Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Preview

F1 2021: O que já sabemos dos novos carros, da pré-temporada e dos lançamentos

As equipes seguem na fábrica trabalhando em cima dos carros, mas os olhos já estão voltados para o Bahrein

Scuderia AlphaTauri AT01

A contagem regressiva para a temporada 2021 da Fórmula 1 já começou, mas antes da primeira corrida do ano ainda há muito trabalho a ser feito. As equipes precisam terminar a montagem dos carros e testá-los na pista e, antes mesmo disso, teremos a tradicional temporada de lançamento dos modelos do ano.

Veja abaixo o que já sabemos das novidades de pré-temporada.

Leia também:

Quando será a pré-temporada da F1 2021?

Como parte das medidas de corte de gastos da Fórmula 1, as equipes e a FIA concordaram com a redução da pré-temporada de seis para apenas três dias em 2021. Com as equipes limitadas a apenas um carro para essas sessões, cada piloto terá apenas um dia e meio no volante em preparação para o GP do Bahrein, que abre a temporada.

O plano original era realizar a pré-temporada em Barcelona, no começo de março, mas o contínuo impacto da pandemia obrigou a uma mudança. Com a Europa novamente em lockdown e as incertezas sobre o futuro do Reino Unido pós-Brexit, a categoria concluiu que não fazia sentido manter o local.

Com o adiamento do GP da Austrália para novembro e o Bahrein passando a ser a nova abertura da temporada, passou a fazer sentido que o Sakhir recebesse também a pré-temporada, que acontecerá de 12 a 14 de março.

Quando serão os lançamentos dos carros das equipes?

As equipes estão dando o seu melhor na preparação dos carros de 2021. A expectativa é que os lançamentos aconteçam entre o fim de fevereiro e o começo de março. Veja o que sabemos de cada uma.

Mercedes

A Mercedes confirmou que o W12, modelo de 2021, será lançado próximo da pré-temporada, em um evento virtual que será realizado em 02 de março. Há ainda especulações de que a equipe teria marcado um dia de filmagens em Silverstone com o novo carro para o começo de março.

 

Red Bull

O RB16B, carro que será pilotado por Max Verstappen e Sergio Pérez na temporada 2021 será revelado no dia 23 de fevereiro. A expectativa da Red Bull para este ano é alta devido à manutenção do modelo de 2020 e a chegada de um novo motor da Honda, que entra em seu último ano na F1.

 

McLaren

Entre as dez equipes do grid, a McLaren teve o maior desafio de todas, já que é a única a mudar de fornecedora de motores para 2021. A equipe de Woking deixa as unidades de potência da Renault pela Mercedes. Com isso, o carro de 2021 tem o nome de MCL35M.

A McLaren foi a primeira equipe a lançar o seu carro, no dia 15 de fevereiro, em um evento virtual que contou com Lando Norris e a estreia oficial de Daniel Ricciardo como piloto da marca britânica.

 

Aston Martin

A Racing Point agora se chama Aston Martin e o carro ganhará uma nova pintura, trocando o rosa da ex-patrocinadora máster BWT pelo tradicional verde britânico de corridas. O lançamento do primeiro carro da Aston em mais de 60 anos na F1 acontecerá em 03 de março. O evento marca também a estreia oficial de Sebastian Vettel pela sua nova equipe.

Alpine

A Renault também ganha um novo nome em 2021, passando a se chamar Alpine como forma de alavancar a marca francesa, que pertence ao Grupo Renault. A equipe terá uma pintura para a pré-temporada, que já foi revelada, e uma definitiva. O A521, que recebeu esse nome em homenagem ao A500, carro produzido pela marca para disputar a F1 nos anos 1970, será revelado em 02 de março, mesmo dia que a Mercedes.

 

Ferrari

Em busca de uma temporada melhor do que a de 2020, a Ferrari vai manter o segredo em torno do SF21 até os 45 do segundo tempo. A montadora revelou que fará dois lançamentos em 2021: 26 de fevereiro será da equipe, enquanto o carro será revelado apenas em 10 de março, dois dias antes do início da pré-temporada no Bahrein.

 

AlphaTauri

A AlphaTauri lançou em 19 de fevereiro o lançamento o AT02, carro que será comandado por Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, que traz uma mudança de pintura em comparação ao modelo de 2020. Sabe-se também que o carro irá para a pista pela primeira vez em Ímola para um dia de filmagens entre 23 e 25 de fevereiro.

Alfa Romeo

A Alfa Romeo foi a primeira equipe que a confirmar a data de lançamento do carro de 2021. Conheceremos o C41 em 22 de fevereiro em um evento realizado em Varsóvia, na Polônia.

 

Haas

A Haas terá uma dupla nova de pilotos em 2021, trocando Romain Grosjean e Kevin Magnussen por Mick Schumacher e Nikita Mazepin, mas ainda não divulgou a data de lançamento de seu carro.

Williams

A Williams optou por manter sua dupla formada por George Russell e Nicholas Latifi pelo segundo ano. A equipe, que tem novos donos desde setembro do ano passado, confirmou a data de lançamento do FW43B para 05 de março.

 

Confira o calendário de lançamento das equipes de F1:

Equipe Data
Mercedes 02 de março
Red Bull 23 de fevereiro
McLaren 15 de fevereiro
Aston Martin 03 de março
Alpine 02 de março
Ferrari 26 de fevereiro (equipe) / 10 de março (carro)
AlphaTauri 19 de fevereiro
Alfa Romeo 22 de fevereiro
Haas  
Williams 05 de março

O que teremos de diferente nos carros de 2021?

Apesar dos carros de 2021 manterem o mesmo chassi do ano passado, algumas mudanças no regulamento garantem que os carros não serão exatamente iguais. Para fazer com que os pneus da Pirelli aguentem os carros cada vez mais rápidos, mudanças foram feitas no carro, especialmente no assoalho, para reduzir o downforce.

A Pirelli iria manter os pneus de 2019 por um terceiro ano, mas acabou testando novos protótipos na segunda metade da temporada passada. Esses modelos, de construção mais robusta, foram muito criticados pelos pilotos, então ainda não sabemos qual especificação será utilizada.

Como forma de reduzir os gastos antes da introdução do teto orçamentário, as equipes são forçadas a manter o chassi para 2021, mas a FIA liberou um sistema de "fichas de desenvolvimento". Cada equipe recebeu duas fichas para fazer mudanças pontuais nos carros, podendo mexer inclusive na aerodinâmica.

Já as fornecedoras de motores tem a liberdade de apresentar uma nova especificação antes da primeira corrida.

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

F1: Saiba TUDO que envolve os LANÇAMENTOS dos CARROS da TEMPORADA 2021

PODCAST - Como congelamento de motores impacta mercado da F1?

 

Artigo anterior Grosjean critica grande diferença entre carros na F1 atual: "Hamilton não poderia fazer nada na Haas"
Próximo artigo F1: Brown compara McLaren a "Darth Vader" em seus anos de declínio

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros