ser capazes de dizer o que pensamos. Eu discordo do caminho que esse esporte está tomando. Tudo isso eu acho errado. Não é realmente o que deveríamos estar fazendo no carro”.

Vettel calculou que os torcedores veriam aquele momento que ele teve com Hamilton como apenas um incidente de corrida em vez de qualquer coisa que justificasse uma penalidade. “Para mim, isso é corrida, e muitas das pessoas que mencionei anteriormente, os antigos pilotos de F1 e as pessoas nas arquibancadas, elas concordam, isso faz parte das corridas”.

"Mas hoje em dia... eu não gosto, mas todos nós soamos um pouco como advogados usando a língua oficial. Eu acho que está errado. Não é o esporte pelo qual me apaixonei”. Vettel insistiu que ele não havia cruzado a frente de Hamilton deliberadamente quando voltou à pista depois de ter cometido um erro.

"Eu estava voltando ao traçado e tentando ter certeza de que o carro estava sob controle", disse ele. “Depois que recuperei o controle e me certifiquei de que estava tudo bem, vi nos espelhos que Lewis estava bem atrás de mim. Eu não acho que poderia ter feito algo diferente. Eu não sei qual era o problema”.

Perguntado se ele poderia ter feito mais para evitar cortar na frente de Hamilton, ele disse: "Não. Como? Eu estava com as mãos ocupadas tentando manter o carro sob controle. Eu sabia que Lewis estava atrás em algum lugar quando ele estava um segundo atrás e quando olhei no espelho ele estava bem ali”.

Veja galeria com imagens das vitórias que quebraram tabus para Vettel:

Sebastian Vettel venceu pela primeira vez no GP da Itália de 2008. A conquista também foi a primeira e única da Toro Rosso na F1
Triunfo garantiu a promoção de Vettel para Red Bull na temporada seguinte
Vettel garantiu sua primeira vitória pela Red Bull logo em sua terceira corrida pela equipe, no GP da China em 2009
O GP da China marcou ainda a primeira vitória da equipe na categoria. Nos quatro anos seguintes, a parceria Red Bull-Vettel conquistou todos os títulos de pilotos e construtores
O último grande ato de Vettel pela Red Bull aconteceu no Brasil em 2013, encerrando a temporada do tetracampeonato com uma vitória
Sebastian Vettel correu por mais um ano pelo time austríaco, mas não voltou ao topo do pódio, sendo eclipsado por seu novo companheiro, Daniel Ricciardo
De 'roupa nova', Vettel garantiu uma vitória pela Ferrari logo na segunda corrida pelos italianos, no GP da Malásia de 2015
A vitória de Vettel colocou fim a um jejum de 20 provas sem vitórias do alemão e de 34 da Ferrari. A euforia tomou conta do time e do piloto. No entanto, a boa fase não rendeu frutos em 2015 e Vettel fechou a temporada com apenas 3 triunfos
As decepções de 2015 e 2016 chegaram ao fim logo na abertura da temporada de 2017, na Austrália, quando Vettel e a Ferrari desbancaram as mercedes e começaram o ano na liderança. Era o fim do maior jejum de Vettel: 27 provas sem vencer
O alemão conquistava na Austrália sua 43ª vitória e a Ferrari dava sinais de que poderia encerrar a hegemonia da Mercedes. Lewis Hamilton tinha outros planos para 2017 e não deu chances aos rivais, sepultando novamente as ambições de Vettel
2018 começou melhor do que 2017 e mais uma vez a chama da esperança brilhou para os fãs da Ferrari. Mas após uma sucessão de erros de Vettel e da própria equipe, o sonho foi adiado. O GP da Bélgica marcou a última vitória do piloto na categoria até o momento
Desde a prova em Spa, Vettel já se ausentou do topo do pódio em 15 oportunidades. Pelas promessas e chances que tiveram, o piloto e a Ferrari vivem o que pode ser o pior momento da parceria
2019 só viu as Mercedes estourando a champagne da vitória até o momento. No Canadá, manobra agressiva de Vettel, custou uma punição e tirou do piloto a chance de vencer e encerrar o período de 'seca'
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