F1 - Chefe da Red Bull: quem luta contra Verstappen sente a pressão
Uma reviravolta no fim temporada do holandês colocou o tetracampeão na briga pelo título contra Lando Norris e Oscar Piastri, faltando uma etapa para o fim
É inevitável que Lando Norris e Oscar Piastri estejam sentindo o "efeito psicológico" de uma batalha pelo título da Fórmula 1 contra Max Verstappen, afirmou o chefe da Red Bull, Laurent Mekies.
O campeonato de 2025 será decidido no GP de Abu Dhabi deste fim de semana, onde Norris chega à final 12 pontos acima de Verstappen e 16 à frente do companheiro de equipe da McLaren, Piastri.
Embora Norris ainda seja o favorito para a primeira coroa, Verstappen é o piloto em forma, já que o atual tetracampeão mundial venceu cinco dos oito GPs desde que a Red Bull transformou sua temporada com atualizações no carro em Monza.
Isso permitiu que ele reduzisse um déficit de 104 pontos, também ajudado pelos erros cometidos pela McLaren, como o acidente de Piastri em Baku, a dupla desclassificação em Vegas ou o erro de estratégia no Catar.
Verstappen, portanto, disse que já teria conquistado o título se estivesse no carro da McLaren e que apenas as falhas da outra equipe o impediram de vencer. Norris rebateu essas afirmações, dizendo que o piloto da Red Bull estava "falando bobagem", mas Mekies concordou com o sentimento do holandês.
"Tenho certeza de que há um elemento quando você é concorrente de Max, tendo estado do outro lado... há um elemento em que você sabe que ele nunca erra", disse Mekies, que já trabalhou na Racing Bulls e na Ferrari.
Max Verstappen, Red Bull Racing, Laurent Mekies, diretor de equipe da Red Bull Racing
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
"Isso coloca um pouco de pressão sobre você. Ele nunca erra, nunca erra uma largada, nunca erra uma Curva 1. Ele vai tirar mais proveito dos pneus do que a maioria das pessoas".
"É claro que isso exerce pressão. A equipe tem sido extraordinária em execuções fortes, por isso é verdade que nos beneficiamos das execuções menos fortes de nossos concorrentes, mas, por favor, permita-me dar crédito à incrível sequência de corridas extremamente fortes, execuções extremamente fortes da equipe - nunca errou uma chamada".
"Eles tomaram algumas decisões muito corajosas mais de uma vez. Às vezes, caímos, mas isso nunca impediu nenhum deles de correr o risco. No final das contas, as execuções no domingo foram extremamente, extremamente fortes".
"Acho que a combinação dessas duas coisas certamente está jogando a nosso favor. Quanto isso custa para a concorrência? Não sei, mas é natural que haja um efeito psicológico."
Isso também se deve ao fato de Verstappen saber exatamente o que fazer nos momentos de alta pressão, dada sua experiência e aos troféus conquistados, enquanto a dupla da McLaren está lutando pela primeira vez.
Portanto, Mekies revelou que a abordagem neste fim de semana "é exatamente a mesma", porque a principal esperança de Verstappen é vencer em Yas Marina e fazer com que Norris termine longe do pódio.
Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Andrew Ferraro / LAT Images via Getty Images
"O que precisamos fazer em Abu Dhabi é o que precisamos fazer aqui", acrescentou Mekies no Catar, depois que Verstappen conquistou sua 70ª vitória em um GP.
"Precisamos colocar o carro na janela certa. Como você pode ver, não é exatamente simples a cada fim de semana de corrida e, se fizermos isso, Max poderá lutar pela vitória. Se ele fizer isso, então o que está acontecendo atrás dele não é algo que possamos controlar. Portanto, em termos de como abordamos o fim de semana, isso não muda nada".
"Vamos para lá, tentamos colocar nosso carro no ponto ideal, tentamos dar a Max um equilíbrio com o qual ele está se destacando e esperamos que isso o coloque na luta pela primeira posição - não controlaremos o que está por trás".
Max MATADOR, Norris na VANTAGEM e Piastri SEM NADA A PERDER: Tudo da DECISÃO da F1! Com FELIPE MOTTA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.