Recomendado para você

F1: Hamilton provoca Alonso com personagem 'rabugento' de sitcom

F1: Hamilton provoca Alonso com personagem 'rabugento' de sitcom

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Hamilton provoca Alonso com personagem 'rabugento' de sitcom
Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez
Últimas notícias

F1: Ferrari testa 'asa dianteira móvel' de 2026 no Hungaroring

Equipe italiana vai na contramão das rivais, que preferem não gastar dinheiro com uma versão primária do dispositivo para teste em pista, preferindo contar com o simulador

Ala mobile Ferrari, test Pirelli a FIorano

Ainda se recuperando do quarto lugar de Charles Leclerc no GP da Hungria no último fim de semana, a Ferrari voltou ao Hungaroring para participar do teste da Pirelli de desenvolvimento dos pneus da Fórmula 1 2026. Com o próprio monegasco a bordo de um SF-25 adaptado, a equipe italiana se tornou uma das primeiras a testar a nova asa dianteira móvel que será introduzida no novo regulamento, do próximo ano.

Leia também:

Para o teste da Hungria, a Ferrari mudou seu curso de ação. Em sua participação anterior, a equipe havia colocado na pista um SF-24 mas, agora, optou por produzir um "carro mula" a partir do SF-25, visando se aproximar um pouco mais das condições esperadas para o próximo ano.

Ferrari SF-25 mule car nel test di Fiorano del 20 giugno con l'ala anteriore scarica e senza attuatore

Carro-mula Ferrari SF-25 no teste de Fiorano, em 20 de junho, com a asa dianteira descarregada e sem atuador

O ajuste, visto pela primeira vez no teste de Fiorano em 19 e 20 de junho com os pneus 2026 para pista molhada, testados por Guanyu Zhou e Charles Leclerc, deu à equipe a chance de avaliar como o carro vermelho se comportaria com o esquema de suspensão pull-rod, em vez da versão push-rod, talvez pensando em possíveis sinergias com o carro ágil do próximo ano. 

Logo na sequência, a FIA publicou uma diretiva técnica muito particular. A Federação autorizou as equipes a instalarem um atuador para fazer experiências com a asa dianteira ativa, de modo a oferecer à Pirelli a chance de ver como o comportamento dos pneus muda com o uso das duas abas abertas, que se fecham nas curvas. 

A Ferrari estudou o problema, movendo o que costumava ser o ajustador de altura da última aba da parte externa do elemento para a parte interna. Além disso, agora a variação da incidência só ocorre graças a uma chave de fenda com a qual o mecânico responsável pode variar a resistência intervindo em um parafuso. 

Charles Leclerc durante i test Pirelli a Budapest con la Ferrari SF-25 mule car

Charles Leclerc durante os testes da Pirelli em Budapeste com o carro-mula Ferrari SF-25

Foto de: Pirelli

Na asa dianteira que a Scuderia usou na Hungria na quarta-feira, no segundo dia de testes promovidos pela Pirelli, o controle manual parece ter desaparecido, para dar lugar a um sistema mais complexo que poderia ser implementado hidraulicamente. É possível que a Ferrari tenha experimentado uma solução secundária que não terá nada a ver com o sistema que será adotado no 678, nome dado nos bastidores ao modelo de 2026.  

Leclerc, se fosse esse o caso, teria tido o privilégio de ativar manualmente a asa, dando as primeiras indicações de um dos novos conceitos que veremos nos monopostos do próximo ano. Outras equipes preferiram não gastar o dinheiro que pesa no orçamento para testar uma asa dianteira muito diferente daquela com a qual veremos os carros de 2026 estrearem, acreditando que as informações a serem coletadas não seriam representativas. 

Pode ser, mas o Departamento de Corridas, ciente de que não poderá cometer erros com o carro de F1 que entrará na revolução do regulamento, optou por investir no futuro, colaborando mais estreitamente com a Pirelli. 

BERNIE quer BORTOLETO na FERRARI, Hamilton MAL, McLAREN: balanço da F1 no meio do ano e RAFA CÂMARA!

Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com: 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior ANÁLISE F1: É possível comparar a McLaren atual com a dominante Ferrari dos anos 2000?
Próximo artigo F1: Russell foi "mais forte" que Hamilton em 2024, diz Wolff

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros