MotoGP: Quartararo lidera primeiro dia de teste em Sepang; Martín tem acidente grave
Atual campeão da categoria foi levado ao hospital para exames no pé e mãos após cair na Curva 2
Se as boas manhãs são uma indicação, pode-se dizer que a Yamaha e Fabio Quartararo começaram 2025 com um sorriso. Depois de ser o mais rápido no shakedown da semana passada, "El Diablo" se repetiu no primeiro dia do teste coletivo da MotoGP em Sepang.
Provavelmente, foi o fato de já ter dado duas voltas no circuito da Malásia que favoreceu o francês, que marcou o tempo de 1m57s555, que já está alinhado com o tempo que ele estabeleceu na classificação em novembro passado. Ele também se esforçou bastante, completando 54 voltas.
A fábrica Iwata também colocou as duas M1 da Prima Pramac Racing entre os 10 primeiros, com Jack Miller terminando em oitavo, sete décimos abaixo, e Miguel Oliveira alguns milésimos atrás. Mais atrás ficou Alex Rins, em 14º.
Mais do que positivo, no entanto, foi também a primeira participação de Marc Márquez com as cores da fábrica da Ducati. O octacampeão mundial subiu na classificação no final, passando para o segundo lugar, apenas 51 milésimos atrás de Quartararo. Por outro lado, a abordagem de seu companheiro de box, Pecco Bagnaia, foi muito mais cautelosa, que completou apenas 45 voltas (9 a menos que o espanhol) e não foi além do 17º lugar, com 1m58s947. Não é novidade, no entanto, que o atual vice-campeão gosta de ir devagar, ainda mais em um dia em que ambos foram solicitados a fazer um trabalho comparativo entre a GP25 e a GP24.
E é preciso dizer que todas as Ducatis da última temporada tiveram um desempenho muito bom, ocupando posições entre terceiro e quinto, com Alex Márquez, Fermin Aldeguer, que, portanto, levou o prêmio de melhor estreante, e Franco Morbidelli, que também foi o autor de um acidente sem consequências na Curva 5.
O mesmo destino aconteceu com seu companheiro de equipe, Fabio Di Giannantonio, em sua primeira corrida com a Pertamina Enduro VR46 GP25, mas na curva 6. O romano, por outro lado, está na sétima posição, sete décimos atrás, e na parte final da sessão ele novamente acabou com as rodas no ar, desta vez também na Curva 5.
A surpresa do dia foi provavelmente Joan Mir, que por sua vez fez testes comparativos entre a RC213V 2024 e um pacote mais evoluído, mas conseguiu trazer a Honda para a sexta posição com um tempo de 1m58s115. E para o maiorquino é um sinal importante, porque é cerca de meio segundo mais rápido do que o tempo que ele estabeleceu na sessão de qualificação de novembro passado, na qual, no entanto, ele estava na parte de trás do grid.
Também entre os 10 primeiros está a Honda LCR de Johann Zarco, em nono, enquanto é preciso descer até o 15º lugar para encontrar Luca Marini.
Todos fora do top 10, então, foram as KTMs: o melhor foi Pedro Acosta, que terminou com o 11º tempo, apesar de também ter sofrido um acidente sem consequências. O espanhol fez uma volta em 1'58"396, à frente das outras duas RC16 de Brad Binder e Maverick Viñales. Enea Bastianini, por outro lado, teve um pouco mais de dificuldade para se adaptar à pista, ficando em 19º com a moto da equipe Tech3, pouco mais de dois segundos atrás. Entre outras coisas, o piloto de Rimini também caiu na Curva 4.
Chegamos ao capítulo da Aprilia, que talvez tenha sido o mais complicado de todos. Havia uma grande expectativa de ver o campeão mundial Jorge Martín pilotando a RS-GP, mas seu primeiro dia em Sepang durou apenas 14 voltas e ele foi parar no hospital para exames.
O "Martinator" caiu duas vezes e a segunda foi uma violenta batida na Curva 2, na qual ele saiu com o pé esquerdo e a mão direita doloridos, e no momento ainda se aguarda atualizações sobre sua condição.
A situação foi ainda pior para Raul Fernandez, que também escorregou logo nos primeiros momentos do dia e, na queda, infelizmente sofreu uma fratura no dedo mínimo da mão esquerda (ele também tem uma fratura menos grave no dedão do pé esquerdo), que o levará para a Espanha para ser operado o mais rápido possível.
Para ele, isso significa o fim dos testes, com a esperança de poder voltar às pistas na próxima semana na Tailândia. Seu companheiro de box Ai Ogura também foi parar no chão, mas o campeão mundial de Moto2 continuou sem problemas, apesar de não ter terminado além da 16ª posição depois de brilhar no shakedown do último fim de semana.
No entanto, a sua foi a melhor das motos do fabricante Noale, já que Marco Bezzecchi teve que se contentar com o 18º tempo na RS-GP da equipe de fábrica. O piloto de Rimini continua seu aprendizado em uma moto que é muito diferente da Ducati com a qual estava acostumado, e deve-se dizer que ele não se conteve, porque com suas 68 voltas ele foi o piloto que percorreu mais quilômetros hoje.
MotoGP 2025 | Teste de Sepang: tempos do primeiro dia
Pos |
Número |
Piloto |
Equipe |
Moto |
Tempo |
Diferença |
---|---|---|---|---|---|---|
1 |
20 |
Fabio QUARTARARO |
Equipe Monster Energy Yamaha MotoGP |
YAMAHA |
1'57.555 |
|
2 |
93 |
Marc MARQUEZ |
Equipe Ducati Lenovo |
DUCATI |
1'57.606 |
0.051 |
3 |
73 |
Alex MARQUEZ |
Gresini Racing MotoGP |
DUCATI |
1'57.738 |
0.183 |
4 |
54 |
Fermin ALDEGUER |
Gresini Racing MotoGP |
DUCATI |
1'58.035 |
0.480 |
5 |
21 |
Franco MORBIDELLI |
Equipe de corrida Pertamina Enduro VR46 |
DUCATI |
1'58.114 |
0.559 |
6 |
36 |
Joan MIR |
Honda HRC Castrol |
HONDA |
1'58.115 |
0.560 |
7 |
49 |
Fabio DI GIANNANTONIO |
Equipe de corrida Pertamina Enduro VR46 |
DUCATI |
1'58.265 |
0.710 |
8 |
43 |
Jack MILLER |
Primeira Pramac Yamaha MotoGP |
YAMAHA |
1'58.298 |
0.743 |
9 |
5 |
Johann ZARCO |
CASTROL Honda LCR |
HONDA |
1'58.332 |
0.777 |
10 |
88 |
Miguel OLIVEIRA |
Primeira Pramac Yamaha MotoGP |
YAMAHA |
1'58.371 |
0.816 |
11 |
37 |
Pedro ACOSTA |
Red Bull KTM Factory Racing |
KTM |
1'58.396 |
0.841 |
12 |
33 |
Brad BINDER |
Red Bull KTM Factory Racing |
KTM |
1'58.507 |
0.952 |
13 |
12 |
Maverick VIÑALES |
Red Bull KTM Tech3 |
KTM |
1'58.552 |
0.997 |
14 |
42 |
Alex RINS |
Equipe Monster Energy Yamaha MotoGP |
YAMAHA |
1'58.652 |
1.097 |
15 |
10 |
Luca MARINI |
Honda HRC Castrol |
HONDA |
1'58.704 |
1.149 |
16 |
79 |
Ai OGURA |
Equipe Trackhouse MotoGP |
APRILIA |
1'58.763 |
1.208 |
17 |
63 |
Francesco BAGNAIA |
Equipe Ducati Lenovo |
DUCATI |
1'58.947 |
1.392 |
18 |
72 |
Marco BEZZECCHI |
Aprilia Racing |
APRILIA |
1'59.207 |
1.652 |
19 |
23 |
Enea BASTIANINI |
Red Bull KTM Tech3 |
KTM |
1'59.597 |
2.042 |
20 |
7 |
Augusto FERNANDEZ |
Yamaha Factory Racing |
YAMAHA |
1'59.676 |
2.121 |
21 |
35 |
Somkiat CHANTRA |
IDEMITSU Honda LCR |
HONDA |
2'00.299 |
2.744 |
22 |
25 |
Raul FERNANDEZ |
Equipe Trackhouse MotoGP |
APRILIA |
2'01.288 |
3.733 |
23 |
1 |
Jorge MARTÍN |
Aprilia Racing |
APRILIA |
2'01.321 |
3.766 |
ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.