F1: Ocon deixará Alpine antes do GP de Abu Dhabi; Doohan será o substituto
Ocon não vai terminar a temporada 2024 da F1 com a equipe na etapa final em Yas Marina
Esteban Ocon deixará sua vaga na Alpine antes do GP de Abu Dhabi da Fórmula 1, e Jack Doohan deve fazer sua estreia na final de 2024, segundo apurado pelo Motorsport.com.
O piloto francês se retirou na primeira volta da corrida do Catar depois de se envolver em um confronto com Franco Colapinto e Nico Hulkenberg, e esta é considerada sua última corrida pela equipe de Enstone antes de se juntar à Haas para 2025.
Ocon entrou para a equipe em 2020, quando ela era conhecida como Renault, e garantiu sua primeira e única vitória no GP para a equipe francesa no GP da Hungria de 2021.
Foi apurado que a Alpine considerou uma "possibilidade" que Ocon seja dispensado para a corrida de Abu Dhabi, pois a equipe pediu que ele aumentasse seu desempenho em relação a Pierre Gasly; um claro abismo entre os dois em ritmo surgiu durante o fim de semana de Las Vegas, no qual Gasly conquistou o terceiro lugar no grid de largada.
Gasly afirmou seu domínio atual no Catar, onde, apesar das diferenças na especificação da asa dianteira, já que Gasly tinha o novo nariz mais curto, não houve diferença aparente na especificação entre os carros.
Assim, a equipe está avaliando a possibilidade de fazer a estreia de Doohan uma corrida antes da preparação para 2025, enquanto Ocon estará em Abu Dhabi para se juntar à Haas no teste de fim de temporada em Yas Marina.
Essa é a conclusão de uma temporada que se tornou cada vez mais tempestuosa entre Ocon e a Alpine, o que acabou levando os dois a cortarem relações para a próxima temporada.
Sua posição foi brevemente considerada ameaçada na equipe depois de um confronto com o companheiro de equipe Pierre Gasly em Mônaco, quando ele tentou forçar a ultrapassagem em Portier e causou danos aos dois carros.
Esses temores foram amenizados a tempo para o Canadá, mas, durante esse período, foi anunciado que Ocon deixaria a Alpine para correr pela Haas em 2025.
Sob os conselhos de Flavio Briatore, a Alpine tentou fazer uma tentativa tardia de cortejar Carlos Sainz para 2025, mas acabou sendo derrotada pela Williams. Assim, a equipe anunciou que promoveria o piloto reserva Jack Doohan para o lugar ao lado de Gasly.
Apesar de Ocon ter liderado a corrida vital da Alpine por 2-3 em Interlagos, ele ficou vários pontos atrás de Gasly durante a temporada - e acabou se classificando em 20º lugar no Catar, além de não terminar a corrida.
F1 AO VIVO: MAX VENCE COM FOLGA pós-ERRO DE NORRIS! Leclerc e Piastri top3. RICO PENTEADO e FELIPE MOTTA debatem | PÓDIO
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Tetra absurdo redefine Verstappen? Max comparado a lendas | Caio Collet
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.