Recomendado para você

Após decisões polêmicas, Russell diz que "multibilionária" F1 não deveria depender de comissários voluntários

Após decisões polêmicas, Russell diz que "multibilionária" F1 não deveria depender de comissários voluntários

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Após decisões polêmicas, Russell diz que "multibilionária" F1 não deveria depender de comissários voluntários
F1 - Verstappen: 'Mandaria todos se f**' se fosse Piastri

F1 - Verstappen: 'Mandaria todos se f**' se fosse Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Verstappen: 'Mandaria todos se f**' se fosse Piastri
F1: Hamilton avalia temporada de 'substituto' Antonellli na Mercedes

F1: Hamilton avalia temporada de 'substituto' Antonellli na Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Hamilton avalia temporada de 'substituto' Antonellli na Mercedes
F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren

F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren
F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe

F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe
F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"

F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"
Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta

Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta
F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"

F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"

F1: Red Bull está surpresa que levou tanto tempo para rivais entenderem "segredo" do DRS

Pierre Wache, diretor técnico do time austríaco, revelou que a Red Bull utiliza esse conceito desde o ano passado

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

A Red Bull vem produzindo performances surpreendentes na temporada 2023 da Fórmula 1 graças a uma grande vantagem que Max Verstappen e Sergio Pérez aproveitam quando o DRS está acionado. E o time austríaco admite surpresa ao ver que os rivais demoraram tanto para entender porque a asa móvel do RB19 é tão efetiva.

Ao longo do primeiro semestre, os rivais olharam de perto para entender se havia um truque inteligente da Red Bull na entrega desse acréscimo de velocidade. Até Lewis Hamilton levantou intrigas sobre o que a equipe estava fazendo, questionando porque a vantagem do DRS parecia ter sumido no Hungaroring, uma pista de alto downforce.

Leia também:

Mas, como revelado pelo Motorsport.com, há um consenso crescente que a chave da vantagem do DRS da Red Bull está na proporção de arrasto equilibrado entre a asa traseira e a asa beam. Como o RB19 é tão estável na traseira, a equipe consegue se dar bem mesmo com uma asa beam muito menor, muitas vezes montada com um único elemento, em comparação aos rivais.

Isso significa que a asa traseira contribui com um percentual maior do arrasto geral em reta. Assim, quando o DRS é ativado, ele se livra de mais resistência do ar. Em pistas onde o downforce é mais importante que a eficiência aerodinâmica, como na Hungria, a Red Bull segue outras equipes com uma asa beam maior por causa dos benefícios de performance, minimizando a ação do DRS.

Agora as rivais começaram a desenvolver seus carros na direção da Red Bull, mas aceitam que reduzir as asas beam é complicado por causa da quantidade de downforce que elas entregam para ajudar a estabilizar a traseira dos carros.

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, rear wing detail

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, rear wing detail

Photo by: Mark Sutton

O diretor técnico da Red Bull, Pierre Wache, disse que não há grandes segredos usados pela equipe, e revelou surpresa pelo fatos dos rivais terem demorado para entender algo que a equipe vem fazendo desde o começo do regulamento de 2022.

"O que é louco é que as pessoas estão falando disso dois anos depois de termos introduzido", disse Wache ao Motorsport.com. "Tivemos centenas de testes da FIA para checar se havia um truque ou o que quer que seja, e as pessoas não entendiam porque a vantagem sumia nas pistas de alto downforce".

"Ok, isso significa que eles ainda não entenderam. Isso nos surpreendeu".

Andrea Stella, chefe da McLaren, sugeriu recentemente que a vantagem da Red Bull com o DRS seguirá por enquanto, porque a equipe tem uma dianteira com o design.

"Eles seguem esse conceito há algum tempo", disse Stella ao Motorsport.com. "Então acho que eles têm uma vantagem pela experiência no desenvolvimento desse tipo de configuração. Acho que isso se tornou aparente com o tempo. Acho que todas as equipes estão vendo como é possível explorar o desenvolvimento nessa direção".

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Ricciardo revela diferenças entre carros da AlphaTauri e McLaren: "Mais confortável"
Próximo artigo F1 - Montezemolo lamenta ver Ferrari celebrando terceiro lugar em corridas: "Enzo nunca aceitaria isso"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros