F1: Red Bull cita 2021 para 'negar' tese de dominação total em 2023
“Vimos 2020 com a Mercedes. Se você se lembra, esse foi o ano mais dominante de todos os tempos e, ainda assim, conseguimos vencê-los [entre pilotos] em 21"
Totalmente dominante na Fórmula 1 desde o meio de 2022, a equipe Red Bull 'mantém os pés no chão' quanto à possibilidade manter a supremacia em 2024, com o chefe Christian Horner citando 2021 como exemplo de que nada é garantido na elite global do esporte a motor.
Naquele campeonato, a Mercedes começava o ano como 'franca favorita' para conquistar os títulos de pilotos e construtores, tendo em vista seu domínio recente na F1 e o fato de que não havia grandes mudanças de regra para a temporada, mas Max Verstappen foi o campeão mundial.
O holandês da Red Bull superou o britânico Lewis Hamilton, das Flechas de Prata, na disputa dos pilotos, embora a Mercedes tenha ficado com a taça entre escuderias. Mas em 2020, o time anglo-germânico havia ficado com 13 das 17 vitórias, com 11 de Lewis, que foi heptacampeão da F1.
Em 2021, porém, com pequenas alterações nas regras aerodinâmicas, a equipe anglo-austríaca da marca de energéticos bateu de frente com a marca alemã, contribuindo para o primeiro de três títulos consecutivos de Verstappen na categoria máxima do automobilismo mundial.
Em 2023, a 'RBR' trinfou em todas as corridas exceto o GP de Singapura (vencido pelo espanhol Carlos Sainz, da Ferrari). Com grande vantagem sobre as rivais, o time taurino logo mudou o foco para seu projeto de 2024, o que deixa Hamilton apreensivo sobre o próximo ano, por exemplo.
Mas, questionado sobre dominar 2024, Horner ponderou: “Vimos 2020 com a Mercedes... Se você se lembra, esse foi o ano mais dominante de todos os tempos e, ainda assim, conseguimos vencê-los [no campeonato de pilotos] em 2021".
“Há uma mudança sutil nas regras, nada fica parado. Vimos concorrentes se aproximando em locais diferentes e tenho certeza de que os conceitos convergirão. Não acho que conseguiremos repetir a temporada que tivemos, mas espero que possamos pegar as lições do RB19 e aplicá-las ao RB20 e criar um carro com o qual possamos defender esses títulos", seguiu o comandante britânico da Red Bull.
Apesar do que foi ponderado por Christian, os regulamentos entre 2023 e 2024 estão mais estáveis do que entre 2020 e 2021, quando uma mudança nas regras com objetivo de reduzir o downforce levou a reformulações significativas dos assoalhos.
Sobre a eventual aproximação de rivais, Horner disse: “Foram equipes diferentes em momentos diferentes. Oscilou entre a McLaren tendo um ganho, a Ferrari, a Mercedes aparecendo em um ponto, então mudou...".
Os RECORDES de VERSTAPPEN na F1 2023: Veja marcas ALCANÇADAS POR MAX com o Red Bull RB19 neste ano!
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate quem deve ser a 2ª força da F1 2024:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.