Fórmula 1 Teste de pós-temporada em Abu Dhabi

F1: Red Bull cita 2021 para 'negar' tese de dominação total em 2023

“Vimos 2020 com a Mercedes. Se você se lembra, esse foi o ano mais dominante de todos os tempos e, ainda assim, conseguimos vencê-los [entre pilotos] em 21"

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG

Totalmente dominante na Fórmula 1 desde o meio de 2022, a equipe Red Bull 'mantém os pés no chão' quanto à possibilidade manter a supremacia em 2024, com o chefe Christian Horner citando 2021 como exemplo de que nada é garantido na elite global do esporte a motor.

Naquele campeonato, a Mercedes começava o ano como 'franca favorita' para conquistar os títulos de pilotos e construtores, tendo em vista seu domínio recente na F1 e o fato de que não havia grandes mudanças de regra para a temporada, mas Max Verstappen foi o campeão mundial.

O editor recomenda:

O holandês da Red Bull superou o britânico Lewis Hamilton, das Flechas de Prata, na disputa dos pilotos, embora a Mercedes tenha ficado com a taça entre escuderias. Mas em 2020, o time anglo-germânico havia ficado com 13 das 17 vitórias, com 11 de Lewis, que foi heptacampeão da F1.

Em 2021, porém, com pequenas alterações nas regras aerodinâmicas, a equipe anglo-austríaca da marca de energéticos bateu de frente com a marca alemã, contribuindo para o primeiro de três títulos consecutivos de Verstappen na categoria máxima do automobilismo mundial.

Em 2023, a 'RBR' trinfou em todas as corridas exceto o GP de Singapura (vencido pelo espanhol Carlos Sainz, da Ferrari). Com grande vantagem sobre as rivais, o time taurino logo mudou o foco para seu projeto de 2024, o que deixa Hamilton apreensivo sobre o próximo ano, por exemplo.

Mas, questionado sobre dominar 2024, Horner ponderou: “Vimos 2020 com a Mercedes... Se você se lembra, esse foi o ano mais dominante de todos os tempos e, ainda assim, conseguimos vencê-los [no campeonato de pilotos] em 2021".

“Há uma mudança sutil nas regras, nada fica parado. Vimos concorrentes se aproximando em locais diferentes e tenho certeza de que os conceitos convergirão. Não acho que conseguiremos repetir a temporada que tivemos, mas espero que possamos pegar as lições do RB19 e aplicá-las ao RB20 e criar um carro com o qual possamos defender esses títulos", seguiu o comandante britânico da Red Bull.

Apesar do que foi ponderado por Christian, os regulamentos entre 2023 e 2024 estão mais estáveis do que entre 2020 e 2021, quando uma mudança nas regras com objetivo de reduzir o downforce levou a reformulações significativas dos assoalhos.

Sobre a eventual aproximação de rivais, Horner disse: “Foram equipes diferentes em momentos diferentes. Oscilou entre a McLaren tendo um ganho, a Ferrari, a Mercedes aparecendo em um ponto, então mudou...".

Os RECORDES de VERSTAPPEN na F1 2023: Veja marcas ALCANÇADAS POR MAX com o Red Bull RB19 neste ano!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate quem deve ser a 2ª força da F1 2024:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Filip Cleeren
Fórmula 1
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Pietro Fittipaldi comenta teste com a Haas antes de ida para Indy
Próximo artigo Drugovich celebra "ótimo dia" em teste na F1, mas diz que resultado poderia ter sido melhor

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros