Recomendado para você

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda
Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP

Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP
F1: Jos Verstappen 'levanta lebre' e aponta "diferença" entre carros da McLaren

F1: Jos Verstappen 'levanta lebre' e aponta "diferença" entre carros da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jos Verstappen 'levanta lebre' e aponta "diferença" entre carros da McLaren
Alonso detona GP de Las Vegas: Pista "não é do padrão da F1"

Alonso detona GP de Las Vegas: Pista "não é do padrão da F1"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Alonso detona GP de Las Vegas: Pista "não é do padrão da F1"
Verstappen na briga, caos na McLaren: Vencedores e perdedores do GP de Las Vegas de F1

Verstappen na briga, caos na McLaren: Vencedores e perdedores do GP de Las Vegas de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Verstappen na briga, caos na McLaren: Vencedores e perdedores do GP de Las Vegas de F1
MotoGP "poderia usar" alguns dos circuitos de rua da F1 no futuro, diz CEO

MotoGP "poderia usar" alguns dos circuitos de rua da F1 no futuro, diz CEO

MotoGP
MotoGP
MotoGP "poderia usar" alguns dos circuitos de rua da F1 no futuro, diz CEO
Mick Schumacher correrá pela RLL na temporada 2026 da Indy

Mick Schumacher correrá pela RLL na temporada 2026 da Indy

Indy
Indy
Indy October Testing
Mick Schumacher correrá pela RLL na temporada 2026 da Indy
F1: Ferrari deve "se acalmar" após pessimismo de Hamilton em Las Vegas, diz Vasseur

F1: Ferrari deve "se acalmar" após pessimismo de Hamilton em Las Vegas, diz Vasseur

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Ferrari deve "se acalmar" após pessimismo de Hamilton em Las Vegas, diz Vasseur

F1: Telemetria explica erro de Leclerc que lhe custou o pódio em Ímola

Piloto da Ferrari conseguiu terminar o GP da Emilia Romagna em sexto lugar

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

A Fórmula 1 revelou a telemetria de Charles Leclerc no momento em que ele cometeu um erro e rodou na corrida em Ímola.

Durante o GP da Emilia Romagna, Leclerc estava defendendo sua liderança no campeonato em um formato de fim de semana de corrida sprint, que acabou sendo bastante emocionante devido à sua batalha com Max Verstappen.

Leia também:

O piloto monegasco perdeu a pole position após a bandeira vermelha de Lando Norris aparecer na classificação, e na corrida sprint conseguiu assumir a liderança na largada. No entanto, seu gerenciamento de pneus fez com que ele caísse para o segundo lugar nas últimas voltas, terminando atrás do atual campeão mundial.

Na corrida de domingo, o piloto da Ferrari largou mal devido a uma parte mais escorregadia da pista e caiu para o quarto lugar, atrás de Verstappen, Sergio Pérez e Norris. 

Depois de muitas voltas cerca de dois segundos atrás da Red Bull, a equipe de Maranello decidiu ir para o "Plano D" para tentar ultrapassar Pérez. Inicialmente funcionou, pois Leclerc saiu na frente após a parada, com um novo conjunto de macios, mas como o mexicano tinha os pneus com melhor temperatura, ele o ultrapassou sem maiores problemas na chicane Villeneuve.

O RB18 apresentava melhor ritmo em Ímola, mas o monegasco não desistiu. No entanto, na volta 53, uma entrada excessivamente agressiva fez com que Leclerc colidisse com a barreira, danificando seu F1-75.

Na telemetria oferecida pela F1 em seu canal no YouTube, você pode ver como ele freou muito depois de Pérez, e isso fez com que seu carro entrasse no ápice muito rápido, fazendo com que o seu F1-75 fosse parar sobre a 'zebra salsicha'. Ele perdeu o controle quando os pneus tocaram o asfalto em um ângulo que o favorecia contra as proteções ao girar, danificando o bico, além de ter os pneus furados.

Leclerc foi de um lado para o outro, movendo o volante de forma brusca para verificar o estado do carro e, ao ver que já havia se arriscado demais, parou nos boxes para trocar a asa.

Se tivesse perdido o bico, quase certamente teria acabado na caixa de brita ou contra a barreira, mas entrando no pitlane voltou à pista em nono lugar, iniciando uma corrida de recuperação.

Ao longo das voltas, Leclerc conseguiu subir para o sexto lugar, algo que, olhando-se na perspetiva de ser terceiro, não correu tão mal, pois só 'perdeu' 7 pontos após um erro que normalmente termina em um abandono devido a suspensão quebrada.

"Sinto muito. A todos vocês", disse o piloto ao cruzar a linha de chegada, sabendo que não deve cometer tais erros novamente se quiser permanecer como candidato ao título mundial de Fórmula 1.

Conheça as origens da rivalidade entre Verstappen e Leclerc

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #175 - Como explicar desempenho constrangedor de Hamilton em Ímola?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Verstappen critica formato 'repetitivo' de coletivas e entrevistas com imprensa
Próximo artigo F1: Entenda ciência por trás da superfície “inovadora” da pista de Miami

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros