No radar da F1, Palou supera Dixon na largada, vence em Portland e é bicampeão da Indy
Álex largou imediatamente atrás do companheiro hexacampeão, mas 'despachou' o veterano da Ganassi logo 'de cara' para buscar o triunfo e seu segundo título
Especulado nas escuderias AlphaTauri, Williams e até Aston Martin de Fórmula 1, Álex Palou reforçou seu valor no mercado internacional de pilotos neste domingo ao conquistar com uma rodada de antecedência o título da Indy, vencendo o GP de Portland com a equipe Chip Ganassi.
Com a confirmação da conquista de 2023, o espanhol chega a seu segundo título na categoria norte-americana, após ter triunfado em 2021 também pela Ganassi. Com o resultado deste fim de semana, Álex não pode mais ser alcançado pelo seu companheiro neozelandês Scott Dixon.
O hexacampeão, aliás, completou o top 3 no Oregon, que teve o sueco Felix Rosenqvist, da McLaren, como segundo colocado. Tetracampeão das 500 Milhas de Indianápolis, o brasileiro Helio Castroneves terminou em 14º com a Meyer Shank. Em 2024, Helinho corre 'só' a Indy 500.
A corrida
Palou fez boa largada e pulou de quinto para terceiro, dando importante passo rumo ao título. 'No braço' e na estratégia, Álex também superou o pole Graham Rahal, norte-americano da RLL, e em pouco tempo já assumiu a liderança da prova, administrando frente a um perigosíssimo Dixon.
Passada a briga tática dos primeiros estágios do GP, Palou fez seu último pit stop na volta 80 de um total de 100, voltando à pista em sexto. Após dois giros, Dixon também fez sua parada derradeira, retornando ao traçado em terceiro atrás de Palou, que já tinha recuperado terreno.
Na volta 84, o novato argentino Agustín Canapino perdeu o controle de seu Juncos e rodou, ficando preso e e gerando bandeira amarela. Com isso, Rosenqvist perdeu menos tempo com seu pit e voltou ao circuito em segundo, separando Palou, que voltou à ponta, e Dixon, agora terceiro.
Bandeira verde na volta 88. Palou soube administrar sua vantagem e venceu para conquistar seu segundo título da IndyCar em grande estilo. A categoria encerra a temporada 2023 no próximo fim de semana em Laguna Seca.
Cla | Nº | Piloto | Chassi e motor | Voltas | |
1 | 10 | Álex Palou | Dallara/Honda | 110 | 1:57'01.9814 |
2 | 6 | Felix Rosenqvist | Dallara/Chevrolet | 110 | 1:57'07.4167 |
3 | 9 | Scott Dixon | Dallara/Honda | 110 | 1:57'10.0483 |
4 | 5 | Pato O'Ward | Dallara/Chevrolet | 110 | 1:57'21.0386 |
5 | 2 | Josef Newgarden | Dallara/Chevrolet | 110 | 1:57'23.0645 |
6 | 21 | Rinus VeeKay | Dallara/Chevrolet | 110 | 1:57'23.8613 |
7 | 8 | Marcus Ericsson | Dallara/Honda | 110 | 1:57'32.5634 |
8 | 18 | David Malukas | Dallara/Honda | 110 | 1:57'34.6025 |
9 | 3 | Scott McLaughlin | Dallara/Chevrolet | 110 | 1:57'35.0096 |
10 | 27 | Kyle Kirkwood | Dallara/Honda | 110 | 1:57'35.7650 |
11 | 45 | Christian Lundgaard | Dallara/Honda | 110 | 1:57'36.4571 |
12 | 15 | Graham Rahal | Dallara/Honda | 110 | 1:57'40.6809 |
13 | 26 | Colton Herta | Dallara/Honda | 110 | 1:57'41.7396 |
14 | 06 | Helio Castroneves | Dallara/Honda | 110 | 1:57'42.3187 |
15 | 77 | Callum Ilott | Dallara/Chevrolet | 110 | 1:57'42.4583 |
16 | 14 | Santino Ferrucci | Dallara/Chevrolet | 110 | 1:57'43.1093 |
17 | 29 | Devlin DeFrancesco | Dallara/Honda | 110 | 1:57'44.5392 |
18 | 30 | Jüri Vips | Dallara/Honda | 109 | 1:57'20.4921 |
19 | 11 | Marcus Armstrong | Dallara/Honda | 109 | 1:57'22.6103 |
20 | 7 | Alexander Rossi | Dallara/Chevrolet | 109 | 1:57'25.6319 |
21 | 20 | Ryan Hunter-Reay | Dallara/Chevrolet | 109 | 1:57'30.2079 |
22 | 55 | Benjamin Pedersen | Dallara/Chevrolet | 109 | 1:57'39.9629 |
23 | 51 | Sting Ray Robb | Dallara/Honda | 109 | 1:57'58.7308 |
24 | 60 | Tom Blomqvist | Dallara/Honda | 109 | 1:57'59.8571 |
25 | 12 | Will Power | Dallara/Chevrolet | 108 | 1:58'00.5832 |
26 | 78 | Agustín Canapino | Dallara/Chevrolet | 82 | 1:30'44.6625 |
27 | 28 | Romain Grosjean | Dallara/Honda | 31 | 44'49.0179 |
Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #245 - Novidades sobre Massa-2008 e Drugo na Sauber: Brasil nos holofotes!
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.