F1: Ferrari elege Loic Serra, ex-Mercedes, como novo diretor técnico

Depois de perder o diretor técnico Enrico Cardile para a Aston Martin, os italianos revelaram a nova estrutura técnica

Carlos Sainz, Ferrari SF-24, nos boxes para um pit stop

Após perder Enrico Cardile, diretor de tecnologia, para a Aston Martin, a Ferrari nomeou Loic Serra, ex-Mercedes, como novo diretor técnico de chassis da Fórmula 1. Inicialmente, o engenheiro francês foi contratado em meados de agosto de 2023, mas devido ao longo período de licença, ele ainda não começou a trabalhar em Maranello.

Leia também:

Loic começará a trabalhar em 1° de outubro e assumirá a função de Cardile, que está em aberto desde julho. O chefe da equipe, Fred Vasseur, assumiu brevemente o cargo de forma interina antes de trabalhar em uma reestruturação técnica, que agora tomou forma completa.

Nesta quinta-feira, em comunico oficial, a Ferrari detalhou as funções do novo diretor técnico e qual será o seu papel ao desenvolver o novo chassi.

"Nessa nova função, [Serra] se reportará diretamente ao diretor da equipe, Fred Vasseur. Serra será, portanto, responsável pelos seguintes departamentos: Engenharia de Projeto de Chassi, chefiada por Fabio Montecchi; Desempenho do Veículo, chefiada por Marco Adurno; Aerodinâmica, chefiada por Diego Tondi; Engenharia de Pista, chefiada por Matteo Togninalli e Operações de Chassi, chefiada por Diego Ioverno, que também continua na função de Diretor Esportivo".

 
Loic Serra,  Ferrari Head of Chassis Performance Engineering, Jerome d’Ambrosio, Ferrari  Deputy Team Principal

Loic Serra, chefe de engenharia de desempenho de chassi da Ferrari, Jerome d'Ambrosio, vice-diretor de equipe da Ferrari

Foto de: Ferrari

Enrico Gualtieri permanece no cargo de diretor técnico da unidade de potência, supervisionando o desenvolvimento de seus novos motores para a mudança de regras em 2026.

Cardile deixou a Ferrari em julho, depois de aceitar um cargo técnico sênior na Aston Martin, onde se juntará ao diretor técnico Dan Fellows assim que seu período de licença terminar. A equipe de Silverstone ainda deve receber Adrian Newey para juntar forças para a próxima temporada.

Na Ferrari, Serra se reunirá com o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton, que se junta à equipe antes da temporada de 2025. O anúncio vem na esteira de uma melhora na forma da escuderia, depois de ter tido dificuldades com suas últimas atualizações de assoalho antes das férias de agosto.

Charles Leclerc conquistou um pódio surpreendente no GP da Holanda, em Zandvoort, antes de garantir à Ferrari uma vitória emocionante diante dos tifosi no GP da Itália, em Monza, no último fim de semana.

Apesar de a McLaren ter assumido o posto da Red Bull como a equipe mais rápida da F1 no momento, a Ferrari está no encalço de ambas no campeonato de construtores, chegando a 39 pontos da líder Red Bull e 31 pontos atrás da McLaren.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Colapinto na F1. E DRUGO? Bortoleto/Audi, 'DECISÃO' em Monza, RBR TENSA, Norris e + | Tiago Mendonça

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Verstappen, Hulkenberg, Albon? Quem 'carrega nas costas' pontuação da equipe no mundial?
Próximo artigo F1: No embate entre Bortoleto x Bottas, Audi admite dilema entre juventude e experiência para 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil