Fórmula 1 GP do Catar

F1: Ocon deixará Alpine antes do GP de Abu Dhabi; Doohan será o substituto

Ocon não vai terminar a temporada 2024 da F1 com a equipe na etapa final em Yas Marina

Esteban Ocon, Alpine A524, puts his steering wheel back into his car

Esteban Ocon deixará sua vaga na Alpine antes do GP de Abu Dhabi da Fórmula 1, e Jack Doohan deve fazer sua estreia na final de 2024, segundo apurado pelo Motorsport.com.

O piloto francês se retirou na primeira volta da corrida do Catar depois de se envolver em um confronto com Franco Colapinto e Nico Hulkenberg, e esta é considerada sua última corrida pela equipe de Enstone antes de se juntar à Haas para 2025.

Leia também:

Ocon entrou para a equipe em 2020, quando ela era conhecida como Renault, e garantiu sua primeira e única vitória no GP para a equipe francesa no GP da Hungria de 2021.

Foi apurado que a Alpine considerou uma "possibilidade" que Ocon seja dispensado para a corrida de Abu Dhabi, pois a equipe pediu que ele aumentasse seu desempenho em relação a Pierre Gasly; um claro abismo entre os dois em ritmo surgiu durante o fim de semana de Las Vegas, no qual Gasly conquistou o terceiro lugar no grid de largada.

Gasly afirmou seu domínio atual no Catar, onde, apesar das diferenças na especificação da asa dianteira, já que Gasly tinha o novo nariz mais curto, não houve diferença aparente na especificação entre os carros.

Assim, a equipe está avaliando a possibilidade de fazer a estreia de Doohan uma corrida antes da preparação para 2025, enquanto Ocon estará em Abu Dhabi para se juntar à Haas no teste de fim de temporada em Yas Marina.

Essa é a conclusão de uma temporada que se tornou cada vez mais tempestuosa entre Ocon e a Alpine, o que acabou levando os dois a cortarem relações para a próxima temporada.

Sua posição foi brevemente considerada ameaçada na equipe depois de um confronto com o companheiro de equipe Pierre Gasly em Mônaco, quando ele tentou forçar a ultrapassagem em Portier e causou danos aos dois carros.

Esses temores foram amenizados a tempo para o Canadá, mas, durante esse período, foi anunciado que Ocon deixaria a Alpine para correr pela Haas em 2025.

Sob os conselhos de Flavio Briatore, a Alpine tentou fazer uma tentativa tardia de cortejar Carlos Sainz para 2025, mas acabou sendo derrotada pela Williams. Assim, a equipe anunciou que promoveria o piloto reserva Jack Doohan para o lugar ao lado de Gasly.

Apesar de Ocon ter liderado a corrida vital da Alpine por 2-3 em Interlagos, ele ficou vários pontos atrás de Gasly durante a temporada - e acabou se classificando em 20º lugar no Catar, além de não terminar a corrida.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Jake Boxall-Legge
Fórmula 1
Esteban Ocon
Alpine
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Leclerc "muito feliz" com 2º no Catar e promete "luta" com McLaren "até última corrida"
Próximo artigo F1: As enfáticas desculpas de Norris à McLaren por "ser um idiota" no Catar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros