MotoGP GP da Itália

MotoGP: Quartararo diz que Yamaha tem agora "um pacote completo"

Piloto francês conquistou a vitória no GP de Itália no último domingo

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Fabio Quartararo acredita que a Yamaha tem "um pacote completo" na MotoGP depois de conquistar a vitória no GP de Itália no último domingo.

O francês se classificou na pole position para a corrida em Mugello e resistiu aos ataques iniciais de Johann Zarco, da Pramac, se encaminhando para a sua terceira vitória do ano.

Leia também:

Isso ocorreu apesar da considerável desvantagem de velocidade máxima da Yamaha em 2021. No entanto, marca a segunda pista este ano - Catar incluído - caracterizada por uma longa reta que a fabricante ficou à frente da Ducati. 

Uma atualização importante da Yamaha em Mugello foi a introdução do seu dispositivo de holeshot frontal.

Questionado pelo Motorsport.com se ele sentia que a equipe agora tem um pacote completo, Quartararo disse: "Sim, acho que temos um pacote completo."

“Penso que, ok, a velocidade máxima não é das melhores, mas vencemos em duas pistas que na verdade [se adequavam] à Ducati."

“Todos disseram que a Ducati [seria dominante] no Catar, que a Ducati [seria dominante] aqui. Mas, na verdade, acho que ninguém esperava ter uma Yamaha, uma KTM e Suzuki no pódio hoje."

“Eu acho que a velocidade máxima não é tão importante e eu acho que para a corrida eu ganhei a confiança de que mesmo se não tivermos a velocidade máxima, podemos administrar."

"Mas a nossa moto está indo muito bem, tenho uma sensação muito boa na frente. E no final não há muitas pistas onde haja uma longa reta, por isso veremos em Barcelona, onde também estive muito bem."

O companheiro de equipe do francês, Maverick Viñales, teve uma corrida difícil, largando na 13ª posição. O piloto espanhol, que terminou a prova em Mugello em oitavo lugar, atribuiu seus problemas à escolha do pneu dianteiro médio.

"Eu realmente pensei que o resultado seria totalmente diferente porque é uma pista de que gosto, uma pista onde me sinto bem", disse Viñales.

“De alguma forma, depois do TL1, perdi essa sensação. A única coisa que mudei do TL1 para o TL2 foi o pneu dianteiro, fui para o médio e aí começaram os problemas."

"Então, basicamente parece que perdi muitas curvas. Precisamos verificar, precisamos analisar."

“Por um lado é difícil porque obtenho um mau resultado, mas por outro lado é positivo porque temos dados do TL1 para entender o por quê."

"Isso é o mais importante. Temos os dados para analisar e temos um cara em nossa equipe que está ganhando", concluiu. 

Novo chefe

Viñales rompeu com o chefe da Yamaha Esteban Garcia e contratou Silvano Galbusera, que já trabalhou com Valentino Rossi de 2014 a 2019.

O piloto espanhol começou a trabalhar com Garcia em 2019 e, embora a parceria tenha sido inicialmente positiva, optou por se separar dele após uma fase difícil em 2021.

A partir deste final de semana, no GP da Catalunha, o novo chefe de equipe de Viñales será Galbusera, que trabalhou com Rossi de 2014 a 2019 e, desde 2020, estava na equipe de testes da Yamaha.

A fabricante japonesa se limitou a dizer que a separação de Garcia e Viñales foi uma "decisão mútua".

"Esteban juntou-se à nossa equipe em 2019", disse o diretor da Yamaha, Massimo Meregalli.

“Estamos muito gratos a Esteban por sua dedicação e paixão durante o tempo que passamos juntos, que levou a onze pódios para o Maverick, incluindo quatro vitórias, três segundos lugares e quatro terceiros lugares."

"Dizer 'adeus' a um dos membros da nossa equipe é sempre uma ocasião triste, mas foi uma decisão mútua baseada no que é melhor para ambas as partes. Desejamos a Esteban tudo de melhor para o futuro."

Desde sua vitória na temporada de abertura do campeonato, o espanhol não chegou perto do pódio. Foi quinto no GP de Doha, 11º em Portugal, sétimo na Espanha, 10º na França e oitavo no GP da Itália.

Isso contrasta fortemente com o desempenho do companheiro de equipe Fábio Quartararo, com o francês vencendo três corridas e liderando o campeonato até agora. 

F1 AO VIVO: Max VS Lewis nos BASTIDORES, Bottas #CHATEADO, Emerson 'pistola' e + | DIRETO DO PADDOCK

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast- Quais os episódios fora da F1 que mais marcaram nossas vidas?

 

 

In this article
Lewis Duncan
MotoGP
Fabio Quartararo
Movistar Yamaha MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Pramac mantém Zarco e Martín para 2022; Gardner subirá da Moto2 para correr na Tech3
Próximo artigo MotoGP: Zarco supera Morbidelli e lidera sexta-feira em Barcelona

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros