Recomendado para você

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
Análise

ANÁLISE F1: Entenda onde carro da Mercedes está perdendo para McLaren em 2025

Equipe das 'flechas de prata' tem o segundo carro mais rápido de 2025 até o momento

Lando Norris, McLaren MCL39, George Russell, Mercedes F1 W16

As equipes de ponta da Fórmula 1 em 2025 são, atualmente, um interessante ponto para se analisar e, apesar de uma amostra relativamente pequena, a Mercedes está um pouco à frente da Red Bull para ter o segundo carro mais rápido do ano até agora - 0,345% a menos que a McLaren. A Red Bull (ou melhor, Max Verstappen) está apenas 0,008% atrás.

O início de 2025 tem sido animador para a Mercedes, pois as primeiras indicações são de que seu carro é muito menos caprichoso do que o modelo do ano passado - mas George Russell afirmou, no entanto, que as McLarens foram "um pouco mais rápidas do que nós em alguns pontos cruciais" - e apenas o problema de freio de Lando Norris aproximou seu compatriota no final da corrida na China.

Leia também:

A "janela de trabalho" da Mercedes parece ser maior e a queda com o desgaste dos pneus também parece reduzida, embora tenha havido poucos circuitos para testar completamente essa teoria. Dito isso, Russell foi um dos primeiros pilotos a prever uma transição para a parada única; evidentemente, o desgaste dos pneus parecia bom no W16.

O carro também é suficientemente bom para que Andrea Kimi Antonelli se desenvolva em seu ano de estreia, com erros de novato que foram mantidos em um nível mínimo até agora.

Mas o W16 ainda não conseguiu manter a preservação dos pneus no nível da McLaren, e esse é o principal ponto fraco que Russell identificou em suas duas primeiras corridas com a equipe das 'flechas de prata'.

"Acho que o ponto forte deles provavelmente é o gerenciamento dos pneus", disse Russell. "Vimos que a parada única foi bastante confortável".

"Vamos ver quando formos para um circuito onde o superaquecimento é muito maior, como vimos em Melbourne com os pneus intermediários ou como vimos nos testes do Bahrein. Eles estavam ainda mais fortes".

George Russell, Mercedes

George Russell, Mercedes

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Comparando os tempos de corrida de Russell na China com os do vencedor Oscar Piastri, há uma diferença no pneu médio de cerca de 0,2-0,6s por volta e de cerca de 0,1-0,5s (excluindo anomalias) no pneu duro. A luta de Russell com Norris no início de cada sessão também pode ter causado um pouco de desgaste prematuro no pneu.

Compare isso com a classificação, e realmente havia muito pouca diferença entre a McLaren e a Mercedes. Na verdade, Russell estava na última volta de Piastri antes de o australiano encontrar tempo com o "hairpin da minha vida". Se Piastri não tivesse feito aquela volta, sua volta anterior ainda teria sido boa o suficiente - mas por apenas 0,02s.

A diferença aumentará naturalmente em uma corrida, à medida que o efeito do gerenciamento de pneus cria um efeito bola de neve, e a Mercedes espera que quaisquer alterações feitas no W16 atenuem a vantagem que a McLaren ganha volta a volta.

"Eles são a equipe a ser batida no momento e estamos confiantes de que podemos trazer algum desempenho, mas eles estão realmente fazendo um trabalho incrível", explicou Russell.

"Precisamos continuar pontuando. As duas últimas corridas, ou as três corridas com o sprint também - o resultado que alcançamos foi o máximo em todas as três".

"Isso me dá muita satisfação. E se entregarmos um carro que seja capaz de brigar com a McLaren, não tenho dúvidas de que podemos terminar na frente, porque estamos fazendo um trabalho sólido como equipe".

DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Vitória sobre VALENTINO, relação com MÁRQUEZ, Yamaha e GP BRASIL! Turquinho

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Vitória sobre VALENTINO, relação com MÁRQUEZ, Yamaha e GP BRASIL! Turquinho

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Red Bull preocupada, mas não derrotada: Como equipe reage aos problemas de 2025
Próximo artigo F1 - Hakkinen: McLaren deve escolher Norris em 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros