Fórmula 1 GP do Catar

F1: Hamilton é multado e toma reprimenda por atravessar a pista durante o GP do Catar

Heptacampeão pediu desculpas aos comissários na audiência

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, walks back after retiring from the race

O heptacampeão da Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu uma multa de 50 mil euros e uma reprimenda por atravessar a pista do circuito de Losail a pé durante o GP do Catar após seu abandono pelo acidente na curva 1.

O britânico bateu em seu companheiro de Mercedes George Russell na largada da prova de Losail, ficando preso na brita após o contato, que arrancou sua roda direita traseira. Durante o período de safety car, Hamilton atravessou a pista por fora na curva 1 para entrar no pitlane, segundos antes do britânico sair dos boxes.

Leia também:

Os comissários receberam um pedido de desculpas de Hamilton após a corrida e deram a ele sua primeira reprimenda da temporada 2023 e uma multa de 50 mil euros, sendo que metade desse valor está suspenso até o fim do ano.

"Após abandonar a prova na volta 1, o piloto do carro 44 abandonou seu carro na brita e correu de volta aos boxes. Para isso, ele cruzou a pista durante a prova, atingindo o lado interno da pista segundos antes do carro 63 chegar à velocidade máxima após sair dos pits. Ele seguiu andando ao lado da pista até sua saída".

"Durante a audiência, o piloto pediu desculpas e percebeu que a situação poderia ter se tornado muito perigosa para ele e os pilotos que se aproximavam. Os comissários reforçam que atravessar a pista durante uma corrida pode causar situações extremamente perigosas, e os pilotos precisam ter precaução".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, the field as Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, ends up in the gravel on the opening lap after contact with George Russell, Mercedes F1 W14

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, the field as Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, ends up in the gravel on the opening lap after contact with George Russell, Mercedes F1 W14

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Os comissários decidiram não tomar mais ações contra o heptacampeão sobre o acidente propriamente dito. Eles concordam que Hamilton é predominantemente culpado pela colisão, mas julgaram como um incidente de primeira volta.

Hamilton pediu desculpas a Russell pela batida, causada por não deixar espaço suficiente ao tentar ultrapassar o companheiro por fora.

"Eu assisti o replay e foi 100% minha culpa, assumo toda a responsabilidade. Peço desculpas à equipe e a George", escreveu Hamilton no Twitter.

Russell conseguiu seguir na corrida e terminou na quarta posição: "Lewis e eu ficaremos bem", disse. "Temos muito respeito um pelo outro; não houve nada intencional em nenhum dos lados".

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #250 – Andretti é aprovada pela FIA para F1. E agora?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull “precisa desesperadamente” que Pérez se recupere e não perca vice, diz Horner
Próximo artigo F1: Após novo fiasco no Catar, cláusula de rescisão do contrato entre Pérez e Red Bull volta à tona

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil