Recomendado para você

F1: Em sua estreia em Interlagos, Bortoleto busca quebrar tabu histórico de pilotos 'da casa'; entenda

F1: Em sua estreia em Interlagos, Bortoleto busca quebrar tabu histórico de pilotos 'da casa'; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Em sua estreia em Interlagos, Bortoleto busca quebrar tabu histórico de pilotos 'da casa'; entenda
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

F1: Red Bull está surpresa que levou tanto tempo para rivais entenderem "segredo" do DRS

Pierre Wache, diretor técnico do time austríaco, revelou que a Red Bull utiliza esse conceito desde o ano passado

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

A Red Bull vem produzindo performances surpreendentes na temporada 2023 da Fórmula 1 graças a uma grande vantagem que Max Verstappen e Sergio Pérez aproveitam quando o DRS está acionado. E o time austríaco admite surpresa ao ver que os rivais demoraram tanto para entender porque a asa móvel do RB19 é tão efetiva.

Ao longo do primeiro semestre, os rivais olharam de perto para entender se havia um truque inteligente da Red Bull na entrega desse acréscimo de velocidade. Até Lewis Hamilton levantou intrigas sobre o que a equipe estava fazendo, questionando porque a vantagem do DRS parecia ter sumido no Hungaroring, uma pista de alto downforce.

Leia também:

Mas, como revelado pelo Motorsport.com, há um consenso crescente que a chave da vantagem do DRS da Red Bull está na proporção de arrasto equilibrado entre a asa traseira e a asa beam. Como o RB19 é tão estável na traseira, a equipe consegue se dar bem mesmo com uma asa beam muito menor, muitas vezes montada com um único elemento, em comparação aos rivais.

Isso significa que a asa traseira contribui com um percentual maior do arrasto geral em reta. Assim, quando o DRS é ativado, ele se livra de mais resistência do ar. Em pistas onde o downforce é mais importante que a eficiência aerodinâmica, como na Hungria, a Red Bull segue outras equipes com uma asa beam maior por causa dos benefícios de performance, minimizando a ação do DRS.

Agora as rivais começaram a desenvolver seus carros na direção da Red Bull, mas aceitam que reduzir as asas beam é complicado por causa da quantidade de downforce que elas entregam para ajudar a estabilizar a traseira dos carros.

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, rear wing detail

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, rear wing detail

Photo by: Mark Sutton

O diretor técnico da Red Bull, Pierre Wache, disse que não há grandes segredos usados pela equipe, e revelou surpresa pelo fatos dos rivais terem demorado para entender algo que a equipe vem fazendo desde o começo do regulamento de 2022.

"O que é louco é que as pessoas estão falando disso dois anos depois de termos introduzido", disse Wache ao Motorsport.com. "Tivemos centenas de testes da FIA para checar se havia um truque ou o que quer que seja, e as pessoas não entendiam porque a vantagem sumia nas pistas de alto downforce".

"Ok, isso significa que eles ainda não entenderam. Isso nos surpreendeu".

Andrea Stella, chefe da McLaren, sugeriu recentemente que a vantagem da Red Bull com o DRS seguirá por enquanto, porque a equipe tem uma dianteira com o design.

"Eles seguem esse conceito há algum tempo", disse Stella ao Motorsport.com. "Então acho que eles têm uma vantagem pela experiência no desenvolvimento desse tipo de configuração. Acho que isso se tornou aparente com o tempo. Acho que todas as equipes estão vendo como é possível explorar o desenvolvimento nessa direção".

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Ricciardo revela diferenças entre carros da AlphaTauri e McLaren: "Mais confortável"
Próximo artigo F1 - Montezemolo lamenta ver Ferrari celebrando terceiro lugar em corridas: "Enzo nunca aceitaria isso"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros