Últimas notícias

FIA recusa participação de Nelsinho Piquet na F3 europeia

Membros da comissão de monopostos votam contra brasileiro em seu retorno anunciado à F3 neste final de semana

Nelson Piquet Jr., Carlin
Pedro Piquet, Van Amersfoort Racing, Dallara F312 - Mercedes-Benz
Nelson Piquet Jr., Rebellion Racing
Nelson Piquet Jr., NEXTEV TCR Formula E Team
Nelson Piquet Jr., NEXTEV TCR Formula E Team
Nelson Piquet Jr., NEXTEV TCR Formula E Team helmet
Nelson Piquet Jr., NEXTEV TCR Formula E Team
Pedro Piquet, Van Amersfoort Racing, Dallara F312 - Mercedes-Benz

O brasileiro Nelsinho Piquet havia planejado correr com a equipe inglesa Carlin neste fim de semana na terceira etapa do campeonato da F3 europeia, nas ruas de Pau, na França. Porém, sua entrada foi recusada pela FIA. O piloto de 31 anos não poderá tomar parte na prova.

Piquet tentou apelar da decisão da FIA, e Stefano Domenicali - presidente da comissão de monopostos da entidade - instruiu uma nova votação sobre o tema, que também teve resposta negativa.

A alegação da FIA é que a participação do campeão da Fórmula E pode ser avaliada com base no artigo 4.7 do campeonato europeu de Fórmula 3, que diz que "qualquer tentativa de entrada para participar do campeonato será estudada pela FIA, sendo aceita ou rejeitada a seu critério absoluto".

Piquet, que visava usar a corrida como treino para participar do tradicional GP de Macau da F3, correria ao lado dos três pilotos regulares da Carlin: Alessio Lorandi, Ryan Tveter e Peter Li Zhi Cong.

Ele também correria contra seu irmão Pedro, que participa do campeonato deste ano com a Van Amersfoort Racing.

Declaração da FIA

A FIA tem feito grandes esforços nos últimos 12 meses para estabelecer o campeonato como uma das principais categorias de desenvolvimento para a Fórmula 1. Por exemplo, a introdução de medidas tais como um número máximo de temporadas por piloto no campeonato (três) e a impossibilidade de que um campeão defenda seu título.

Nos termos do artigo 4.7 do Regulamento Desportivo da FIA do Campeonato Europeu de Fórmula 3, qualquer entrada de piloto para participar no Campeonato será estudada pela FIA, podendo ser aceita ou rejeitada a seu critério absoluto.

Com a direção estratégica acima em mente, acredita-se que violariam o espírito do campeonato caso a FIA aprovasse a entrada no grid de um piloto altamente credenciado e experiente como Nelson Piquet Jr – campeão da FIA Fórmula E, piloto da LMP1 no FIA World Endurance Championship e tendo feito 28 corridas na Fórmula 1.

Presidente da Comissão da FIA de monopostos, Stefano Domenicali disse: "nós não podemos negar que ficamos satisfeitos que um piloto com o talento e as conquistas de Nelson Piquet Jr tenha manifestado o desejo de competir em uma rodada do Campeonato Europeu da FIA de F3 em um circuito de prestígio como Pau.”

"No entanto, devemos ter em mente o espírito do campeonato – um dos principais passos na escada para a F1. Por isso, decidimos que não poderíamos aceitar o pedido apresentado pela Carlin.”

"Nesta temporada, a FIA introduziu novos critérios de elegibilidade com a intenção específica de definir as características do Campeonato da F3 Europeia da FIA com mais precisão. A decisão de hoje é uma consequência lógica dessas medidas."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Pedro Piquet: "boa posição no grid será fundamental”
Próximo artigo Barnicoat vence no molhado em Pau; Sette Câmara é 8º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil