F1: Por que Aston Martin não copiará o design do assoalho da Red Bull
Equipe entende que caminho próprio de desenvolvimento é o mais adequado para o carro
A Aston Martin explicou que não copiará o assoalho da Red Bull porque é um erro ficar obcecado com as fotos recentes que foram 'vasadas' no GP de Mônaco de Fórmula 1 após o carro de Sergio Pérez ser erguido após uma batida e acredita que é melhor seguir em frente com suas próprias ideias.
Os rivais da Red Bull ficaram encantados no fim de semana em Monte Carlo quando imagens do design do assoalho da equipe de Milton Keynes foram obtidas após o acidente de Pérez na classificação.
Várias equipes fizeram questão de realizar uma análise profunda do design da Red Bull para tentar entender melhor como o RB19 é um carro tão dominante. Mas, embora alguns possam se sentir tentados a copiar elementos do assoalho da líder do mundial de construtores em uma tentativa de encontrar mais velocidade, a Aston Martin está cética quanto aos possíveis benefícios de fazer isso.
Na verdade, seu diretor técnico, Dan Fallow, acha que essa área exige uma otimização tão cuidadosa que pequenas alterações de detalhes podem não ser adequadas para todos os carros - e é por isso que ele acha fundamental que a Aston Martin continue fazendo suas próprias coisas.
"Temos nossas próprias filosofias e nossas próprias maneiras de abordar as coisas", explicou Fallows. "E realmente há muita otimização em coisas como o assoalho."
"O motivo pelo qual você vê os detalhes na superfície é porque passamos muito tempo tentando otimizar essas superfícies. Portanto, é importante para nós continuarmos em nosso caminho de desenvolvimento."
"Acreditamos que ele está proporcionando um rico desenvolvimento. Vimos outra atualização sobre isso [no Canadá], por isso é importante para nós que usemos isso daqui para frente."
Pierre Wache, engenheiro de corrida da Red Bull Racing, Dan Fallows, diretor técnico da Aston Martin F1 Team, na coletiva de imprensa dos diretores de equipe
Foto de: Motorsport Images
Mas, embora as imagens do assoalho da Red Bull possam não levar a nenhuma mudança específica de design na Aston Martin, Fallows diz que ver as fotos ainda teve algum valor.
Perguntado pelo Motorsport.com se houve alguma surpresa com elas, Fallows disse: "Nenhuma surpresa, mas acho que é sempre interessante ver o que outras pessoas fizeram."
"Todos nós estamos enfrentando os mesmos tipos de problemas do ponto de vista aerodinâmico e é interessante ver quais são as soluções de outras pessoas para isso. Portanto, acho que não é realmente surpreendente; é mais interessante."
A Aston Martin introduziu mudanças em seu assoalho no GP do Canadá como parte de um pacote de atualização bastante importante. Mas Fallows disse que, embora os ajustes de Montreal parecessem muito diferentes, a equipe havia dado outros passos igualmente grandes no início do ano que não eram tão óbvios.
"É fisicamente uma atualização muito grande", disse ele. "Mas, na verdade, há coisas que fizemos no carro até agora que também são bastante significativas."
"Estamos tentando fazer desenvolvimentos consistentes no carro, em vez de esperar algumas corridas e depois fazer uma grande atualização. Embora visualmente tenha sido o mais diferente, não é necessariamente o maior em termos de desempenho. Mas esperamos que seja um passo adiante."
Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.