Recomendado para você

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"
F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'

F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'
Porsche Cup: Neumann lidera treino livre da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup: Neumann lidera treino livre da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Neumann lidera treino livre da Sprint Challenge em Interlagos
F1: Piastri ri de 'teorias da conspiração' contra ele na McLaren

F1: Piastri ri de 'teorias da conspiração' contra ele na McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Piastri ri de 'teorias da conspiração' contra ele na McLaren

F1 - Brown: McLaren está disposta a ajudar a pagar por comissários profissionais

CEO da equipe papaia está apoiando a ideia de que as escuderias contribuam financeiramente para contratar comissários em tempo integral

Zak Brown, CEO, McLaren Racing

Zak Brown, CEO da McLaren, afirmou que recebe com satisfação a iniciativa da FIA de tornar os comissários da Fórmula 1 profissionais e sugere que as equipes poderiam ajudar a contribuir com seus salários.

A FIA está trabalhando em um novo departamento de oficiais para treinar oficiais de corrida mais qualificados, incluindo comissários e diretores de provas, tendo como pano de fundo o fato do presidente Mohamed Ben Sulayem ter soado o alarme sobre o que ele considera ser uma falta de oficiais treinados.

Leia também:

No ano passado, Sulayem também interveio para demitir os diretores de provas Niels Wittich e Janette Tan, bem como o comissário veterano Tim Mayer, enquanto na quarta-feira (29) foi anunciado que Johnny Herbert deixaria a direção da corrida em meio ao desconforto com o seu trabalho como comentarista.

Um elemento fundamental é o desejo de ter mais árbitros remunerados e em tempo integral, em vez de depender de voluntários, como é o caso atualmente, embora ainda haja dúvidas sobre quem pagaria a conta.

Em entrevista ao Motorsport.com, o diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, disse que "está ficando um pouco injusto depender apenas de pessoas que fazem isso de bom coração. Queremos ter um órgão mais profissional no futuro".

"Isso não significa excluir os voluntários, mas sim ter um órgão que possa passar a manhã de segunda-feira após uma corrida analisando cada decisão, certificando-se de que foi tomada corretamente e vendo o que pode ser melhorado".

FIA officials walk the track, including steward Derek Warwick

Funcionários da FIA percorrem a pista, incluindo o comissário Derek Warwick

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Falando na Autosport Business Exchange, em Londres, na quarta-feira (29), o chefe da McLaren, Brown, disse que daria as boas-vindas aos comissários da FIA em tempo integral e que aceitaria que a McLaren pagasse uma porcentagem de seus salários.

"Ter comissários em tempo parcial e não remunerados em um esporte multibilionário onde tudo está em jogo para tomar a decisão certa... Não acho que estejamos preparados para o sucesso por não termos comissários em tempo integral", disse Brown.

"Os indivíduos são bons, mas o livro de regras é muito restritivo. Eu gostaria que déssemos um passo atrás, que as regras fossem mais flexíveis. Que tivéssemos comissários em tempo integral que pudessem tomar uma decisão mais subjetiva sobre o que foi certo ou errado".

"Quanto a pagar os comissários, isso provavelmente será impopular entre minhas equipes parceiras. Ficarei feliz se a McLaren e todas as equipes contribuírem. Isso é muito importante para o esporte. Não pode ser tão caro se todos contribuírem. Não vai quebrar o banco [levar à falência]".

"O que eu não sei é qual é a relação contratual entre a FIA e a Fórmula 1 no que diz respeito ao nível de expectativas em relação à supervisão. Mas, no fim das contas, o acordo diz que a direção em tempo parcial não é paga".

Brown disse que as equipes precisam estar dispostas a ajudar a contribuir para a administração profissional se realmente quiserem ver melhorias no sistema atual, que tem sido alvo de críticas frequentes.

"Em qualquer negócio, se você quiser algo diferente, isso é chamado de ordem de mudança e, se você quiser mudar algo, terá que pagar por isso", acrescentou.

"Portanto, se tivermos que pagar por isso, no grande esquema das coisas, não acho que será um valor significativo. Se voltarmos para a McLaren, onde você paga uma porcentagem e o que a F1 pagará e o que a FIA pagará, se você dividir essa taxa, não é tanto assim, mas acho que é muito importante".

BORTOLETO na F1, HAMILTON na Ferrari, KIMI: que novidade é mais EMPOLGANTE? Com ISA AYAMI, da BAND

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com analisa histórias mais interessantes da F1 2025

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

Artigo anterior OPINIÃO F1: Por que demissão de Herbert do comissariado não resolve problema fundamental
Próximo artigo F1: O que esperar da 'turma de novatos' da temporada 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros