MotoGP: Bagnaia lidera sexta-feira do GP da Holanda com novo recorde de Assen
Bicampeão liderou as duas sessões do dia, ambas com vantagem de 0s065 para o segundo colocado

A MotoGP abriu nesta sexta-feira as atividades do GP da Holanda, na Catedral da Velocidade em Assen. E, por falar em velocidade, Francesco Bagnaia foi o destaque do dia, sendo o mais rápido nas sessões de treinos com direito ao novo recorde da pista.
O bicampeão, que chega à etapa buscando reduzir ainda mais a vantagem de Jorge Martín na liderança, foi também o mais rápido no primeiro treino livre em uma sessão bem apertada, com os nove primeiros colocados separados por menos de 0s5.
Pecco foi o mais rápido com 01min32s401, apenas 0s065 à frente de Marc Márquez, com Raúl Fernández colocando a Aprilia em terceiro, tendo Fabio Quartararo em quarto com a Yamaha e Maverick Viñales fechando o top 5.
Confira o resultado do TL1 da MotoGP na Holanda:
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Velocidade Máxima | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | |
1 | Ducati | 19 |
1'32.401 |
176.959 | 306 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | |
93 | Ducati | 19 |
+0.065 1'32.466 |
0.065 | 176.834 | 306 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | |
25 | Aprilia | 17 |
+0.100 1'32.501 |
0.035 | 176.767 | 302 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | |
20 | Yamaha | 17 |
+0.193 1'32.594 |
0.093 | 176.590 | 302 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | |
12 | Aprilia | 19 |
+0.277 1'32.678 |
0.084 | 176.430 | 306 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | |
41 | Aprilia | 16 |
+0.287 1'32.688 |
0.010 | 176.411 | 302 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | |
49 | Ducati | 18 |
+0.352 1'32.753 |
0.065 | 176.287 | 303 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | |
73 | Ducati | 20 |
+0.366 1'32.767 |
0.014 | 176.260 | 304 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | |
33 | KTM | 22 |
+0.462 1'32.863 |
0.096 | 176.078 | 308 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | |
89 | Ducati | 21 |
+0.526 1'32.927 |
0.064 | 175.957 | 307 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | |
72 | Ducati | 20 |
+0.578 1'32.979 |
0.052 | 175.859 | 309 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | |
23 | Ducati | 19 |
+0.628 1'33.029 |
0.050 | 175.764 | 306 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | |
88 | Aprilia | 21 |
+0.693 1'33.094 |
0.065 | 175.641 | 303 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | |
31 | KTM | 21 |
+0.882 1'33.283 |
0.189 | 175.285 | 309 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | |
21 | Ducati | 20 |
+1.002 1'33.403 |
0.120 | 175.060 | 306 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | |
42 | Yamaha | 18 |
+1.287 1'33.688 |
0.285 | 174.528 | 304 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | |
43 | KTM | 19 |
+1.393 1'33.794 |
0.106 | 174.330 | 308 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | |
30 | Honda | 20 |
+1.559 1'33.960 |
0.166 | 174.022 | 301 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | |
10 | Honda | 21 |
+1.695 1'34.096 |
0.136 | 173.771 | 306 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | |
37 | KTM | 17 |
+1.719 1'34.120 |
0.024 | 173.727 | 302 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | |
5 | Honda | 20 |
+1.835 1'34.236 |
0.116 | 173.513 | 302 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22 | |
36 | Honda | 18 |
+1.843 1'34.244 |
0.008 | 173.498 | 301 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
23 | |
32 | Aprilia | 18 |
+2.154 1'34.555 |
0.311 | 172.927 | 304 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Já o TL2 de uma hora de duração, que decidiu os grupos do quali de sábado, provou ser tenso, com apenas 0s673 entre os 10 primeiros colocados. Bagnaia marcou 01min31s340 com pouco mais de 10 minutos ainda no relógio, provando ser suficiente.
Vinales, da Aprilia, lutou pela primeira posição, mas ficou a 0s065, pois seu companheiro de equipe, Aleix Espargaro, sofreu uma colisão feia na chicane final.
Esse incidente provocou bandeiras amarelas e atrapalhou as voltas finais de vários pilotos, com as quedas mais notáveis no Q1 sendo Fabio Quartararo, da Yamaha, e o novato Pedro Acosta, da Tech3 GasGas.
Álex Márquez subiu para terceiro no final pela Gresini Ducati, enquanto Espargaró ficou em quarto, apesar de ter caído à frente do líder do campeonato Jorge Martín, que se envolveu em um estranho incidente com Jack Miller nos minutos finais.
Martín estava andando devagar na linha na curva 9, enquanto Miller, da KTM, estava olhando para trás quando passou pela curva. Ao olhar para trás no último momento, a cabeça de Miller entrou em contato com as costas de Martin e sua KTM sofreu alguns danos aerodinâmicos, mas ambos permaneceram em suas motocicletas.

Pedro Acosta, Red Bull GASGAS Tech3
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
Marc Márquez foi o sexto na Gresini Ducati, com Brad Binder, da KTM, em sétimo, à frente de Enea Bastianini, da Ducati - que caiu no final da sessão.
Fernandez continuou sua forte sexta-feira em Assen, em nono com sua Aprilia 2023, enquanto Franco Morbidelli ficou com a última vaga direta para o Q2, em 10º , com a Pramac Ducati.
Confira o resultado do TL2 da MotoGP na Holanda:
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Velocidade Máxima | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | |
1 | Ducati | 23 |
1'31.340 |
179.014 | 306 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | |
12 | Aprilia | 25 |
+0.065 1'31.405 |
0.065 | 178.887 | 310 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | |
73 | Ducati | 24 |
+0.320 1'31.660 |
0.255 | 178.389 | 306 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | |
41 | Aprilia | 22 |
+0.472 1'31.812 |
0.152 | 178.094 | 305 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | |
89 | Ducati | 26 |
+0.489 1'31.829 |
0.017 | 178.061 | 308 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | |
93 | Ducati | 24 |
+0.511 1'31.851 |
0.022 | 178.018 | 307 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | |
33 | KTM | 24 |
+0.526 1'31.866 |
0.015 | 177.989 | 310 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | |
23 | Ducati | 19 |
+0.530 1'31.870 |
0.004 | 177.981 | 306 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | |
25 | Aprilia | 26 |
+0.569 1'31.909 |
0.039 | 177.906 | 305 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | |
21 | Ducati | 26 |
+0.673 1'32.013 |
0.104 | 177.705 | 307 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | |
20 | Yamaha | 25 |
+0.714 1'32.054 |
0.041 | 177.626 | 303 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | |
72 | Ducati | 25 |
+0.828 1'32.168 |
0.114 | 177.406 | 310 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | |
49 | Ducati | 22 |
+0.833 1'32.173 |
0.005 | 177.396 | 302 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | |
42 | Yamaha | 26 |
+0.863 1'32.203 |
0.030 | 177.339 | 303 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | |
31 | KTM | 26 |
+0.904 1'32.244 |
0.041 | 177.260 | 309 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | |
88 | Aprilia | 27 |
+1.148 1'32.488 |
0.244 | 176.792 | 309 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | |
5 | Honda | 24 |
+1.390 1'32.730 |
0.242 | 176.331 | 307 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | |
43 | KTM | 23 |
+1.766 1'33.106 |
0.376 | 175.619 | 306 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | |
30 | Honda | 24 |
+1.787 1'33.127 |
0.021 | 175.579 | 300 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | |
32 | Aprilia | 22 |
+1.966 1'33.306 |
0.179 | 175.242 | 307 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | |
37 | KTM | 23 |
+2.004 1'33.344 |
0.038 | 175.171 | 302 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22 | |
36 | Honda | 23 |
+2.015 1'33.355 |
0.011 | 175.150 | 302 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
23 | |
10 | Honda | 25 |
+2.221 1'33.561 |
0.206 | 174.765 | 305 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
ROSSI na F1, AGOSTINI mulherengo, Marc, DEDO DO MEIO e +: CAUSOS de Fausto Macieira, MotoGP em ASSEN
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Histórias com Valentino Rossi, Giacomo Agostini e cia: 'causos' de Fausto Macieira e MotoGP em Assen
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Motorsport Business #13 – Como manter LEGADO de AYRTON SENNA com ANA SIMÕES, da Senna Brands
.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.