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Chefe da Haas sobre efetivação de Fittipaldi: "O problema é ele não ter superlicença"

Gunther Steiner disse que equipe poderia ajudar o brasileiro a somar os pontos necessários para a superlicença, mas que isso pode atrapalhar a equipe neste momento

Pietro Fittipaldi, Audi Sport Team WRT

As recentes falhas bizarras da Haas, tanto da equipe quanto dos pilotos Kevin Magnussen e Romain Grosjean, elevaram os rumores de uma mudança de pilotos durante a temporada, e um dos cotados é o brasileiro Pietro Fittipaldi.

O chefe da equipe, Gunther Steiner, falou com a imprensa nesta quinta-feira em entrevista acompanhada pelo Motorsport.com. Sobre o brasileiro, o chefe da equipe declarou que “o problema é que ele não tem a superlicença”. Acompanhe os principais trechos da entrevista.

Pergunta: Vocês continuarão com os dois pilotos na próxima temporada?

Steiner: Nós vamos ter dois pilotos

Pergunta: Serão os mesmos pilotos que vocês têm hoje?

Steiner: Ainda não sei. Nós vamos decidir isso após as férias e o que faremos para o próximo ano.

Pergunta: O que pode dizer sobre a dupla atual?

Steiner: Após as férias nós saberemos tudo sobre os pilotos, com certeza. E quando chegarmos em Spa, vocês vão perguntar sobre o que faremos a respeito dos pilotos, e eu vou dizer que estamos quase lá. Me deem mais algumas semanas e eu lhes direi.

Pergunta: Para permanecer no ano que vem, Romain Grosjean precisa mostrar mais resultados?

Steiner: Os pilotos precisam sempre mostrar o que eles podem fazer para serem confirmados, então nada mudou a esse respeito.

Pergunta: Pietro Fittipaldi está pronto?

Steiner: Ele não tem a superlicença, mas isto é um dos problemas com todos os jovens pilotos neste momento. Não temos muitas pessoas com a superlicença disponíveis e conseguir uma é algo bem difícil neste momento.

Pergunta: Há chances de colocarem ele nos treinos livres para buscar a superlicença?

Steiner: Existe uma solução agora. Foi definido que um time pode oferecer pontos de superlicença, colocando pilotos no primeiro treino livre às sextas. E ele está precisando de quatro pontos, então nós podemos ver o que vamos fazer. Mas para nós é difícil. Eu gostaria de fazer isso por ele, assim pelo menos ele teria algo para perseguir, mas com a situação em que nós estamos, com altos e baixos, precisamos dos nossos dois pilotos para testar o carro o máximo possível. De outra forma se fizermos algo (com Pietro), não estaremos focados no que precisamos estar. Porque nosso foco não pode ser ficar em nono no campeonato, é ir além disso. Então não podemos prometer nada para ele ainda.

EQUIPE ACUMULA SEQUÊNCIA DE EPISÓDIOS BIZARROS

Entre as confusões da escuderia, tem de tudo: roda solta, piloto rodando sozinho na saída dos boxes e patrocinador barbudo fã de Exterminador do Futuro. Confira na galeria especial do Motorsport.com abaixo:

A 'pataquada' mais marcante da Haas aconteceu no GP da Austrália do ano passado
A equipe errou no pit stop de seus dois pilotos, que abandonaram em virtude da roda solta, um após o outro. O primeiro deles foi Magnussen
Logo depois do dinamarquês, a equipe repetiu o erro com Grosjean
Foi uma grande frustração para a equipe norte-americana, uma das mais focadas pela série da F1 na Netflix
Para lamentação do chefe de equipe Gunther Steiner, o duplo abandono tirou os dois pilotos da zona de pontos
Em 2019, o erro se repetiu com Grosjean
Pelo segundo ano consecutivo, o francês teve que abandonar por uma roda solta na abertura da temporada
A Espanha também viu uma leve pataquada, com o toque entre os companheiros em Barcelona. Para sorte da equipe, não houve grandes consequências. Não por muito tempo
No GP do Canadá, Magnussen estava descontente e reclamou com a equipe. O chefe Steiner, então, mandou o piloto calar a boca.
Magnussen concordou, mas ficou feio. E o pior estava por vir na atual temporada da F1
No GP da França, mais dificuldades: os dois pilotos foram mal na classificação e Grosjean abandonou a prova
Mais uma decepção para o piloto da casa, que vive má fase e reclama muito da equipe desde o ano passado. Já Steiner disse que a etapa francesa foi a pior da história da Haas
No GP da Áustria, a vergonha foi tal que Magnussen chegou a ficar atrás da Williams de George Russell. Na foto, o dinamarquês disputa com Kubica e toma volta de Leclerc
O vexame da Haas no Red Bull Ring foi tamanha que fez o CEO da patrocinadora da equipe, a Rich Energy, optar quebrar o contrato (explicamos essa história nos próximos slides)
Antes, porém, vamos ao GP da Grã-Bretanha. A etapa já começou vergonhosa para a equipe, que viu Grosjean rodar sozinho na saída dos boxes durante treino livre
A asa do piloto francês ficou pelo caminho. Depois, ele ainda rodou no circuito de Silverstone
Na corrida da Inglaterra, Grosjean e Magnussen se tocaram novamente (foto), desta vez com consequências negativas
O toque entre os companheiros causou o abandono dos dois pilotos. Na foto, Grosjean perde seu pneu traseiro
Grosjean abandona o GP da Grã-Bretanha
Magnussen também abandonou, com danos no outro lado do carro, o esquerdo, como  se vê na foto
Steiner classificou o toque como
Como se não bastassem as tretas na pista, ainda há polêmica fora dela, em razão de problemas da patrocinadora
A primeira delas até que foi tranquila: a Rich Energy foi processada por plágio no logotipo e teve que mudar a identidade visual, além de prestar contas na Inglaterra
Depois do vexatório GP da Áustria, o CEO da empresa de energéticos anunciou que deixaria de patrocinar a Haas
Logo depois, os acionistas da marca disseram que o CEO não tinha autoridade para quebrar o contrato e se movimentaram para manter a parceria com a equipe
Foi aí que William Storey, portentoso de chamativa barba, disse que estava sofrendo um golpe
Apesar dos protestos, o barbudo CEO acabou saindo do comando da empresa, mas citou o Exterminador do Futuro ao deixar recado:
No mais recente capítulo das polêmicas da Rich Energy, que mudou de nome para Lightning Volt, a empresa está sendo processada pela Red Bull por plágio pelo slogan
Agora, surgem rumores da saída de Grosjean. Os apontados como possíveis substitutos são Esteban Ocon, Sergio Pérez e o brasileiro Pietro Fittipaldi, piloto de testes da Haas
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