Recomendado para você

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Phoenix II
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

F1: Hungria mascarou fraqueza da AlphaTauri que ainda pode prejudicar Ricciardo; entenda

Especificidade do Hungaroring mascarou o problema do AT04 na entrada das curvas

Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

A AlphaTauri acredita que sua persistente fraqueza na entrada de curvas foi mascarada no GP da Hungria de Fórmula 1 da semana passada, negando uma resposta mais clara sobre como Daniel Ricciardo se sairá no AT04.

Leia também:

Ricciardo se juntou à sua antiga equipe por empréstimo da Red Bull a partir de Budapeste para substituir Nyck de Vries, que foi demitido. Uma área com a qual De Vries teve dificuldades no AT04 foi a fraqueza na entrada de curva, um problema que também afetou o australiano durante seu período conturbado na McLaren.

Ricciardo disse que rapidamente se sentiu em casa com o carro após seu período sabático de oito meses, pois superou o companheiro de equipe se e terminou em 13º lugar, apesar de ter sido tocado por Zhou Guanyu na largada.

Mas, de acordo com o chefe de engenharia de pista da AlphaTauri, Jonathan Eddolls, as características do sinuoso circuito de Hungaroring, combinadas com as temperaturas elevadas, mascararam alguns dos traços de mau comportamento do carro, e ainda não se sabe como Ricciardo se dará com ele.

Quando perguntado pelo Motorsport.com antes da corrida se a fraqueza da entrada da AlphaTauri nas curvas ainda era predominante, Eddolls respondeu:

"Na verdade, essa não foi uma das maiores limitações até agora no fim de semana, porque a aderência dos pneus e a força descendente meio que a mascararam. Não foi um problema tão grande aqui."

"Curiosamente, aqui estamos chegando ao máximo de downforce, com pneus muito macios. Além disso, você pode usá-los com pressões muito baixas, algumas das mais baixas da temporada, devido às características do circuito."

Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Mas, de acordo com Eddolls, corrigir a fraqueza da entrada de curva ainda é um trabalho em andamento, apesar de algumas das atualizações recentes da equipe, que incluem um assoalho ajustado e novas asas dianteiras e traseiras.

"As atualizações têm o objetivo de resolver isso", disse Eddolls. "Eu não diria que resolvemos o problema, com certeza, embora [os pilotos] não tenham feito comentários e acho que entendemos o motivo, então esse continua sendo o caminho que queremos seguir.'

Ele acrescentou que Ricciardo não relatou nenhuma fraqueza ou deficiência significativa no comportamento do carro, mas apenas confirmou a necessidade da equipe de adicionar mais carga aerodinâmica ao carro para se firmar no pelotão intermediário.

"O ponto positivo é que o feedback que recebemos de Daniel até agora confirma nosso tipo de direção geral: precisamos de mais downforce. Ele disse, como todos nós sabemos, que nos faltava um pouco de downforce em relação às equipes de ponta."

"Mas, até o momento, ele não disse quais são as grandes áreas específicas de fraqueza, pois entendemos que o carro não tem grandes problemas, só que precisamos de um pouco mais de carga para sermos competitivos."

O segundo pitstop antecipado de Ricciardo não só permitiu que ele ultrapassasse vários pilotos e recuperasse a 13ª posição depois de ficar preso no tráfego, mas ele explicou que o breve período de ar limpo também lhe deu muito mais informações sobre o que o carro é capaz de fazer.

"Sim, isso foi muito importante", disse Ricciardo. "Acho que teria sido uma corrida muito mais desanimadora e talvez ainda houvesse muitas perguntas a serem respondidas."

"Apenas ter o ritmo, ter o ar livre e cometer alguns erros, aprender com eles, saber o que o carro gosta e o que não gosta. Acho que aprendi muito com a corrida."

Reportagem adicional de Matt Kew

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #239 – O que esperar de Ricciardo em retorno à F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

 

Artigo anterior F1: Red Bull apoia equalização de motores que pode ajudar Alpine; entenda
Próximo artigo Ex-F1 crava situação de Pérez: "Dias na Red Bull estão contados"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros