F1: Aston Martin tem orçamento para seguir desenvolvendo carro até o fim de 2023
Equipe fala dos planos para a segunda metade do campeonato e já projeta questões de 2024
Buscando retomar o bom momento vivido no começo da temporada 2023 da Fórmula 1, a Aston Martin não vai interromper o desenvolvimento de seu carro, afirmando que ainda tem orçamento para seguir atualizando o AMR23.
O time de Silverstone começou o ano como a principal concorrente da Red Bull. Porém, após um pacote de atualizações, sofreu uma queda de rendimento e, depois de perder a vice-liderança no Mundial para a Mercedes, se vê agora ameaçada também pelos ganhos de Ferrari e McLaren.
A queda recente está sendo associada ao pacote de atualizações introduzido após Mônaco, mas, segundo revelado recentemente pelo Motorsport.com, o time pode ter sido afetada por uma investigação mais rígida da FIA contra asas flexíveis.
A Aston Martin acredita ter progredido nessa questão, e a equipe diz que está pronta para gastar tudo para seguir melhorando o AMR23. Tom McCollough, diretor de performance, explicou que, enquanto os rivais mudam o foco para 2024, a Aston ainda está focada no modelo atual.
"Estamos mirando um desenvolvimento forte ao longo do ano e temos o orçamento para isso. Esse é o nosso objetivo, então vamos dar passos até o fim do campeonato, o máximo possível".
"A partir de um certo ponto, vamos focar apenas em 2024, mas estamos na fase na qual podemos trabalhar em ambos os carros. E mesmo algumas das lições que aprendemos para 2024 podem ser usadas também, seja no CFD, túnel de vento, ou o lado mecânico. Então vamos até o fim".
Lance Stroll, Aston Martin Racing AMR23, Fernando Alonso, Aston Martin Racing AMR23
Photo by: Erik Junius
Enquanto as dificuldades recentes da Aston abalam a equipe, McCullough reconhece que há certos benefícios em serem forçados a entender melhor as fraquezas do carro, ajudando a focar nas melhoras corretas para o futuro.
"Toda vez que você traz uma peça para o carro, você não traz coisas que complicam a base dele, você está mexendo em certas características que melhoram o mapeamento. Quando elas vão para a pista, é sobre compreender o que elas fazem em relação ao túnel de vento e o CFD".
"Obviamente levamos o pacote de atualizações em Montreal e o carro estava forte ali, éramos a segunda equipe. Mas a pista tem características únicas comparadas às outras que visitamos depois. Então entender o que o carro fez e o que queremos adiante é parte do trabalho".
"Entendemos o que fizemos para o carro. Os desenvolvimentos que vêm na segunda metade do ano lidam com algumas áreas nas quais não estamos fortes e acho que a partir de Zandvoort teremos novidades contínuas".
Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #242 – O que a F1 2023 tem trazido de positivo, apesar da falta de vencedores diferentes?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.