Últimas notícias

Alonso diz que Hamilton não teria vida agitada fora das pistas se tivesse “carro normal” na F1

Espanhol que terminou sua participação no Dakar 2020 também disse que deixará segundo semestre apenas para se preparar para 2021

Lewis Hamilton

Desde que saiu da Fórmula 1 no final de 2018, o nome de Fernando Alonso sempre é ligado a um retorno à categoria, principalmente em 2021, quando o campeonato terá um novo carro e uma série de mudanças nas regras esportivas e técnicas.

Mas enquanto isso não é definido, o espanhol sempre é questionado pela imprensa sobre suas opiniões a respeito da maior categoria do automobilismo mundial. E o 'príncipe das Astúrias' raramente mede suas palavras.

Leia também:

Durante o Dakar 2020, competição em que estreou no início deste ano, o jornal italiano Gazzetta dello Sport indagou Alonso sobre o estilo de vida dos maiores detentores de títulos da F1, Michael Schumacher e Lewis Hamilton.

“Cada um tem sua personalidade. Ambos dominaram por causa dos carros, o que lhes permitiu fazer o que queriam fora da F1. Michael tinha mais disciplina e preparação, estava mais interessado na dinâmica da equipe", disse Alonso. Relembre todos os carros do espanhol na F1:

Minardi M01 (1999)
Teste na Fórmula 1.
Benetton B200 (2000)
Teste na Fórmula 1.
Minardi PS01 (2001)
Fórmula 1.
Renault B201 (2002)
Teste na Fórmula 1.
Renault R22 (2002)
Teste na Fórmula 1.
Renault R23 (2003)
Fórmula 1.
Jaguar R3 (2002)
Teste na Fórmula 1.
Renault R24 (2004)
Fórmula 1.
Renault R25 (2005)
Fórmula 1.
Renault R26 (2006)
Fórmula 1.
McLaren MP4-21 (2006)
Teste na Fórmula 1.
McLaren MP4-22 (2007)
Fórmula 1.
Renault R28 (2008)
Fórmula 1.
Renault R29 (2009)
Fórmula 1.
Ferrari F10 (2010)
Fórmula 1.
Ferrari 150° Italia (2011)
Fórmula 1.
Ferrari F2012 (2012)
Fórmula 1.
Ferrari F138 (2013)
Fórmula 1.
Ferrari F14-T (2014)
Fórmula 1.
McLaren MP4-30 Honda (2015)
Fórmula 1.
McLaren MP4-31 (2016)
Fórmula 1.
McLaren MCL32 (2017)
Fórmula 1.
McLaren MCL33 (2018)
Fórmula 1
McLaren MCL34   (2019)
Teste de F1
24

“Lewis tem uma personalidade e um estilo de vida diferentes que não seriam adequados se tivesse um carro normal. Seus chefes não ficariam nada felizes", afirmou Alonso, remetendo-se à participação de Hamilton em festas e eventos.

Em seguida, Alonso também falou sobre sua possível volta ao campeonato de elite do esporte a motor, que deve ser definida apenas após outro desafio no radar do bicampeão de F1: as 500 Milhas de Indianápolis.

“Houve duas ou três situações com algumas conversas envolvendo certas equipes. Tínhamos contatos, mas não era o momento certo. O que sinto falta da F1 é o trabalho com engenheiros e a otimização nas corridas, mas não viagens, corridas seguidas e uma equipe dominando".

"Neste ano, não quero agendar nada depois de Indianápolis, mas vou pensar adequadamente para 2021. Não sou velho para voltar, mas gostaria de refletir se quero voltar à F1 por mais alguns anos", completou.

Relembre como foi o ano de 2019 de Fernando Alonso, o primeiro totalmente fora da F1

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
O time do Cadillac #10, formado por Renger Van Der Zande, Jordan Taylor, Fernando Alonso e Kamui Kobayashi, se classificou na sexta posição para o grid de largada.
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Em seu primeiro turno de pilotagem, Alonso assumiu o carro na quinta posição e superou um a um os adversários para assumir a liderança e ainda abrir 21s de vantagem para o Konica Minolta Cadillac #10
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Sob forte chuva, o espanhol acelerou para retomar a liderança da prova em seu segundo turno ao volante do Cadillac #10. Ele ainda abriu 55s de vantagem para o segundo colocado.
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Em seu terceiro e último turno, Alonso assumiu o volante na segunda posição e se aproveitou de um erro de Felipe Nasr para retomar a ponta e cruzar a bandeirada em primeiro.

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Foi a primeira vitória do Príncipe das Astúrias em Daytona. Em 2018 ele havia abandonado a corrida com problemas mecânicos depois de largar na 13ª posição.

Testes com McLaren no Bahrein
Em fevereiro a McLaren anunciou que o espanhol assumiria um cargo de embaixador da marca e que testaria o carro de 2019 em algum momento da temporada
Testes com McLaren no Bahrein

Em abril, Alonso assumiu o volante do carro da equipe de Woking e apoiou o time nos testes de pneus da Pirelli

Testes com McLaren no Bahrein

O espanhol deu 64 voltas no primeiro dia de treinos e mais 69 no segundo, acumulando quilometragem e ajudando a equipe a compreender melhor a próxima geração de pneus da marca italiana.

Testes com McLaren no Bahrein
Como o objetivo da equipe avaliar os novos compostos, os tempos de volta foram considerados pouco relevantes.
Testes com McLaren no Bahrein

Depois da experiência, o espanhol afirmou que se considerava o melhor piloto do mundo.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring

Em 2018 os pilotos do carro #8 da Toyota, Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi já haviam conquistado vitórias em Spa e Le Mans, além de dois segundos lugares, no Japão e na China. Em Sebring, largaram na pole.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring

E os pilotos do carro #8 não deram margem aos rivais e venceram a corrida em Sebring, em março.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Na corrida seguinte, o trio de Alonso, Buemi e Nakagima voltou a vencer, desta vez nas 6 Horas de Spa.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
Foi a segunda vitória consecutiva de Alonso e seus companheiros no circuito Belga.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Poucos dias antes da vitória, Alonso e Toyota confirmaram que o piloto deixaria a equipe após o término da temporada.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Alonso e seus companheiros chegaram à etapa final do campeonato, em Le Mans, com situação confortável na briga pelo título.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Por já ter vencido a prova em 2018, Alonso afirmou que a prioridade seria garantir o título ao invés de brigar pela vitória.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Depois de partir da segunda posição, o trio formado por Alonso, Buemi e Nakajima conseguiu superar os rivais da Toyota nas últimas horas da prova para garantir a segunda vitória consecutiva na lendária prova.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Com a segunda vitória em La Sarhte, o espanhol se tornou o primeiro piloto na história a vencer duas vezes em Mônaco e em Le mans, superando Tazio Nuvolari, Bruce McLaren e Jochen Rindt e Maurice Trintignant.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Com duas vitórias em cada uma das provas lendárias da Eurpa, Alonso precisa 'apenas' de uma vitória na Indy500 para se tornar o segundo piloto na história a conquistar a tríplice coroa, feito alcançado apenas por Graham Hill entre 1963 e 1972.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Em 2017, Fernando Alonso chegou a liderar as 500 milhas de Indianápolis, mas su motor Honda falhou e ele abandonou a prova. Mesmo assim, ele foi premiado como melhor novato da corrida.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Em sua segunda tentativa, a McLaren fez uma parceria com a Carlin e construiu um carro exclusivamente para que Alonso competisse na prova.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

No entanto, após um acidente nos treinos livres em Indianápolis, a equipe teve problemas de logística e não conseguiu entregar um novo volante a tempo para o espanhol e acumulou diversos problemas.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Somando-se às falhas da McLaren, Alonso não foi rápido o suficiente para se classificar entre os 30 melhores que garantiram acesso direto à corrida e precisou disputar uma espécie de repescagem, na qual também saiu derrotado, o que resultou na não participação do espanhol na corrida.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Após o fracasso de piloto e equipe, Gil de Ferran, diretor esportivo da McLaren, pediu desculpas ao espanhol pelas trapalhadas da equipe em Indianápolis.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Mas 2019 não se resumiu à corridas no asfalto. Alonso começou em março uma série de testes com a Toyota, de olho em uma participação no Rally Dakar de 2020.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

A primeira experiência do espanhol foi na África do Sul, onde começou sua preparação.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Após a primeira experiência, Alonso disse ter gostado de pilotar um carro de rali.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Apoiado pela fabricante japonesa, Alonso afirmou que todas as experiências fora da F1 eram mais do que apenas diversão.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Depois das primeiras impressões positivas de Alonso, a Toyota elaborou um plano de testes e competições para o espanhol se preparar para Dakar.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Um momento de grande 'tensão' para o espanhol foi sua experiência com as dunas do Namíbia, onde disse ter ficado chocado com o tamanho do desafio.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Depois da experiência no Namíbia, o espanhol participou de sua primeira prova, a Lichtenberg 400, na África do Sul, onde completou a prova, mas não foi classificado por ter perdido muito tempo após capotar e danificar seu para-brisa.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Em Lichtenberg, Alonso formou dupla com Marc Coma, pentacampeão do Dakar como piloto de motos. Espanhol, Coma será co-piloto do asturiano.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Em seguida, a dupla Alonso-Coma participou do Rally do Marrocos. No primeiro dia, o Toyota dos espanhóis sofreu com furos nos pneus e ficou para trás. Na sequência, entraram no top-10, mas o terceiro dia foi o pior, com a dupla precisando abandonar.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

No último evento de preparação antes do Dakar, na Arábia Saudita, Alonso e Comas chegaram ao pódio pela primeira vez, comum terceiro lugar no rally Al Ula-Neom. A evolução do espanhol surpreendeu o experiente time da Toyota, que ficou empolgada para a lendária prova.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Dias depois de chegar em terceiro na Arábia Saudita, Alonso participou de evento promocional da Toyota na Argentina, onde a marca japonesa oficializou sua participação na Stock Car 2020.

Fernando Alonso, Matias Rossi, Toyota Corolla Súper TC2000

Alonso guiou o carro da Toyota do Super TC 2000, competição argentina similar à Stock Car. Uma das celebridades a dar voltas ao lado do espanhol, foi Matías Rossi, astro da categoria que estará na Stock Car em 2020.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Alonso deu várias voltas com o carro da Toyota no circuito argentino e impressionou por sua velocidade com o carro que havia acabado de conhecer.
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Em entrevista ao Motorsport.com, Alonso disse que não descarta participar de corridas da Stock Car no futuro, apontando conhecer a categoria através de Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Na esteira da declaração de Alonso, o chefe da Stock Car, Carlos Col, afirmou que a categoria tem interesse em trazer o espanhol para a corrida de duplas, que voltará a fazer parte do calendário da categoria em 2020.

40

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Vergne: pilotos de F1 temem ser derrotados por "desconhecidos" na Fórmula E
Próximo artigo Chefe da Red Bull: Hamilton terá que aguentar Verstappen e Leclerc

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil