Recomendado para você

Vettel analisa possibilidade de retorno à F1 ou ida ao WEC

Vettel analisa possibilidade de retorno à F1 ou ida ao WEC

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Vettel analisa possibilidade de retorno à F1 ou ida ao WEC
Stock Car: Car Racing renova com Rafael Reis e anuncia dupla com irmão Léo para 2026

Stock Car: Car Racing renova com Rafael Reis e anuncia dupla com irmão Léo para 2026

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Car Racing renova com Rafael Reis e anuncia dupla com irmão Léo para 2026
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP do Catar, em Losail

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP do Catar, em Losail

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP do Catar, em Losail
F1 - "Estrategistas não são pagos para isso", pilotos avaliam estratégia obrigatória no Catar

F1 - "Estrategistas não são pagos para isso", pilotos avaliam estratégia obrigatória no Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - "Estrategistas não são pagos para isso", pilotos avaliam estratégia obrigatória no Catar
F1: Horner visitou a fábrica da Aston Martin com Newey, diz mídia britânica

F1: Horner visitou a fábrica da Aston Martin com Newey, diz mídia britânica

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Horner visitou a fábrica da Aston Martin com Newey, diz mídia britânica
F1 - Leclerc: "Hamilton conquistou muito mais do que eu, não tenho conselhos para ele"

F1 - Leclerc: "Hamilton conquistou muito mais do que eu, não tenho conselhos para ele"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Leclerc: "Hamilton conquistou muito mais do que eu, não tenho conselhos para ele"
F1: Como Hamilton vem reagindo à temporada 'de pesadelo' com a Ferrari

F1: Como Hamilton vem reagindo à temporada 'de pesadelo' com a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Como Hamilton vem reagindo à temporada 'de pesadelo' com a Ferrari
F1 - Alonso: Newey como chefe de equipe foi um "passo lógico" na Aston Martin

F1 - Alonso: Newey como chefe de equipe foi um "passo lógico" na Aston Martin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Alonso: Newey como chefe de equipe foi um "passo lógico" na Aston Martin
Análise

ANÁLISE F1: Entenda onde carro da Mercedes está perdendo para McLaren em 2025

Equipe das 'flechas de prata' tem o segundo carro mais rápido de 2025 até o momento

Lando Norris, McLaren MCL39, George Russell, Mercedes F1 W16

As equipes de ponta da Fórmula 1 em 2025 são, atualmente, um interessante ponto para se analisar e, apesar de uma amostra relativamente pequena, a Mercedes está um pouco à frente da Red Bull para ter o segundo carro mais rápido do ano até agora - 0,345% a menos que a McLaren. A Red Bull (ou melhor, Max Verstappen) está apenas 0,008% atrás.

O início de 2025 tem sido animador para a Mercedes, pois as primeiras indicações são de que seu carro é muito menos caprichoso do que o modelo do ano passado - mas George Russell afirmou, no entanto, que as McLarens foram "um pouco mais rápidas do que nós em alguns pontos cruciais" - e apenas o problema de freio de Lando Norris aproximou seu compatriota no final da corrida na China.

Leia também:

A "janela de trabalho" da Mercedes parece ser maior e a queda com o desgaste dos pneus também parece reduzida, embora tenha havido poucos circuitos para testar completamente essa teoria. Dito isso, Russell foi um dos primeiros pilotos a prever uma transição para a parada única; evidentemente, o desgaste dos pneus parecia bom no W16.

O carro também é suficientemente bom para que Andrea Kimi Antonelli se desenvolva em seu ano de estreia, com erros de novato que foram mantidos em um nível mínimo até agora.

Mas o W16 ainda não conseguiu manter a preservação dos pneus no nível da McLaren, e esse é o principal ponto fraco que Russell identificou em suas duas primeiras corridas com a equipe das 'flechas de prata'.

"Acho que o ponto forte deles provavelmente é o gerenciamento dos pneus", disse Russell. "Vimos que a parada única foi bastante confortável".

"Vamos ver quando formos para um circuito onde o superaquecimento é muito maior, como vimos em Melbourne com os pneus intermediários ou como vimos nos testes do Bahrein. Eles estavam ainda mais fortes".

George Russell, Mercedes

George Russell, Mercedes

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Comparando os tempos de corrida de Russell na China com os do vencedor Oscar Piastri, há uma diferença no pneu médio de cerca de 0,2-0,6s por volta e de cerca de 0,1-0,5s (excluindo anomalias) no pneu duro. A luta de Russell com Norris no início de cada sessão também pode ter causado um pouco de desgaste prematuro no pneu.

Compare isso com a classificação, e realmente havia muito pouca diferença entre a McLaren e a Mercedes. Na verdade, Russell estava na última volta de Piastri antes de o australiano encontrar tempo com o "hairpin da minha vida". Se Piastri não tivesse feito aquela volta, sua volta anterior ainda teria sido boa o suficiente - mas por apenas 0,02s.

A diferença aumentará naturalmente em uma corrida, à medida que o efeito do gerenciamento de pneus cria um efeito bola de neve, e a Mercedes espera que quaisquer alterações feitas no W16 atenuem a vantagem que a McLaren ganha volta a volta.

"Eles são a equipe a ser batida no momento e estamos confiantes de que podemos trazer algum desempenho, mas eles estão realmente fazendo um trabalho incrível", explicou Russell.

"Precisamos continuar pontuando. As duas últimas corridas, ou as três corridas com o sprint também - o resultado que alcançamos foi o máximo em todas as três".

"Isso me dá muita satisfação. E se entregarmos um carro que seja capaz de brigar com a McLaren, não tenho dúvidas de que podemos terminar na frente, porque estamos fazendo um trabalho sólido como equipe".

DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Vitória sobre VALENTINO, relação com MÁRQUEZ, Yamaha e GP BRASIL! Turquinho

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Vitória sobre VALENTINO, relação com MÁRQUEZ, Yamaha e GP BRASIL! Turquinho

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Red Bull preocupada, mas não derrotada: Como equipe reage aos problemas de 2025
Próximo artigo F1 - Hakkinen: McLaren deve escolher Norris em 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros