Recomendado para você

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

F1: Entenda como Mercedes provocou 'troca de farpas' entre Red Bull e McLaren em Portugal

Mensagem de rádio a Norris no Q3 levou a insinuação de Helmut Marko de que a McLaren estaria ajudando a Mercedes

Lando Norris, McLaren MCL35M

O final de semana da Fórmula 1 em Portimão foi marcado por polêmicas, dentro e fora das pistas. E uma, que envolveu indiretamente a Mercedes, levou a uma troca de farpas entre Red Bull e McLaren após a classificação no sábado.

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, sugeriu após a classificação que o rádio da McLaren a Lando Norris sobre não ajudar Max Verstappen durante o Q3 teria um motivo maior: ajudar a Mercedes na batalha pelo título.

Leia também:

Falando ao canal austríaco ServusTV, Marko disse que a Red Bull havia notado a mensagem, indicando que seria um plano da McLaren para ajudar sua fornecedora de motores. 

Olhando para o modo como Verstappen perdeu a pole, Marko disse: "Claro, é frustrante quando você faz o melhor tempo. Mas, na curva 4, ele teve um vento que veio por trás e isso atrapalhou. Ele perdeu tempo por conta disso".

"Na segunda saída, Lando Norris recebeu no rádio a mensagem para não ajudar Max. Muito desportivo da Mercedes. E com Vettel, claro, ele estava ocupado com o carro, para se manter na pista. Foi uma pena".

Mas a McLaren insistiu que não havia feito nada de errado, e deixou claro que estava simplesmente garantindo que nenhum rinal tirasse benefício com o vácuo.

O chefe Andreas Seidl, disse: "Primeiro, temos que deixar claro que pilotamos para nós mesmos. E não para os outros. Nosso objetivo é terminar do melhor modo possível com ambos os carros".

"Acredito que isso é normal, todos fazem, e com Max não seria nada diferente. Ninguém quer dar o vácuo ao outro, porque isso ajuda o rival. A classificação é sobre o tempo que você faz sozinho, sem ajuda de ninguém".

"E acho que esse rádio provavelmente se refere a... quando você olha para o que todos fizeram na reta principal, após terminar a volta, você simplesmente tenta sair do caminho, para garantir que todos façam a volta sozinhos, sem ajuda".

Norris disse que ele interpretou a mensagem como não devendo ajudar Verstappen ao dar o vácuo a ele durante a volta.

"Não tenho ideia do que possa ter feito errado", disse Norris. "Tinha certeza que estava longe dele e, quando deixei passar, estava do lado direito, no lado oposto da pista, o mais lento possível".

"Então fiz o meu melhor para sair da frente dele. Não queria impedi-lo. Mas não ouvi nem vi o que disseram. Não bloqueei ele ou algo do tipo. Ele nunca esteve próximo".

F1 2021: HAMILTON bate VERSTAPPEN e BOTTAS com vitória DOMINANTE em PORTUGAL após 'susto' | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Oscar das pistas: histórias da F1 que rendem filme

 

Artigo anterior F1: Hamilton promete manter disputa "limpa" contra Verstappen em 2021
Próximo artigo F1: Mercedes acredita que tem "muito com o que se preocupar" no GP da Espanha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros