Red Bull: chegada de Newey fez equipe perder fama de “baladeira”
Horner crê que chegada de projetista significou que, na F1, eles deixarão de ter reputação de só boa equipe para 'temível'
A Red Bull Racing entrou na Fórmula 1 em 2005 depois que Dietrich Mateschitz, dono da empresa de bebidas energéticas, assumiu os ativos deixados pela Jaguar, após saída da montadora britânica do esporte no final de 2004.
A empresa austríaca estava ativa na elite do esporte a motor mundial havia vários anos como patrocinadora e acionista da Sauber, mas Mateschitz achava que era hora de criar sua própria equipe.
Ele comprou a propriedade da Jaguar, mudou o nome e deu a Christian Horner as chaves da fábrica e do 'negócio'. "Não tínhamos objetivos específicos, além de sermos os mais competitivos o mais rápido possível", disse o chefe ao Talking Bull Podcast: The 300 Club.
“Mateschitz é um apaixonado pelo automobilismo. Ele patrocinou equipes, foi acionista da Sauber, mas esta foi a primeira vez que ele mesmo possuiu e controlou uma equipe", seguiu o dirigente britânico.
"Ele nos encorajou a abraçar a filosofia da Red Bull: não tenha medo de quebrar a ordem estabelecida, fazer as coisas de forma diferente e se divertir", destacou Horner, homem-forte à frente do time de F1.
No início, porém, isso fez com que os rivais dificilmente os levassem a sério, e eles consideraram a Red Bull mais um 'golpe publicitário' do que um candidato a grandes resultados.
“Nossa reputação se devia ao fato de sempre tocarmos música alta e organizarmos todo tipo de atividades e baladas. Só nos levavam em conta porque todos queriam ingressos para a festa. Acho que é por isso que estávamos determinados a formar a melhor equipe possível."
A contratação do experiente e aclamado engenheiro Adrian Newey mudou a forma como os rivais os viam. O gênio do design conquistou títulos com a Williams e a McLaren, e sua chegada à Red Bull, em 2006, causou comoção no paddock.
“As pessoas começaram a nos levar a sério. Eles pensaram que, se o projetista de maior sucesso deixou a McLaren, que perdeu dois títulos devido a problemas de confiabilidade, se ele estava disposto a fazer essa mudança, deveria haver algo de bom lá [na Red Bull]."
A chegada de Newey fez com que a equipe deixasse de ser a melhor anfitriã de festas para uma máquina que venceu quatro campeonatos mundiais consecutivos entre 2010 e 2013. As festas continuaram, mas agora eles estavam comemorando os sucessos que estavam obtendo.
Hamilton REVELA ‘defeito’ da Mercedes e mostra como a equipe minimizou o problema
Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil
Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!
PODCAST: Hamilton x Schumacher: a comparação entre os campeões da F1
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.