Entenda por que Sainz é uma aposta contestada da Ferrari na F1
Questionado, piloto espanhol substituirá o tetracampeão Vettel na escuderia a partir de 2021
Após a confirmação da saída de Sebastian Vettel da Ferrari ao fim da temporada 2020 da Fórmula 1, a escuderia italiana surpreendeu ao anunciar o substituto do veterano alemão: trata-se do jovem espanhol Carlos Sainz, atualmente na McLaren.
A contratação do piloto foi vista com surpresa por muitos, tendo em vista que Daniel Ricciardo, da Renault, era um dos nomes disponíveis no mercado. Mais vencedor e 'carimbado', o australiano acabou assinando com a McLaren.
Leia também:
Além do 'fator Ricciardo', Sainz não é tido como um dos pilotos de elite do grid atual da F1. Com 102 corridas na categoria, o espanhol soma apenas um pódio, no GP do Brasil de 2019. Ainda assim, o filho do lendário Carlos Sainz, multicampeão de rali, é visto como consistente. Bateu de frente com o mais rodado Nico Hulkenberg na Renault em 2017 e 2018 e liderou o 'renascimento da McLaren no ano passado, ganhando respeito no paddock.
Entretanto, Sainz foi batido por Max Verstappen em sua temporada de estreia na F1 pela Toro Rosso em 2015. Será que o espanhol está no nível da Ferrari? O piloto vai dar certo no time de Maranello? É isso que o Motorsport.com discute no vídeo abaixo, com participação especial do correspondente Jacobo Vega, direto da Espanha. Confira o debate repleto de informações e análises:
Dupla mais jovem da história da Ferrari
Com somente 25 anos, Sainz terá um companheiro ainda mais novo no time de Maranello: Charles Leclerc, de 22. O monegasco, aliás, começará a temporada 2020 com status de piloto nº 1, após vencer dois GPs em 2019. A média de idade da dupla é de 24,5 anos. A segunda composição mais nova da Ferrari tinha média de 25 anos, com Jean Alesi e Gianni Morbidelli disputando apenas o GP da Austrália de 1991.
Com seu representante mais jovem como principal postulante ao título e um parceiro com pouca experiência no pelotão de elite da F1 - além da McLaren, Sainz correu por Toro Rosso e Renault -, a Ferrari conseguirá voltar ao caminho das conquistas?
Neste sentido, vale ponderar que Leclerc e Sainz formarão a dupla menos vencedora da Ferrari desde 1999, quando Mika Salo substituiu o lesionado Michael Schumacher ao lado de Eddie Irvine. Mas isso é mera estatística...
O que é realidade é que Sainz não deve aceitar de pronto a 'liderança' do monegasco na Ferrari. Apesar da derrota em 2015, o piloto forjou rivalidade com Verstappen na Toro Rosso. E com Leclerc, o que o espanhol fará? Veremos nos próximos capítulos.
Ferrari está próxima de 1000 GPs na F1; relembre carros e pilotos da equipe
PODCAST: Será o fim de Sebastian Vettel na F1?
Vettel deu vexame na Ferrari? Alemão foi pior que Alonso na escuderia?
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Após título, Lucas Moraes confirma acordo com Dacia para disputar Dakar e temporadas 2026 e 2027 do W2RC
Mari Becker retorna à cobertura de F1 da Band; entenda a situação
Collet está próximo de ser anunciado como piloto da Foyt na Indy, recolocando o Brasil no grid da categoria americana
F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025
F1: Sainz lamenta repercussão de críticas, mas reforça opinião sobre transmissão
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
ANÁLISE F1: Red Bull e McLaren 'inverteram' papéis com configuração no México
F1 - Hamilton: Piastri e Norris devem ser "implacáveis" contra Verstappen na luta pelo título
F1: Hamilton lidera ranking de atletas mais comercias de 2025
Últimas notícias
F1: Chefe da McLaren explica por que Piastri perdeu para Norris na classificação
F1: Vasseur celebra boas classificações, mas mantém foco nas corridas
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP do México
F1: Norris surpreso com pole no México após noites mal dormidas
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.