F1: Toto Wolff afirma que problemas do W14 estão em 'toda parte'
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, diz que a natureza imprevisível do W14, carro de Fórmula 1, faz com que busca por melhorias seja um “trabalho desagradável”
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Depois de um fim de semana difícil no GP de Miami da Fórmula 1, em que Lewis Hamillton não conseguir sair do Q2, a Mercedes agora está contando os dias até liberar uma atualização em Imola. Mas, além do desempenho do carro estar longe do que a equipe esperava, Wolff disse que várias características do W14 geram problemas.
“Acho que o carro não é um bom carro”, disse ele. Com relação aos problemas, o chefe da Mercedes disse que há vários."Estão em toda parte. É o ritmo, o desempenho do carro, é a falta de compreensão do carro [sobre o porquê] ele não está entregando. É a extensão total das atividades. Eu diria que o desempenho é muito ruim.”
O próprio Hamilton sugeriu que não havia área onde o carro atual fosse páreo para a Red Bull. Questionado sobre onde a equipe estava perdendo ritmo, Hamilton disse: “Em todos os lugares! É que estamos apenas carentes. Se você olhar para o Red Bull, por exemplo, eles podem usar uma asa traseira pequena, são rápidos nas retas e rápidos nas curvas, onde para nós temos que ter uma asa maior para chegar perto deles nessas curvas. Então, acho que falta força aerodinâmica traseira principalmente.”
Imprevisibilidade
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Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
Wolff sente, no entanto, que a pior coisa sobre o W14 é que ele é tão imprevisível de sessão para sessão, e muitas vezes sem explicação. “É uma falta de compreensão do que torna este carro tão ruim”, acrescentou.
A Mercedes deve introduzir uma grande atualização no Grande Prêmio da Emilia Romagna, que inclui novos sidepods e uma suspensão dianteira revisada.
A equipe espera que os ajustes melhorem o ritmo do carro, mas Wolff diz que o mais importante é que isso ajude os engenheiros a entender melhor o que deu errado com o carro de 2023.
“O que estamos tentando fazer com a atualização é criar uma nova linha de base e tirar os pontos de interrogação da equação e dizer que esse não é o problema agora que adotamos um conceito diferente.
Wolff também repetiu as observações de Hamilton na sexta-feira de que, além da equipe ter curado o porpoising, houve pouco progresso desde o ano passado. Questionado sobre se a equipe esperava um desempenho inferior em Miami, ele disse: “Não, é pior do que eu pensava porque já se passaram 12 meses desde a última vez que estivemos em Miami e o carro está um pouco melhor.
“Talvez não esteja saltando na reta, mas é a única coisa melhor do que no ano passado. O carro não é rápido o suficiente e não temos compreensão do motivo disso estar entre uma sessão e outra. Não é aceitável.”
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