ANÁLISE: Norris pode seguir surpreendendo com a McLaren na F1 2021?

Piloto britânico está em terceiro lugar no campeonato depois de apresentar um início impressionante nesta temporada

Sparks fly from the rear of Lando Norris, McLaren MCL35M

Sparks fly from the rear of Lando Norris, McLaren MCL35M

Charles Coates / Motorsport Images

A temporada de 2021 da Fórmula 1 dificilmente poderia ter começado melhor para Lando Norris, que está em terceiro lugar no campeonato mundial depois de três corridas.

O piloto da McLaren terminou em quarto, terceiro e quinto nas três primeiras etapas, e até agora só foi derrotado pela Mercedes e Red Bull.

Leia também:

Além disso, ele ultrapassou Sergio Pérez nas duas primeiras corridas e estava bem à frente de Valtteri Bottas quando o finlandês bateu em Ímola, etapa na qual ele também garantiu o segundo pódio de sua carreira na F1.

Para Norris, superar todos os outros pilotos do meio do pelotão de forma tão consistente, incluindo seu próprio companheiro de equipe Daniel Ricciardo, é uma indicação clara de seu progresso. 

Ele tem demonstrado que agora é um verdadeiro talento que, quando guiar um carro verdadeiramente avançado, será capaz de ganhar corridas e títulos.

"Este fim de semana ele simplesmente continuou o que vimos dele nos dois primeiros finais de semana de corrida", disse o chefe da McLaren, Andreas Seidl, após o GP de Portugal.

Lando Norris, McLaren, 2nd position, celebrates with Andreas Seidl, Team Principal, McLaren, and his team in Parc Ferme

Lando Norris, McLaren, 2nd position, celebrates with Andreas Seidl, Team Principal, McLaren, and his team in Parc Ferme

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

“Ele acertando quando é preciso, ele está em sintonia com o carro, com a equipe. Acho que hoje, novamente, ele fez uma corrida brilhante, com ótimas manobras, ótimas ultrapassagens também."

“Ele sempre deu a sua equipe de engenharia uma visão geral para garantir que executasse a estratégia dos pneus também da maneira certa. E eu diria que ele teve a corrida sob controle em todo momento desta corrida, e isso é obviamente ótimo de se ver."

Em Portugal, Norris fez ultrapassagens decisivas tanto na largada como na relargada.

"A primeira foi uma boa batalha com Esteban", disse o piloto ao Motorsport.com. "Eu o ultrapassei nas primeiras curvas, ele me ultrapassou de volta. E então eu o peguei com uma boa jogada na Curva 11. Uma boa batalha."

“E aí eu ultrapassei dois carros na relargada, peguei o Carlos, porque meio que o vi lutando com o Sergio nas primeiras curvas."

"Então, consegui relaxar um pouco, preparar minha linha e ter uma boa oportunidade de passar à frente de ambos, o que consegui fazer. Infelizmente, não temos ritmo para ficar à frente de um Red Bull ainda."

A passagem sobre Pérez gerou um pouco de polêmica, com o mexicano dizendo à sua escuderia que se tratava de abuso dos limites da pista.

"Pelo que fiz, achei que estava bem", insistiu Norris. “Tenho que ver de dentro e de T-cam ou algo assim. Fui por dentro, se saísse, teria ido por fora dele ou algo assim."

"Então é complicado, especialmente na Curva 4 você percebe que o vento muda, eu estava muito perto dele, então é difícil no ar sujo também. Mas no final do dia, ele estava muito à frente no final de a corrida. Então eu não acho que fez muita diferença para ele ou para mim."

A certa altura da corrida, Norris disse ao seu engenheiro para não interrompê-lo. O piloto britânico explicou que o motivo da mensagem foi para permitir que ele se concentrasse na pista de Portimão.

"Em algumas pistas, estou bem com eles conversando e me dando muitas informações, mas aqui eu tive que me concentrar, e Charles [Leclerc] estava me pressionando muito naquele segundo stint. E eu estava tendo que controlar muito os pneus, mas também acelerei com força. Portanto, não foi uma segunda passagem fácil para mim."

Lando Norris, McLaren MCL35M

Lando Norris, McLaren MCL35M

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

"É bom ter essa informação às vezes. Mas também é bom para mim apenas me concentrar no meu próprio trabalho. E eu tenho espelhos, para que eu possa ver quando ele está me pegando ou não, e coisas assim. Então é preferência, às vezes vou pedir mais informações, às vezes vou mandá-los calar a boca. "

Norris e o MCL35M foram competitivos em três pistas diferentes até agora, com as atenções agora se voltando para a quarta etapa em Barcelona neste fim de semana.

"Veremos", disse ele sobre o potencial do carro na Espanha. “Penso que hoje estivemos provavelmente um pouco melhores do que esperávamos. Mais ainda depois [da classificação] de ontem, lutamos um pouco e as Alpines foram muito rápidas."

“Estamos fazendo um bom trabalho, mas não significa que vamos estar lá em todas as corridas. Vimos como a Alpine melhorou este fim de semana em comparação com Ímola."

“E pode ser o mesmo para nós, pode ser o mesmo para AlphaTauri. Pode ser o mesmo para a Ferrari. Então, se nos misturarmos um pouco, acho que é o esperado. Mas temos que continuar trabalhando duro. Esse é o objetivo."

Norris reconheceu que está guiando melhor do que nunca.

"Acho que definitivamente sinto que estou fazendo o melhor trabalho que já fiz. E provavelmente essas três primeiras corridas juntas foram melhores do que qualquer outra que fiz", disse ele.

“Tudo começa na sexta-feira, com o lado da preparação das coisas, executando minhas voltas na classificação, não cometendo erros, atacando nas primeiras voltas."

“Comecei no P7 e cheguei no P4. E não foi só porque fui rápido, mas porque fiz um trabalho melhor nas corridas, me preparando com as linhas e coisas assim."

“Estou confiante, ou digamos que tenho um pouco de confiança, e às vezes no ano passado, e no primeiro ano, eu lutei com isso."

"Às vezes ainda não estou confiante com o carro e comigo mesmo, mas definitivamente em uma posição melhor do que antes. Isso ajuda."

À primeira vista, o único ponto fraco em 2021 foi a classificação, com as suas posições no grid - ele começou em sétimo em todas as três corridas - o que o deixa com um pouco de trabalho extra para fazer aos domingos. 

"Acho que é importante ver como foram as sessões de classificação, quando se olha apenas para o Lando agora", disse Seidl em Portugal.

Lando Norris, McLaren MCL35M

Lando Norris, McLaren MCL35M

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

“Se você olhar para Ímola, sem a questão do limite da pista, acho que ele poderia realmente mostrar o seu potencial. Por outro lado, se você não conseguir a volta por causa de uma violação do limite da pista, é onde você você merece acabar então em um P7."

"Acho que Lando e o carro mostraram o potencial lá também. Portanto, não vejo nenhuma incompatibilidade lá, em comparação com o que vimos no domingo."

A lógica sugere que ao longo do que está programado para uma temporada de 23 corridas, Norris não deve ficar à frente de Bottas e Pérez nos pontos. Mas ele pode começar a almejar o quinto lugar e ser o melhor do resto?

"Não, é muito cedo para isso", frisou. "Estou fazendo o que posso. Mas acho que, como vimos nas primeiras corridas, temos oportunidades para fazer isso. E quando eles cometem erros, podemos estar à frente, como em Ímola. [Perez] tinha a penalidade do pitstop e coisas assim, então a gente tira vantagem disso."

"Portanto, estamos aproveitando ao máximo as oportunidades no momento. Mas, definitivamente, precisamos de um pouco mais de ritmo e desempenho para sermos capazes de fazê-lo de forma consistente ou que esteja confiante com isso."

Norris pode minimizar a sugestão do quinto lugar, mas Seidl acha que ainda é possível mirar mais alto e, por meio de uma pontuação consistente, possivelmente vencer Bottas ou Pérez.

"Bem, sempre há uma chance", disse o alemão. “Mas, novamente, é simplesmente importante que nós, junto com Lando, continuemos entregando fim de semana a fim de semana. A consistência é a chave, junto com o desempenho obviamente, a fim de superar os carros que no papel, e na realidade, são definitivamente mais rápidos do que nós."

“Mas se continuarmos entregando atualizações ao carro, se Lando junto a equipe continuar fazendo o que fez até agora nessas três primeiras corridas, isso vai acabar mantendo a pressão sobre esses caras que estão à nossa frente."

“E então haverá oportunidades para terminar corridas na frente deles também este ano, e então sempre haverá uma chance."

"Mas, ao mesmo tempo, você precisa ser realista, se esses caras se organizarem a cada fim de semana, então simplesmente temos que reconhecer ou aceitar que ainda não chegamos lá em termos de desempenho."

Lando Norris, McLaren, 3rd position, on the podium with Champagne

Lando Norris, McLaren, 3rd position, on the podium with Champagne

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

F1 2021: Mercedes X RBR, Bottas X Russell, Grosjean e tudo da Espanha com Rico Penteado | TELEMETRIA

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Oscar das pistas: histórias da F1 que rendem filme

 

.

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull contrata mais cinco engenheiros de motor da Mercedes
Próximo artigo F1: Bottas diz que rumor de troca por Russell é "besteira" e corneta Red Bull

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil