F1: Por que McLaren diz que acidente no Canadá ajudou Norris, em vez de atrapalhá-lo
Triunfo em Silverstone marca a primeira vez no ano em que o britânico conquistou duas vitórias consecutivas

Pela primeira vez na temporada 2025 da Fórmula 1, Lando Norris conquistou uma segunda vitória consecutiva, o que o colocou novamente como um forte candidato à briga pelo título. E para o CEO da McLaren, Zak Brown, a razão por trás desta melhora na forma do britânico está em seu acidente com Oscar Piastri no GP do Canadá, que ajudou a aumentar sua confiança em si.
Na prova de Montreal, em junho, Norris bateu na traseira de Piastri na luta pelo quarto lugar, em seu maior revés no campeonato até agora, já que ele pretende superar seu companheiro de equipe em um Mundial de Pilotos onde os dois são os únicos reais candidatos ao título.
Norris admitiu há muito tempo que estava em desvantagem em relação a Piastri nos classificatórios durante a primeira metade da temporada, o que levou o piloto e a fábrica de Woking a se esforçarem para encontrar soluções.
E, embora ainda não esteja 100% à vontade com o carro de 2025 quando ele está no limite, o britânico se recuperou da melhor maneira possível, vencendo o GP da Áustria ao sair da pole, antes de conquistar uma vitória emocionante em casa, em Silverstone.
Seu triunfo em Silverstone veio com uma boa dose de sorte, pois Piastri o derrotou na classificação e parecia estar no caminho para vencer a corrida até que uma penalidade de 10 segundos o deixou atrás de Norris.
Mas Brown acha que Norris tem uma aparência diferente desde o incidente no Canadá, que muitos achavam ser apenas uma questão de tempo, e explicou que o caso permitiu que a equipe e seus pilotos aliviassem a tensão que estava se formando.
"Acho que Montreal foi, na verdade, um bom momento para todos nós, olhando agora", disse Brown à Sky Sports. "Tirou a pressão e botamos um ponto final em tudo, já que todos estavam falando sobre isso".

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren, Zak Brown, McLaren
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
"Sinto que isso aumentou a confiança e o conforto de todos: 'aconteceu, foi um erro'. Veremos outros incidentes no futuro próximo, mas serão erros de corrida, e erros de corrida vão acontecer".
O chefe da equipe, Andrea Stella, descartou a ideia de que a penalidade de Piastri por frenagem irregular atrás do SC tenha prejudicado muito a vitória de Norris diante de sua torcida.
"Olhando para o entusiasmo e a felicidade de Lando, acho que ele definitivamente teve a experiência completa", disse ele. "Lando fez o seu trabalho, foi justo e correto, sem nenhuma falha própria, pilotou muito bem, foi rápido, assumiu a liderança e venceu o GP da Grã-Bretanha, e acho que ele deve aproveitar totalmente essa grande experiência e imensa alegria".
"Ao mesmo tempo, compartilhamos um pouco da amargura que certamente Oscar vem sentindo, mas ele é um cara muito forte e usará essa situação como motivação extra para o restante da temporada".
Se Silverstone ensinou alguma coisa ao paddock, é que o tamanho da vantagem da McLaren em condições de corrida ainda é invejável na maioria dos circuitos. Para piorar a situação da concorrência, a equipe testou um assoalho totalmente renovado na sexta-feira como um item de teste que Brown confirmou ter funcionado como pretendido e que será usado em ambos os carros no GP da Bélgica daqui a duas semanas.
Com apenas oito pontos separando Piastri e Norris, a McLaren enfrentará mais testes de sua normativa de deixar seus dois protagonistas do título dispuitarem livremente, mas seu domínio pode dar à dupla mais espaço para respirar.

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Erik Junius
"Vamos continuar fazendo o que estamos fazendo", disse Brown. "Tratá-los de forma igual, justa, transparente e com boa comunicação. E se pudermos continuar a criar uma vantagem, queremos que seja eles a decidirem quem vence o campeonato, e que vença o melhor".
"Ambos são pilotos muito limpos, então o que é legal é que você não sente que um vai tirar o outro da pista. Eles vão lutar muito. Mais uma vez, erros acontecerão ao longo do caminho. Mas acho que vai ser uma batalha épica até a última corrida".
GUTO NEJAIM e FAUSTO MACIEIRA: Márquez x Valentino, MANIAS da DUPLA, 'causos' e MUITA RESENHA!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST traz GUTO NEJAIM para um REENCONTRO HISTÓRICO com FAUSTO MACIEIRA
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.