Fórmula 1 GP dos Estados Unidos

F1: Após investigação, Norris não será punido por se mover durante frenagem na Sprint

FIA entendeu que piloto da McLaren não tomou nenhuma decisão que infringe as regras

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Lando Norris, McLaren MCL38, Carlos Sainz, Ferrari SF-24

Lando Norris foi convocado pelos comissários de corrida após a Sprint do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 por potencialmente se mover durante a frenagem na última curva, enquanto disputava a terceira colocação com Charles Leclerc. Porém, a direção entendeu que o piloto não tomou nenhuma decisão que infringiu as regras.

Leia também:

O piloto da McLaren tinha acabado de ser ultrapassado por Carlos Sainz - após cometer um erro e frear antes do momento certo - e tentava evitar perder o pódio para a segunda Ferrari que vinha logo atrás.

Seu rival monegasco tentou fazer uma manobra por dentro através do complexo nas curvas 14 e 15, mas não conseguiu depois que Norris fechou a porta com firmeza, quase causando uma batida entre os dois.

Depois de colocar o carro sob controle novamente, Leclerc falou no rádio da equipe para acusar Norris de ter se movido durante a frenagem.

Sem mais possibilidades de tentar melhorar a posição, Leclerc 'desistiu' do pódio e cruzou a linha de chegada como quarto, garantindo o terceiro lugar do piloto da McLaren - duas posições atrás de Max Verstappen.

Mas, logo após a corrida, a FIA anunciou que Norris estava sendo investigado por pilotar de forma potencialmente errática na última volta. De acordo com o documento oficial, a regulamentadora entendeu que não havia necessidade de punir o competidor.

Lando Norris, McLaren

Lando Norris, McLaren

Foto de: Andreas Beil

O próprio Norris disse que não sabia qual era o problema, porque essa sequência de curvas envolve a necessidade de frear ao fazer a curva.

Perguntado sobre sua resposta à investigação da FIA, competidor da McLaren disse: "Não sei onde... Ah, aquela em que você tem que virar e frear durante toda a volta?"

"Quero dizer, você freia na curva. Então, faz sentido".

Verstappen venceu a corrida curta, aumentando a diferença para Norris em 54 pontos pela liderança do campeonato.

"No final da corrida, as Ferraris estavam em outro nível em comparação a nós, então fiz o meu melhor para tentar me segurar, mas não havia praticamente nenhuma chance de manter o segundo lugar hoje", defendeu o britânico.

A classificação para a corrida de domingo acontece às 19h, no horário de Brasília.

Verstappen DOMINA e volta a VENCER! Norris ERRA e termina em 3⁰! TUDO dá SPRINT dos EUA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com - F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock Car

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 PÓDIO SPRINT AO VIVO: Confira debate sobre o GP dos Estados Unidos
Próximo artigo F1: FIA declara que polêmica envolvendo 'dispositivo' da Red Bull está encerrada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil