Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1: Piastri ignorou engenheiro de corrida na ultrapassagem da vitória em Baku

Oscar Piastri, piloto da McLaren, explica sua ultrapassagem corajosa e vitoriosa em Baku, que ele sentiu ser um caso de "agora ou nunca"

Oscar Piastri, McLaren MCL38, Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Oscar Piastri disse que ultrapassagem vitoriosa em cima de Charles Leclerc no GP do Azerbaijão de Fórmula 1 ocorreu logo depois que seu engenheiro de corrida o aconselhou a usar os pneus novos com cautela.

Piastri fez sua manobra vencedora na 20ª volta da corrida de 53 voltas com uma única parada, logo após a única sequência de paradas nos boxes, com o piloto da McLaren e Leclerc lutando com unhas e dentes pelo resto do que acabou sendo um stint de pneus duros para ambos.

Na 'salinha' de relaxamento antes da cerimônia do pódio, Piastri disse a Leclerc que achava que havia 50% de chance de sua investida tardia fazer com que a McLaren batesse no muro da Curva 1.

Leia também:

Mais tarde, ele explicou por que sua ultrapassagem de alto risco parecia um caso de "agora ou nunca" e revelou que, na verdade, foi contra o conselho de seu engenheiro de corrida, Tom Stallard, de pegar mais leve com os pneus do que havia feito durante a abertura do stint médio.

"Vi uma meia oportunidade depois do pit stop e sabia que tinha que tentar aproveitá-la", disse Piastri.

"Foi o timing que me fez vencer a corrida. Senti um pouco de pena do meu engenheiro de corrida, porque basicamente tentei fazer isso no primeiro stint e queimei completamente meus pneus. Então, meu engenheiro falou no rádio e disse: 'não vamos fazer isso de novo', basicamente".

"Ignorei-o completamente na volta seguinte e mandei o carro por dentro...". "Naquele momento, senti que tentar ficar para trás e esperar que Charles se degradasse [dos pneus] nunca seria possível. Achei que só iríamos garantir a P2".

"Se eu não aproveitasse essa oportunidade, acho que nunca mais teria outra. O mérito é do Charles, ele foi incrivelmente justo. Acho que talvez ele pensasse que eu fosse entrar na pista, mas fiquei agradavelmente surpreso por ter feito a curva".

"Foi uma manobra de alto risco e alto comprometimento, mas era o que eu precisava fazer para tentar vencer a corrida".

Mas a vitória de Piastri não foi garantida apenas ali, pois ele passou as 30 voltas seguintes sendo perseguido por Leclerc, que estava tentando ultrapassá-lo na mesma curva, com Piastri se defendendo habilmente antes de finalmente sair do alcance do DRS no final.

"Tentar suportar essa pressão por tanto tempo na corrida foi incrivelmente difícil", reconheceu o australiano".

"Assumir a liderança seria, digamos, 40% do trabalho, mas eu sabia que manter a liderança seria 60%. Eu sabia que tinha usado muito os pneus para tentar chegar à frente, e sabia o tipo de impacto que isso teve no primeiro stint, e eu só esperava que o ar limpo me ajudasse a ficar na frente".

"Provavelmente ajudou um pouco, mas, obviamente, você perde muito tempo com o DRS, então tentar manter Charles atrás foi incrivelmente estressante. Eu não podia cometer um único erro. Cometi alguns, mas em uma pista como a de Baku, é impossível estar dirigindo com toda a força e não cometer nenhum".

"Tive a sorte de que os erros não foram grandes o suficiente para me prejudicar. Acho que para mim [essa] foi uma das melhores corridas que já fiz", conclui.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior F1: Horner opina sobre questão de piloto número 1 da McLaren
Próximo artigo ANÁLISE F1: Truque da asa traseira 'mini-DRS' da McLaren ajudou Piastri a defender-se de Leclerc em Baku?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros