MotoGP: Augusto Fernández compartilha primeiras impressões sobre motor V4 da Yamaha
Piloto de testes está impressionado com novo motor, mas admite que ainda é muito cedo para avaliar o novo desenvolvimento de maneira concreta

Em meados de abril, a Yamaha testou o novo motor V4 pela primeira vez em uma pista de corrida europeia. Augusto Fernández completou algumas voltas com o novo desenvolvimento no Circuito Ricardo Tormo, em Valência. Em princípio, foi mais uma apresentação e não um teste de desempenho real da MotoGP.
"Foi interessante", diz piloto de testes da Yamaha. "Mas ainda estamos nos primeiros dias. Portanto, é muito cedo para fazer comparações. Foi apenas para colocar a moto em funcionamento, dar algumas voltas e ter uma primeira impressão. Também não fui até o limite porque não queria ser o primeiro da história a derrubar a Yamaha V4. Teria sido um momento histórico, mas não positivo. Felizmente, tudo correu bem."
A Yamaha tomou a decisão de desenvolver um motor V4 em 2023, uma tarefa extensa. O motor é apenas um aspecto do novo projeto: um novo chassi também deve ser fabricado, a eletrônica adaptada ao novo motor e a nova aerodinâmica projetada para o motor mais estreito.
"No momento, é apenas o motor, além de um protótipo de chassi - tudo construído apenas para colocar a unidade de potência em funcionamento", ressalta Fernández. "Como disse, ainda estamos nos primeiros dias e a moto ainda não é potente. Não ficará pronto da noite para o dia, leva tempo. Mas nós começamos, a Yamaha está investindo muito e quer mudar as coisas. Isso é positivo, mas temos que continuar trabalhando."
Primeiro wildcard com motor V4 ainda em aberto
No entanto, Fernández já pode dizer que a sensação do motor V4 é "muito diferente" da do motor em linha com virabrequim de plano cruzado. Ainda não é possível fazer declarações detalhadas, pois os dois dias de testes em Valência também foram ventosos e frios.
"Ainda é muito cedo para falar sobre a sensação de pilotagem ou vantagens específicas", enfatiza o piloto. "Não sabemos exatamente o que o motor nos trará. Sim, o som era realmente muito diferente, mas, como eu disse, ainda estamos muito longe de chegar ao limite." A Yamaha está ocupada com um programa gigantesco, já que a atual M1 com motor em linha ainda está sendo desenvolvida, enquanto o projeto V4 está sendo feito em paralelo. O plano é andar com o motor V4 em 2026 se a moto for mais rápida que a atual até lá.
Atualmente, a Yamaha testou uma nova especificação do motor em linha com os pilotos regulares no teste de segunda-feira em Jerez e ficaram satisfeitos. Esse motor poderá ser usado já na próxima corrida em Le Mans. Após o GP da França, Fabio Quartararo e Alex Rins passarão dois dias testando em Misano. No momento, não se sabe se eles usarão o motor V4 pela primeira vez.
Um wildcard foi registrado para Fernández para o fim de semana da corrida de Aragão no início de junho e ele confirmou que o motor V4 não será usado lá.
ÁLEX MÁRQUEZ DESENCANTA, Marc CAI e QUARTARARO BRILHA em Jerez! Diogo Moreira 4º na Moto2 | E PECCO?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
ÁLEX vence, QUARTARARO brilha, PECCO apagado e MARC cai de novo: o INSANO GP da Espanha de MotoGP
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.