Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E
Após sua separação da equipe da fabricante alemã na categoria de monopostos elétricos, da Costa se juntou à marca rival Alpine para 2026

António Félix da Costa retornará ao Campeonato Mundial de Endurance (WEC) em 2026 como parte da equipe de fábrica da Alpine na classe de hipercarros. Conforme relatado pelo Motorsport.com no mês passado, Da Costa se juntará a uma equipe renovada na montadora francesa depois de encerrar um período de três anos na Porsche, durante o qual competiu principalmente na Fórmula E.
O português combinará seus novos compromissos no WEC com uma campanha completa na série totalmente elétrica, na qual mudará para a Jaguar ao lado de Mitch Evans.
Da Costa já foi titular no WEC e garantiu a dobradinha do título de Le Mans com a Jota na classe LMP2 em 2022. No entanto, depois de uma primeira temporada na classe Hypercar com o Porsche 963 LMDh da Jota em 2023, o fabricante alemão insistiu para que ele desviasse toda a sua atenção para a F-E - uma decisão que não foi bem aceita por ele.
Da Costa e a Porsche concordaram em seguir caminhos diferentes no final da temporada 2024/25, quando ele terminou em quinto lugar no campeonato, com cinco pódios, mas nenhuma vitória.
"Estou muito feliz por me juntar à Alpine Endurance Team", disse o piloto de 34 anos. "Retornar ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA era um dos meus principais objetivos, e estou extremamente satisfeito por fazê-lo com um fabricante que vem se redefinindo de forma ousada e ambiciosa, e que agora compete na vanguarda das corridas de endurance".
"A Alpine é uma marca com uma forte herança de corrida, e fazer parte de um ecossistema tão impressionante é realmente empolgante. A equipe tem tido um desempenho de alto nível e recentemente obteve sua primeira vitória com o A424, o que torna este o momento perfeito para iniciar nossa colaboração. Todos conhecem minha paixão por corridas de endurance".
"Trabalhei muito para me desenvolver como um piloto completo nessa disciplina e, depois de conquistar o título da LMP2, meu objetivo agora é contribuir para o sucesso da Alpine no auge. Estou ansioso para trabalhar com a equipe, meus companheiros de equipe e todos os engenheiros e mecânicos".

Antonio Felix da Costa, Alpine
Foto de: Alpine
A Alpine ainda não anunciou como da Costa será acomodado em sua formação, que deve passar por grandes mudanças, já que Mick Schumacher e Paul Loup Chatin devem deixar a equipe no final de 2025.
Chatin poderá se juntar ao novo programa LMDh da Genesis na próxima temporada, enquanto Schumacher está em negociações com a McLaren e também demonstrou interesse em retornar aos monopostos.
"Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas a António", disse o chefe de equipe da Alpine, Philippe Sinault. "Nós nos conhecemos há muito tempo e nossos caminhos se cruzaram com frequência, especialmente na F3 e nas corridas de endurance. Sempre houve respeito mútuo entre nós, bem como o desejo de trabalharmos juntos um dia. É realmente gratificante ver esse desejo se tornar realidade hoje".
"António é um piloto puro que sempre soube como tirar o melhor proveito de seu carro e foi um competidor formidável. Sua presença deixou sua marca em todas as equipes e categorias em que competiu".
"Ele se encaixa perfeitamente em nossa filosofia: humano, comprometido e focado exclusivamente na eficiência. Compartilhamos a mesma paixão e visão, e estamos familiarizados com seu ambiente, por isso estou confiante de que rapidamente nos tornaremos totalmente operacionais e eficientes".
"António trará muito com sua experiência, personalidade e cultura orientada para resultados, e estamos animados para enfrentarmos juntos os desafios futuros".
Da Costa experimentou o Alpine A424 pela primeira vez no circuito Buggati de Le Mans em um teste privado na segunda-feira (20). Ele também estará presente no teste oficial pós-temporada do WEC no Bahrein no próximo mês.
DIOGO COLA NA LIDERANÇA da Moto2! FERNÁNDEZ VENCE: Aprilia AMEAÇA DUCATI em 2026? THEO MANNA e M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.