Opinion

ANÁLISE F1: É hora da McLaren pedir a Piastri para ajudar Norris na busca pelo título?

Andrea Stella, chefe da equipe, mantém a decisão de ser diplomático e não privilegiar um dos pilotos

Oscar Piastri, McLaren F1 Team, congratulates Lando Norris, McLaren F1 Team, 1st position, in Parc Ferme

Andrea Stella, chefe da McLaren, é conhecido por ser muito diplomático na hora de tomar as decisões e já defendeu que a equipe não pretende definir um piloto como o principal. Porém, no momento, o responsável pelo time enfrenta uma situação inesperada: Lando Norris está como segundo colocado na tabela da Fórmula 1 e precisará da ajuda de Oscar Piastri caso queira assumir a ponta.

Leia também:

Após vencer o GP da Holanda, Norris classificou como "muito estúpido" pensar em vencer o campeonato, visto que Max Verstappen tem vantagem de 70 pontos. Mas, a realidade é que o britânico está na luta até que se prove matematicamente impossível.

Por sua vez, a Red Bull está 'com os cabelos em pé' ao ver o tricampeão mundial sem vencer por cinco corridas consecutivas - sua última conquista foi na Espanha, muito antes da pausa de agosto. Pela primeira vez, desde 2021, Verstappen parece vulnerável e não tem o título já garantido.

Porém, o foco da McLaren parece ser a tabela de construtores, mesmo que exista uma pequena chance de Norris conquistar seu primeiro título mundial. Stella confessou que está relutante em permitir que a equipe foque seus esforços exclusivamente em Lando.

"Sempre discutimos sobre as ordens das equipes - desde a primeira corrida. Você sempre quer ir para uma corrida com clareza sobre como vamos administrar a competição entre os dois pilotos".

Verstappen en Norris maken zich op voor een titelgevecht

Verstappen en Norris maken zich op voor een titelgevecht

Foto door: Sam Bloxham / Motorsport Images

"Portanto, as conversas sobre as ordens das equipes acontecem ao longo da temporada, mas você tem que ver essa conversa no contexto de como está a situação na classificação dos pilotos, por exemplo".

"E continuo dizendo que não conheço nenhum piloto que queira ser o número um contratualmente. Os pilotos querem ser o número um porquê são rápidos na pista, você definitivamente quer ser apoiado pela equipe, se for um 50/50. A decisão é se a equipe pode ajudar".

Stella também está preocupado com a insatisfação de Piastri caso decidam que Norris será o foco, desta maneira, prefere continuar tomando decisões conforme as corridas acontecem.

"Temos nove corridas pela frente e se criamos um piloto número um, o que faremos? Todas as vantagens para o piloto número um? Esta não é uma maneira saudável de correr".

"Antes de cada corrida analisamos as situações e nas situações 50/50 ou nos casos em que - neste caso se o Lando precisar de algum apoio extra da equipe - vamos dar".

"Mas somos uma equipe, incluindo o Oscar. A equipe não deve fazer coisas que não sejam razoáveis ​​para o Oscar. Fazemos isso juntos. Ele deve fazer parte das conversas e concordar com o que achamos que é o melhor caminho".

Wil Oscar Piastri zich schikken in de rol van tweede coureur?

Wil Oscar Piastri zich schikken in de rol van tweede coureur?

Foto door: Alastair Staley / Motorsport Images

Por um lado, é impressionante ver Stella aderindo aos valores da equipe, já que a McLaren afirma há muito tempo que não havia um piloto número um dentro do time. No entanto, esse pode ser o momento certo para ajustar essa abordagem e ter Piastri apoiando Norris em sua busca pelo primeiro campeonato mundial da McLaren desde 2008.

Após a classificação em Zandvoort, Piastri disse que manterá o foco em seus próprios interesses e concorda com a estratégia da McLaren em não privilegiar um piloto em particular.

"Se eu conseguir terminar em segundo, é claro que isso tornará a vida um pouco mais fácil para a equipe. Quer dizer, não vou fazer nada de especial para tentar que isso aconteça. Quero tentar vencer a corrida sozinho".

Verstappen, Lewis Hamilton e Michael Schumacher conquistaram títulos com o auxílio de seus companheiros, além do talento. Então, não seria uma boa opção a McLaren tomar a decisão de privilegiar Norris até o fim da temporada e garantir que Piastri faça o papel de coadjuvante, uma vez que Sergio Pérez que está decepcionando?

Neste momento, a McLaren precisa tomar uma decisão importante, que pode acabar custando o título de Lando, mas também deve ficar de olho na tabela de construtores, uma vez que está apenas 30 pontos atrás da Red Bull. É admirável manter a igualdade de tratamento e continuar no caminho da diplomacia, mas a equipe pode almejar objetivos maiores.

Colapinto na F1. E DRUGO? Bortoleto/Audi, 'DECISÃO' em Monza, RBR TENSA, Norris e + | Tiago Mendonça

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Max Wilson DESVENDA CRISE da Red Bull, REBATE DETRATORES de Drugo e cia, CRITICA CONTRATOS da F1 e +

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 considera corrida sprint para estreantes no teste pós-temporada de Abu Dhabi
Próximo artigo F1 - Diretor da Mercedes: "Antonelli terá um futuro muito brilhante"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil