Chefe destaca mudança de atitude de Vettel na Ferrari
Maurizio Arrivabene diz que piloto alemão era obcecado por detalhes quando chegou, mas relaxou no ambiente aos poucos
Tetracampeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel teve uma temporada muito ruim em 2014. Na Red Bull, ele foi ofuscado pelo australiano Daniel Ricciardo. Isso o levou a aceitar um convite da Ferrari para se juntar ao time em 2015.
Com a mudança, o alemão chegou à equipe obcecado por todos os detalhes para voltar a vencer. No entanto, esta postura foi mudada ainda nas primeiras semanas, o que para o chefe, Maurizio Arrivabene, foi a chave para o sucesso da parceria.
"Ele é um cara que saltou para o mundo da Ferrari realmente em 360 graus", disse Arrivabene. "Ele não chegou com a aparência de um tetracampeão, mas com a atitude de uma pessoa normal.”
"Devo dizer que já vi muitas qualidades nele. No início, ele era obcecado em certos detalhes, mas quando começou a aprender mais sobre a Ferrari, percebeu que era uma grande empresa, com uma grande equipe.”
Novo ambiente
Quando perguntado em quais áreas Vettel era obcecado, Arrivabene disse: "Quando você está muito atento aos detalhes, você acha que falar sobre sua experiência passada pode trazer algo de útil. Mas não foi assim."
"Eu acho que, para ele, esta foi uma lição que o ajudou a se integrar ainda mais. Posso dizer que foi um erro que eu mesmo cometi no início.”
"Eu pensei que chegaria em Maranello e mudaria muitas coisas. Mas, em vez disso, a primeira coisa que fiz foi tentar entender onde eu estava.”
"Quando eu percebi, pensei: ‘aqui é uma empresa com uma grande história. O que posso fazer é apenas conhecê-la bem e, em seguida, tentar dar a minha contribuição no conhecimento e adicionar apenas uma linha em um livro que foi escrito por um certo Enzo Ferrari’."
Relacionamento com Raikkonen
Arrivabene também disse que um dos fatores positivos da temporada também foi o relacionamento de Vettel com Kimi Raikkonen.
"A coisa mais importante é que Vettel também tem um ótimo relacionamento com Kimi", explicou. "A beleza é que mesmo que já estivesse bem integrado em Maranello, ele não criou uma parede com o outro piloto.”
"Eles viajaram juntos para Austin, fazem isso à vezes. E muitas vezes eles trocam informações no briefing, o que está ajudando muito."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.