Após vitória, Viñales diz que “corrida parecia eterna”
Maverick Viñales se mostrou surpreso com vantagem obtida durante a prova e destacou gerenciamento do desgaste dos pneus em triunfo em Silverstone










Neste domingo (4), Maverick Viñales desencantou e conquistou a primeira vitória na MotoGP, vencendo com propriedade o GP da Grã-Bretanha. Após a prova, o espanhol comentou o feito e revelou que, em cima da moto, a corrida pareceu durar muito mais do que as 19 voltas da segunda largada, dada após o forte acidente envolvendo Loris Baz e Pol Espargaró.
“É realmente incrível, muitas emoções vêm à tona. Apesar de ter estado à frente o tempo todo, manter a concentração durante as 19 voltas foi difícil - a corrida parecia eterna, não acabava nunca. Quero agradecer a todos que me apoiaram nas arquibancadas e estou muito feliz por ter conseguido isso com a Suzuki. Sigo motivado para dar continuidade ao trabalho", disse.
Desde os primeiros treinos livres, Viñales se mostrou como uma das forças em pista seca. O espanhol revelou, entretanto, que não esperava vencer com tranquilidade. "Não esperava nem vencer, achei que lutaria pelo pódio, não que ganharia desta forma", afirmou.
"Após a primeira largada, porém, consegui me colocar à frente no momento que a bandeira vermelha foi acionada. Ali, percebi que poderia lutar pela vitória. Então na segunda largada fui decidido a partir para cima", acrescentou.
"Quando percebi que tinha um segundo de vantagem sobre Cal (Crutchlow), busquei conservar os pneus o máximo possível. A moto estava perfeita hoje, para fazer o que fiz a moto deveria estar perfeita", ressaltou.
Mudança na pilotagem na segunda metade da temporada
A Suzuki claramente mostrou evolução em Silverstone, mas Viñales revelou um ponto importante na evolução na pilotagem: o aprendizado no gerenciamento do desgaste dos pneus.
“O passo à frente foi dado na Áustria. Foi naquela corrida que aprendi a conservar os pneus e aqui também consegui fazer isso. Sinto-me cada vez melhor com a moto e o time entende do que preciso para ser eficiente na pista", disse.
Por fim, Viñales revelou que se emocionou ao cruzar a linha de chegada e afirmou que a vitória não mudou a opinião dele sobre a transferência para a Yamaha a partir da próxima temporada, quando será companheiro de Valentino Rossi.
“No fim, quando cruzei a linha de chegada, vieram as lágrimas e não pensava em nada. Quero agradecer a todos que me apoiam e que estão por perto, a Davide (Brivio, chefe da Suzuki), que exige o máximo de todos na Suzuki para que tenhamos a melhor moto possível", observou.
“Esta vitória, porém, não faz com que eu me arrependa da decisão que tomei para 2017. No fim das contas, foi o caminho que escolhi", completou.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.