Chefe diz que combustível da Ferrari foi investigado pelo menos 10 vezes em 2019
Mattia Binotto explica procedimento que levou à equipe a ser multada em 50 mil euros em Abu Dhabi
Sebastian Vettel, Ferrari SF90, arrives on the grid
Steven Tee / Motorsport Images
O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse que equipe foi investigada pelos níveis de combustível pelo menos 10 vezes nesta temporada, após a discrepância encontrada no carro de Charles Leclerc no GP de Abu Dhabi.
A equipe italiana foi multada em 50.000 euros pela FIA, depois que a quantidade de combustível declarada para Leclerc antes da corrida foi 4,88 kg diferente da quantia encontrada no carro.
Embora a violação das regras tenha despertado a curiosidade de que ela estivesse ligada à supostas trapaças, a Ferrari deixou claro que Abu Dhabi não foi a primeira vez que a equipe foi examinada sobre seus níveis de combustível.
Leia também:
Binotto disse: “Não é a primeira vez que fazem isso. Nesta temporada, fomos investigados pelo menos 10 vezes. Portanto, não é a primeira vez e sempre estávamos tranquilos, mas [no domingo] tivemos uma discrepância."
Binotto disse que o procedimento para verificar o peso do combustível era bem conhecido e bastante fácil para as equipes entenderem.
"Você declara uma certa quantidade de combustível no início da corrida que está no carro", explicou. “A FIA às vezes pode tentar verificar o que foi declarado simplesmente pesando o carro, esvaziando, o pesando novamente, fazendo a diferença e verificar se você tem uma diferença.”
Modo de economia de combustível
A controvérsia surgiu antes de uma corrida em que Leclerc e Sebastian Vettel foram instruídos a usar os modos de economia de combustível. Binotto afirmou que a decisão de economizar potência foi tomada por causa de preocupações com a confiabilidade.
Questionado pelo Motorsport.com por que a equipe passou grande parte da corrida no modo de motor 4, Binotto disse: “Tivemos uma falha no motor em Austin com Charles e sabemos que em termos de quilometragem, poderíamos estar em risco.”
“Acho que tivemos que salvar os pneus, pelo menos no composto duro, para potencialmente fazer uma corrida de uma parada, que não foi o caso. Então, no geral, acreditamos que era correto simplesmente administrar os motores e pneus e gerenciar a corrida.”
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
Ferrari em foco:
Punição aplicada à Ferrari e perspectivas para 2020 são apenas dois entre os vários pontos que discutimos no episódio dessa semana do Podcast do Motorsport.com. Confira:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1: Gasly se torna proprietário de um time de futebol francês
F1: O que os dados revelam sobre os últimos problemas da Mercedes
Lando Norris reclama de carros atuais da F1 e cobra mudanças
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
F1: Gasly se torna proprietário de um time de futebol francês
F1: O que os dados revelam sobre os últimos problemas da Mercedes
RETA FINAL: Cláusula Verstappen, Alpine em crise, Drugovich e NASCAR
NASCAR Brasil: Victor Andrade celebra vitória na estreia em Campo Grande
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments