Recomendado para você

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP - Piloto reserva da Yamaha, Fernández joga 'banho de água fria' sobre V4: "Ainda não é rápido o sufuciente"

A Yamaha espera se juntar às rivais da MotoGP, Ducati, Aprilia, KTM e Honda, para usar um motor V4 em 2026\

Augusto Fernandez, Aragon MotoGP, 6 June 2025

A Yamaha segue trabalhando nos bastidores para colocar na pista da MotoGP no próximo ano o tão aguardado projeto do motor V4, igualando ao modelo já existente nas motos de suas quatro rivais (Honda, Ducati, KTM e Aprilia). Porém, o piloto de testes da marca japonesa, Augusto Fernández, jogou um balde de água fria nas expectativas, afirmando que o projeto "ainda não é rápido o suficiente".

Leia também:

A marca vem desenvolvendo a nova unidade de potência desde o ano passado, com a Yamaha sendo a única fabricante de MotoGP a usar um motor quatro em linha em vez de um V4. Isso cria uma correlação com o desempenho, já que a Yamaha, uma força dominante em eras anteriores, está atualmente na última posição da classificação dos construtores de 2025 após 11 rodadas. 

Fernández, inscrito no GP da República Tcheca deste fim de semana como um wildcard da Yamaha, concluiu recentemente um teste particular no circuito de Brno para continuar o desenvolvimento do motor. 

"Está parecendo bom, parece muito positivo e tudo mais, mas ainda não é rápido o suficiente", disse o espanhol, que se juntou à Yamaha este ano. "É isso que vai decidir [o motor] para o próximo ano. Vamos ver se nos próximos meses, durante este verão, teremos mais alguns testes para tentar acelerar o processo e ter a moto pronta para o final da temporada".

Augusto Fernandez, Yamaha Factory Racing

Augusto Fernandez, Yamaha Factory Racing

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

"Precisamos acelerar o processo porque, se quisermos correr com a V4 no próximo ano, ainda precisaremos trabalhar muito. O último teste ainda não era o pacote completo, o motor não é o completo [de potência]. Tudo ainda é muito cedo para tudo".

Mas Fernández explicou que os engenheiros da Yamaha na fábrica japonesa estão optando por um processo mais gradual com o desenvolvimento.

"O motor não está em seu desempenho total no Japão", acrescentou. "Eles [os engenheiros] não nos dão toda a potência do motor, mas se eles entenderem o processo, será bom. Em algum momento, precisaremos ver qual deles é mais rápido em termos de tempo de volta. É isso que vai decidir [qual motor escolher]. Não é negativo, mas precisamos ver os melhores tempos de volta".

"Eles querem entender sem quebrar o motor. Eles nos dão [desempenho] pouco a pouco. No Japão, as coisas são assim. Eles querem entender tudo muito bem. Não há nada contra isso, desde que tenhamos uma boa motocicleta para o próximo ano, mas está indo bem até agora".

MÁRQUEZ REINA: Comparação com ROSSI e Agostini, VALENTINO fala ao PÓDIO CAST, Diogo Moreira NA FITA!

PÓDIO CAST debate DOMÍNIO de MÁRQUEZ na ALEMANHA e performance de DIOGO MOREIRA

 

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Martín é aprovado em teste médico da MotoGP e retorna às pistas no GP da República Tcheca
Próximo artigo MotoGP - Bastianini revela doença que o tirou do GP da Alemanha: "Perdi três quilos"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros