MotoGP Sepang Official Testing

MotoGP: Novo detalhe é revelado sobre causa do acidente de Martín

Fornecedora de pneus analisou novos dados para determinar o que causou o violento incidente

Jorge Martin, Aprilia Racing

Jorge Martin, Aprilia Racing

Foto de: Aprilia Racing

Piero Taramasso, chefe da Michelin na MotoGP, revelou que os últimos resultados concluíram o que causou o acidente grave de Jorge Martín no primeiro dia de teste em Sepang. As análises determinaram que uma queda de 15 graus na temperatura interna no pneu traseiro afetou o desempenho da moto.

Leia também:

No dia de abertura do teste de pré-temporada na Malásia, o atual campeão da MotoGP, Martín, caiu de sua Aprilia na Curva 2 ao iniciar a primeira volta de sua terceira corrida. O espanhol caiu de cabeça no chão, quebrando a mão direita e a perna esquerda, e teve que ser levado para um hospital próximo. Em seguida, ele voou de volta para Barcelona, onde foi operado na manhã de sexta-feira pelo Dr. Xavier Mir.

Em sua análise inicial, a Aprilia sugeriu que o pneu traseiro foi a causa do acidente, a ponto de questionar abertamente as operações logísticas da Michelin, a fornecedora de pneus que controla o campeonato.

"Os dados mostram que não houve nenhum problema com o motor e que Jorge não teve culpa. Pedi à Michelin a história do composto traseiro. Não quero saber que o pneu ficou armazenado por 11 meses", disse Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, na época.

Na quinta-feira, o chefe da Michelin, Taramasso, traçou a jornada do pneu em questão, desde quando foi produzido na França, em junho passado, até quando foi montado no RS-GP de Martin.

"Ele esteve em um contêiner com temperatura controlada durante todo o tempo. As evidências não sugerem que tenha havido qualquer problema com ele", disse ele.

Na sexta-feira, Taramasso conseguiu fornecer mais detalhes sobre o que poderia ter acontecido depois de coletar novas informações de vários sensores nos pneus de Martín.

Cada pneu tem quatro sensores: um que mede a temperatura externa/superficial, um que mede a temperatura do ar interno e um terceiro, que desencadeou o aparecimento de Taramasso, que se concentra na temperatura da camada interna da borracha, que é controlada pela McLaren.

De acordo com Taramasso, o motivo pelo qual o pneu traseiro perdeu a aderência repentinamente e a Aprilia atirou o espanhol no ar foi a baixa temperatura da parte interna da borracha, não da superfície.

"A temperatura externa estava boa", explicou ele. "Mas o sensor de temperatura interna mostrou que a temperatura estava cerca de 15 graus abaixo do que consideramos normal, que é entre 90 e 100 graus".

"Essa queda pode ser atribuída a vários motivos. Estava menos quente do que o normal e o motor estava de volta aos boxes após o primeiro acidente. Ou talvez houvesse algo errado com os pneus. Mas precisamos investigar mais a fundo".

ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Rachit Thukral
MotoGP
Jorge Martin
Aprilia Racing Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Álex Márquez supera Bagnaia em terceiro dia de teste em Sepang

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros