Rossi: Acidente "apavorante" mostra que pilotos da MotoGP estão muito agressivos
Lenda da motovelocidade quase foi atingido por moto de Franco Morbidelli e criticou postura de pilotos desde as categorias menores
Valentino Rossi teve muita sorte de não ter sido atingido pela moto voadora de Franco Morbidelli na nona volta da corrida do Red Bull Ring, depois do ítalo-brasileiro se encontrar com Johann Zarco na curva 3, causando um acidente assustador.
A Avintia Ducati de Zarco saltou sobre a pista na curva 3 quando atingiu a barreira de ar, enquanto a moto de Morbidelli passou entre Rossi e Maverick Viñales.
Ambos os pilotos da Yamaha voltaram à pista após o susto, com Rossi terminando na quinta posição.
Questionado sobre o incidente, Rossi disse: “Foi muito assustador, foi apavorante.”
“Para mim, agora todo mundo é muito agressivo, até os das classes menores. Eu posso entender porque você joga muito. Mas para mim é importante não exagerar [na agressividade].”
“É preciso respeitar os outros pilotos que estão na pista com você, porque não podemos esquecer que esse esporte é muito perigoso, especialmente em uma pista onde você tem longas retas e sempre vai 300km/h.”
“O que eu disse é que também nas classes pequenas há muitos pilotos que fecham a porta na frenagem.”
“O Zarco fechou na cara do Franco, talvez para não deixá-lo ultrapassar na freada.”
“Mas estava perto demais, e quando estamos a 300km/h temos muita turbulência e Franco não teve chance de frear.”
“Arriscamos muito, especialmente eu e Maverick. Isso poderia ter sido um desastre.”
“Falei com Zarco, disse isso a ele e ele disse que não o fez de propósito. Mas, de qualquer forma, ser agressivo é bom, mas frear na cara de outros pilotos, especialmente a 300km/h, é um desastre em potencial.”
Morbidelli foi levado ao centro médico para exames, que não revelaram ferimentos graves.
A segurança do circuito Red Bull Ring foi posta em causa devido ao incidente e, embora Rossi acredite que a pista seja perigosa, ele acredita que a falta de respeito entre os pilotos é mais perigosa.
“Acho que o Red Bull Ring é um pouco perigoso em alguns lugares, especialmente quando você tem uma frenagem brusca de 300 para 50km/h, e na curva fechada [na curva 3] você tem que ir na direção oposta. Este é um lugar potencialmente perigoso.”
“Mas acho que mais é a [falta de] respeito entre os pilotos. Isso é mais perigoso do que a pista, eu acho.”
F1 2020: Hamilton voa, Verstappen no páreo e Vettel "Piloto do dia"
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.