Fórmula 1 GP do Azerbaijão

F1: Bottas segue na disputa contra Bortoleto pela vaga da Sauber em 2025, diz chefe da equipe

Recém-contratado pela Audi para gerenciar a transição para 2026, Mattia Binotto será responsável pela decisão final

Valtteri Bottas, Stake F1 Team KICK Sauber, in the cockpit

Com duas vagas ainda em jogo no grid da temporada 2025 da Fórmula 1, a da Sauber vem atraindo a maior atenção do paddock. E enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto surge como o favorito, o chefe da equipe suíça, Alessandro Alunni Bravi, afirma que Valtteri Bottas segue na disputa, com a decisão esperada para as próximas semanas.

Com Nico Hulkenberg há muito tempo confirmado como piloto da Sauber em sua última temporada antes da transição para a Audi, seu companheiro de equipe para 2025 tem sido alvo de muitas especulações ao longo dos meses.

Leia também:

Bottas entrou para a equipe, então chamada de Alfa Romeo, em 2022, tendo vencido anteriormente 10 GPs pela Mercedes. Mas Bortoleto, atualmente vice-líder da F2, surge como o principal candidato, com a Sauber considerando colocar um jovem talento ao lado do experiente Hulkenberg.

O novo diretor técnico e de operações da Audi, Mattia Binotto, tomará a decisão final, mas Bravi insistiu, antes do GP do Azerbaijão, que Bottas ainda está na disputa.

"Acho que essa é a avaliação atual que Mattia está fazendo. Ele começou há apenas duas semanas, então já dissemos em Monza que ele está cuidando de todos os dossiês e os pilotos são, obviamente, um dos mais importantes", respondeu Bravi quando perguntado sobre a busca.

"Estamos avaliando todas as opções para ver qual é o melhor equilíbrio entre uma experiência de curto prazo e um talento de médio e longo prazo, talvez jovem. Há candidatos em potencial em ambos os lados. Valtteri é um piloto forte para a nossa equipe. Nós o conhecemos muito bem".

"Ele já está na equipe há três anos e é claro que está no topo da nossa lista. Mas há outras oportunidades. Estamos analisando todos os prós e contras, e Mattia tomará uma decisão com base não apenas em 2025, mas também na estratégia de médio e longo prazo para o projeto Audi".

Valtteri Bottas, Stake F1 Team KICK Sauber C44

Valtteri Bottas, Equipe de F1 da Stake KICK Sauber C44

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Falando antes de Bravi ser questionado sobre a situação, Bottas disse que estava se sentindo animado sobre suas chances de manter o assento para o próximo ano, apesar de criticar o ritmo da Sauber nesta temporada - sendo a única equipe que ainda não marcou um ponto.

"Ainda estamos conversando. Estamos progredindo. E ainda me mantenho positivo, mas... não devo dizer muito", disse ele. "Então é assim que estamos. Mas sim, obviamente há muitas coisas para discutir. Ambas as partes precisam estar felizes, mas acho que estamos na direção certa".

"Este esporte é injusto. Já vi isso muitas vezes, já estive em uma situação difícil graças ao desempenho do carro. Mas, graças a Deus, Mattia sabe o que pode conseguir de mim, então isso é bom para mim. Espero estar aqui no ano que vem, e o carro estará um pouco melhor e eu poderei mostrar um pouco mais".

Bottas pode não ter que esperar muito para saber se sua carreira na F1 continuará em 2025, já que Bravi disse que a decisão poderia vir em "questão das próximas semanas". Ele acrescentou que a equipe não seria "oportunista" e que o fato de o segundo piloto da Sauber ser a única vaga restante para o próximo ano lhes dá tempo para refletir sobre suas opções.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Russell lidera o terceiro treino livre para o GP do Azerbaijão à frente de Leclerc
Próximo artigo F1: Posicionamento da FIA sobre asas da McLaren e da Mercedes "incentiva" Red Bull a seguir caminho

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil