Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Entrevista

Como uma reunião na cozinha reaproximou Wolff de Hamilton

Chefe da Mercedes revela ter tido conversa franca com seu piloto durante as férias na F1, quando pode colocar em pratos limpos algumas pendências passadas com o inglês

Lewis Hamilton, Mercedes AMG, with Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid with Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
Podium: race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, second place Nico Rosberg, Mercedes AMG F1
World Champion Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 shakes hands with team mate and race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid, Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
Lewis Hamilton, Mercedes AMG, with Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG
Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG, in the Team Principals Press Conference
Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG
Sebastian Vettel, Ferrari, 1st Position, signs some artwork after winning
Sebastian Vettel, Ferrari, 1st Position, Lewis Hamilton, Mercedes AMG, 2nd Position, and Valtteri Bottas, Mercedes AMG, 3rd Position, celebrate on the podium
Race winner Lewis Hamilton Mercedes AMG F1 celebrates on the podium
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG, in the Team Principals Press Conference
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director
Valtteri Bottas, Mercedes, Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director
(L to R): Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 with Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director

Toto Wolff revelou que uma reunião em sua cozinha com Lewis Hamilton nas férias da F1 foi fundamental para reestabelecer sua relação com o tricampeão dentro da Mercedes.

Hamilton e Wolff enfrentaram algumas dificuldades em 2016, o que incluiu momentos de frustração de Hamilton após uma quebra de motor na Malásia e a irritação por uma mudança de alguns de seus mecânicos para o carro de Nico Rosberg.

Contudo, semanas após a controvérsia em Abu Dhabi referente à forma com que Hamilton tentou segurar o companheiro de equipe para conquistar o título, o piloto inglês se encontrou com Wolff em sua casa para uma conversa particular.

Na época, Hamilton foi às redes sociais para dizer o quão “incrível” foi a conversa. Agora, falando pela primeira vez com mais detalhes sobre como as coisas melhoraram entre Hamilton e a equipe, Wolff afirmou que as conversas foram cruciais para expor os problemas que não estavam sendo abordados.

“Quando as coisas ficam intensas entre dois pilotos, às vezes há algo que não é dito e discutido”, disse Wolff, em entrevista exclusiva ao Motorsport.com.

“Acho que o término da temporada é um bom momento, onde você consegue colocar tudo na mesa, inclusive as frustrações e outros assuntos que não foram discutidos, para poder refletir, analisar e descobrir o que de fato aconteceu.”

“Nunca há uma verdade plena, onde alguém está 100% certo ou 100% errado, então era muito importante que descobríssemos as causas.”

Wolff revelou que a conversa mostrou coisas que tanto ele quanto Hamilton poderiam ter feito diferente nos últimos anos, mas afirma que situações assim são esperadas quando uma equipe e um piloto lutam pelo título.

“É um processo de aprendizado. Não podemos ter o piloto mais ambicioso, no carro que dará os resultados que ele quer, e, ao mesmo tempo, esperar que ele seja um robô corporativo.”

“Nico e Lewis, e o mesmo dá para dizer de Valtteri [Bottas], entendem o enorme esforço que está sendo empregado para entregar-lhes esses carros, e eles entendem a responsabilidade com a marca e com todas as pessoas que eles representam.”

“Mas, às vezes, o DNA de um piloto o fará cuidar apenas de si mesmo. Ao longo dos anos, tivemos esses raros momentos onde não houve o alinhamento de interesses. E, analisando agora, houve coisas que nós poderíamos ter lidado de uma forma melhor. É importante perceber essas coisas para desenvolver sua personalidade.”

Contudo, Wolff está orgulhoso da forma com que a Mercedes lidou com a relação entre Rosberg e Hamilton, já que a rivalidade nunca rachou a equipe.

“De algum modo, isso era parte da nossa configuração como equipe. Tínhamos essas duas personalidades, pilotos que são exigentes, e era uma boa situação para a equipe, já que os dois se pressionavam e isso impulsionava a equipe.”

“A sensação que dá é de que, mesmo que tivemos esses altos e baixos e controvérsias que tornaram as coisas difíceis, ainda assim foi um ótimo momento. Um período de muito sucesso, com uma relação prazerosa.”

Nova dinâmica

Wolff afirma que a chegada de Valtteri Bottas como substituto de Rosberg ajudou a reestruturar ainda mais as relações da equipe.

“É uma dinâmica completamente diferente. Já tínhamos visto isso nos testes e nas reuniões técnicas que já fizemos. Não há nenhuma mágoa anterior entre os dois e posso ver a rivalidade acontecendo dentro da pista. Não esperamos nada além disso. Não acontece nada em nossas reuniões e isso é muito bom, porque não nos causa preocupações desnecessárias.”

Questionado se acredita que a relação entre Bottas e Hamilton permanecerá forte quando os dois começarem a brigar na pista, Wolff disse: “Eu espero. Talvez eu seja inocente, mas eu espero que sim. Não me iludo: haverá momentos em que será mais difícil. Um piloto que é derrotado não é particularmente um cara muito feliz.”

Rumores sobre Vettel

Bottas atualmente cumpre um contrato de um ano e terá de seguir impressionando caso queira manter sua vaga para 2018.

No entanto, apesar dos recentes rumores que dizem que a Mercedes quer atrair Sebastian Vettel da Ferrari, Wolff insiste que suas declarações a respeito do piloto alemão foram interpretadas de maneira errada por algumas pessoas.

“Houve uma declaração minha que foi tirada totalmente de contexto. O que eu disse é que eu sempre gostei da personalidade de Sebastian. Me dou muito bem com ele. E, se a sua equipe tem uma vaga em aberto e não o considera, está fazendo bobagem. Mas não há vagas abertas na Mercedes.”

“Temos dois pilotos e somos comprometidos com eles. Daremos a eles todo o suporte que precisamos. Está claro que precisaremos dar o apoio a Valtteri neste começo em uma nova equipe, tendo como companheiro o piloto mais rápido da F1 moderna. Eu nem penso em 2018 e além: está muito longe na minha lista de prioridades.”

Wolff disse que a equipe está satisfeita em dar a Bottas todas as oportunidades de mostrar seu potencial antes de decidir se o finlandês será mantido para 2018.

“Acho que ainda não estabelecemos um prazo porque esperamos por cinco ou seis corridas para ver como as coisas se estabelecem para, aí, analisar a situação. Mas ainda é algo distante... Três meses parecem eras.”

Artigo anterior Palmer: Sei que todos esperam que Hulk me derrote
Próximo artigo Equipes enfrentam dores de cabeça com carros sensíveis

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros