F1: Sainz cobra resposta mais rápida dos fiscais em acidentes após incêndio na Áustria
Piloto da Ferrari espera que o acidente ocorrido com ele sirva para que a situação, em condições semelhantes, sejam melhoradas
A cena do carro de Carlos Sainz em chamas durante o GP da Áustria de Fórmula 1 deixou muita gente assustada. Além da aflição pelo acidente, o tempo de reação dos fiscais e a forma como eles lidaram com o incidente incomodou o piloto da Ferrari.
Sainz estava pronto para desafiar Max Verstappen pelo segundo lugar quando seu motor começou a sair fumaça, na volta 56 de 71, e o espanhol precisou sair imediatamente dali. A parte de trás da sua Ferrari F1-75 foi facilmente envolvida pelas chamas enquanto Sainz acenava freneticamente para os fiscais pedindo para que o ajudassem.
Mas, enquanto ele estava ansioso para sair de seu carro em chamas, a inclinação dramática da Curva 4 fez a Ferrari descer assim que o piloto tirou o pé dos freios. Somente depois que um fiscal colocou um calço atrás da roda dianteira, Sainz conseguiu subir e sair do carro com segurança.
Carlos disse que, inicialmente, ele estava relutante em pilar e deixar a Ferrari descendo sem controle, mas em determinado ponto, o fogo se tornou tão intenso que ele não teve outra escolha além de siar.
"Sim, não é uma situação fácil e nem ideal, com certeza, porque eu vi nos meus espelhos o carro pegando fogo, mas ao mesmo tempo, eu estava apertando o freio.
"E assim que eu tentei pular, eu vi que o carro estava descendo e eu não queria deixar que ele ficasse completamente fora do controle enquanto eu pulava.
"Eu estava chamando os fiscais para vir e me ajudar colocando algo nos pneus para que o carro parasse de descer, mas eu acho que todo o processo foi um pouco lento.
"Em um determinado ponto, tinha tanto fogo que eu precisei sair do carro de qualquer forma. Acho que foi nesse momento que o fiscal veio e parou o carro."
Carlos Sainz, Ferrari, walks away from his car after a fire
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
A lenta resposta dos fiscais atraiu críticas por parte de observadores, principalmente dos membros do paddock da Indy Car, cuja equipe de segurança é conhecida por sua chegada incrivelmente rápida nos locais dos acidentes.
O piloto da equipe Penske, Scott McLaughlin, mais recente vencedor da corrida no Mid-Ohio pela Indy, tweetou que era "uma loucura o tempo que demorou para as pessoas ajudaram Carlos Sainz, obrigado equipe de segurança da Indy Car."
Sainz concorda que a FIA deveria olhar o que pode ser feito para que haja uma aceleração na resposta de segurança em acidentes similares.
"Sim, definitivamente isso precisa ser visto. O que poderíamos ter feito mais rápido porque essa não é situação mais fácil de se estar."
Naquele momento, Sainz tinha um ritmo considerável e vantagens de pneu em relação a Verstappen, o que significaria que ele provavelmente cruzaria a linha de chegada em segundo lugar, atrás do seu companheiro de equipe, Charles Leclerc.
Sainz admitiu que "ficou sem palavras" após a última rodada de problemas de confiabilidade da Ferrari em 2020, uma semana depois dele ter vencido em Silverstone.
F1 2022: Rico Penteado explica FERRARI SUPERIOR ante Red Bull e motivos do FOGO em carro de Sainz
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.