Fórmula 1 GP do Azerbaijão

F1: Piastri ignorou engenheiro de corrida na ultrapassagem da vitória em Baku

Oscar Piastri, piloto da McLaren, explica sua ultrapassagem corajosa e vitoriosa em Baku, que ele sentiu ser um caso de "agora ou nunca"

Oscar Piastri, McLaren MCL38, Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Oscar Piastri disse que ultrapassagem vitoriosa em cima de Charles Leclerc no GP do Azerbaijão de Fórmula 1 ocorreu logo depois que seu engenheiro de corrida o aconselhou a usar os pneus novos com cautela.

Piastri fez sua manobra vencedora na 20ª volta da corrida de 53 voltas com uma única parada, logo após a única sequência de paradas nos boxes, com o piloto da McLaren e Leclerc lutando com unhas e dentes pelo resto do que acabou sendo um stint de pneus duros para ambos.

Na 'salinha' de relaxamento antes da cerimônia do pódio, Piastri disse a Leclerc que achava que havia 50% de chance de sua investida tardia fazer com que a McLaren batesse no muro da Curva 1.

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Mais tarde, ele explicou por que sua ultrapassagem de alto risco parecia um caso de "agora ou nunca" e revelou que, na verdade, foi contra o conselho de seu engenheiro de corrida, Tom Stallard, de pegar mais leve com os pneus do que havia feito durante a abertura do stint médio.

"Vi uma meia oportunidade depois do pit stop e sabia que tinha que tentar aproveitá-la", disse Piastri.

"Foi o timing que me fez vencer a corrida. Senti um pouco de pena do meu engenheiro de corrida, porque basicamente tentei fazer isso no primeiro stint e queimei completamente meus pneus. Então, meu engenheiro falou no rádio e disse: 'não vamos fazer isso de novo', basicamente".

"Ignorei-o completamente na volta seguinte e mandei o carro por dentro...". "Naquele momento, senti que tentar ficar para trás e esperar que Charles se degradasse [dos pneus] nunca seria possível. Achei que só iríamos garantir a P2".

"Se eu não aproveitasse essa oportunidade, acho que nunca mais teria outra. O mérito é do Charles, ele foi incrivelmente justo. Acho que talvez ele pensasse que eu fosse entrar na pista, mas fiquei agradavelmente surpreso por ter feito a curva".

"Foi uma manobra de alto risco e alto comprometimento, mas era o que eu precisava fazer para tentar vencer a corrida".

Mas a vitória de Piastri não foi garantida apenas ali, pois ele passou as 30 voltas seguintes sendo perseguido por Leclerc, que estava tentando ultrapassá-lo na mesma curva, com Piastri se defendendo habilmente antes de finalmente sair do alcance do DRS no final.

"Tentar suportar essa pressão por tanto tempo na corrida foi incrivelmente difícil", reconheceu o australiano".

"Assumir a liderança seria, digamos, 40% do trabalho, mas eu sabia que manter a liderança seria 60%. Eu sabia que tinha usado muito os pneus para tentar chegar à frente, e sabia o tipo de impacto que isso teve no primeiro stint, e eu só esperava que o ar limpo me ajudasse a ficar na frente".

"Provavelmente ajudou um pouco, mas, obviamente, você perde muito tempo com o DRS, então tentar manter Charles atrás foi incrivelmente estressante. Eu não podia cometer um único erro. Cometi alguns, mas em uma pista como a de Baku, é impossível estar dirigindo com toda a força e não cometer nenhum".

"Tive a sorte de que os erros não foram grandes o suficiente para me prejudicar. Acho que para mim [essa] foi uma das melhores corridas que já fiz", conclui.

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