Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

F1: McLaren coloca mais 'lenha na fogueira' e incentiva FIA a investigar Red Bull mais a fundo

Equipe de Woking solicitou que órgão desse mais uma 'olhada' para ter certeza que o time de Milton Keynes não violou as regras do parque fechado

Red Bull RB20

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Fernando Alonso, Equipa de F1 da Aston Martin

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Lewis Hamilton, Equipa de F1 da Mercedes-AMG

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Frederic Vasseur, Diretor de Equipa e Diretor Geral da Scuderia Ferrari e Zak Brown, CEO da McLaren Racing

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Lando Norris, McLaren

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

George Russell, Equipa de F1 da Mercedes-AMG

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Carlos Sainz, Scuderia Ferrari

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Otmar Szafnauer

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Mattia Binotto, CEO e CTO, Equipa de F1 da Stake KICK Sauber

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Alex Albon, Williams Racing

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Lance Stroll, Aston Martin F1 Team

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Sergio Perez, Red Bull Racing

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Um fã da Ferrari no paddock

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Lando Norris, McLaren F1 Team, no cockpit

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Detalhe do Red Bull Racing RB20

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Valtteri Bottas, Stake F1 Team KICK Sauber

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Detalhe da Haas VF-24

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Oscar Piastri, McLaren F1 Team, no cockpit

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Carlos Sainz, Ferrari SF-24

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Zhou Guanyu, Stake F1 Team KICK Sauber C44, Fernando Alonso, Aston Martin AMR24

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Yuki Tsunoda, RB F1 Team VCARB 01

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

A bandeira dos Estados Unidos da América

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Lando Norris, Equipa de F1 da McLaren

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Oliver Oakes, Diretor de Equipa, Alpine F1 Team, na Conferência de Imprensa dos Diretores de Equipa

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Mick Schumacher, piloto de reserva, Mercedes-AMG F1 Team

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Valtteri Bottas, Equipa de F1 da Stake KICK Sauber C44

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

Max Verstappen, da Red Bull Racing, festeja a pole no Parc Ferme

Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 - Sexta-feira

29

O CEO da McLaren, Zak Brown, pediu que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) iniciasse uma "investigação minuciosa" para saber se a Red Bull realmente usou o dispositivo do 'babador' dianteiro em condições da parque fechado na Fórmula 1.

Leia também:

A equipe de Milton Keynes se viu no centro de uma polêmica por conta de um 'mecanismo' dentro do cockpit que permite que um mecânico, com uma ferramenta, aumente ou diminua a altura do 'babador' dianteiro. Embora o sistema em si não seja ilegal, as equipes rivais estão insatisfeitas porque suspeitam que a Red Bull tenha usado entre a classificação e a corrida.

Essa medida seria ilegal, pois as restrições do parque fechado não permitem a alteração de nenhum componente aerodinâmico além da asa dianteira. A escuderia nega veementemente que tenha usado o dispositivo dessa forma e a própria FIA alega que está convencida de que não há evidências de tal violação do regulamento por nenhuma equipe.

No entanto, isso não é suficiente para Brown, que sugere que ainda há muitas perguntas sem respostas sobre o assunto - e pediu à FIA que analise mais profundamente o que a Red Bull pode ter feito. Falando sobre o aumento do policiamento da entidade sobre essa questão, o CEO disse à Sky Sports: "Estou muito feliz em ver que a FIA está cuidando disso."

"Acho que precisa ser uma investigação muito completa. Porque se você mexer no seu carro do ponto de vista do desempenho no parque fechado, isso é muito claro - uma violação substancial que deve ter consequências enormes. Mexer no carro depois do parque fechado é altamente ilegal dentro das regras. Portanto, acho que a FIA precisa chegar ao fundo da questão: eles estavam ou não estavam?"

Zak Brown, CEO, McLaren Racing

Zak Brown, CEO da McLaren Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Brown sugeriu que o simples fato de a Red Bull ser a única equipe do grid que instalou esse sistema no carro já era suficiente para gerar dúvidas sobre o motivo da escolha desse conceito. Ele também não deu muita importância aos comentários da equipe afirmando que o ajusto não poderia ser feito quando o carro estivesse totalmente montado.

"Quando você vê comentários bem redigidos, como "não é possível fazer isso quando o carro está totalmente montado"... eu sei que o carro nem sempre está totalmente montado", acrescentou Brown. "E então a FIA acha que precisa colocar um selo nele. Por que a FIA precisaria colocar um selo em algo se não fosse acessível?"

"A transparência é extremamente importante nos dias de hoje. Portanto, ainda tenho dúvidas. Sei que, conversando com outros chefes de equipe, eles ainda têm dúvidas. Até que essas perguntas sejam respondidas, acho que ainda é uma investigação em andamento para chegar ao resultado final: o que sabemos?"

"Gostaria de mais algumas respostas antes de me preparar para dizer: 'Certo, acho que eles estavam ou não estavam'. Mas acredito que a FIA vai chegar a uma conclusão."

Perguntado se ele achava que a Red Bull havia violado as regras, Brown disse: "Por que você o projetaria para estar dentro do carro, se as outras nove equipes não o fizeram? Seria injusto da minha parte dizer isso, é claro. Tenho uma opinião sobre se acho que eles violaram ou não, mas acho que a FIA precisa ser muito cuidadosa ao determinar se acha que eles [Red Bull] violaram ou não."

F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

F1 de volta com DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS, tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Saiba como foi o único treino livre do GP dos EUA
Próximo artigo F1: Lawson troca componentes do motor e sofre punição no grid de Austin

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros