F1: Verstappen adotaria 'rejeitado' nº 1 caso seja campeão este ano
Vencedor da temporada pode optar entre adotar o número ou manter o seu tradicional; mudança costuma ser recusada por marca
Max Verstappen diz que "absolutamente" aproveitaria a oportunidade para usar o nº 1 em seu carro se vencesse o título da Fórmula 1. O holandês chega ao GP de São Paulo neste fim de semana liderando Lewis Hamilton por 19 pontos no campeonato, com quatro corridas restantes na temporada.
O piloto da Red Bull conquistou vitórias consecutivas nos Estados Unidos e no México para aumentar sua vantagem e tem a chance de estendê-la com a corrida sprint de sábado, que oferece três pontos ao ganhador.
Desde a introdução dos números permanentes na F1 em 2014, o #1 foi reservado para uso do campeão, caso deseje. E esse foi justamente o último ano em que isso aconteceu, com Sebastian Vettel após o título de 2013. Hamilton sempre optou por manter seu #44, enquanto o único outro vencedor desde então, Nico Rosberg, se aposentou ao ganhar o campeonato.
Verstappen tornou-se famoso por utilizar o #33 em toda sua carreira na F1, mas confirmou na quinta-feira antes do GP de São Paulo que estaria interessado em mudar para o #1 se levar o troféu da atual temporada.
"Com certeza", respondeu o holandês quando questionado se faria a troca. "Quantas vezes você tem a oportunidade de dirigir com o número um? E é bom para produtos também! Portanto, é inteligente fazer isso!"
A tradição existe em várias categorias, mas muito poucos optam por se 'separar' de seu número permanente devido à forte associação que a maioria tem com sua imagem de marca.
A única vez que Hamilton adicionou o algarismo ao seu carro desde a introdução dos permanentes foi durante os treinos de abertura para o GP de Abu Dhabi 2018, quando ele já havia garantido o título para a Mercedes.
Ele disse depois que não gostou de usá-lo "de jeito nenhum", mas "achou que seria legal" tentar.
No MotoGP, o recém-coroado campeão Fabio Quartararo disse recentemente que manterá o seu #20 para a próxima temporada, seguindo uma tendência definida pelos seus antecessores Joan Mir e Marc Márquez.
Os pilotos da Penske na Indy Josef Newgarden, Will Power e Simon Pagenaud optaram por usar o #1 após suas vitórias na última década, mas o seis vezes ganhador Scott Dixon manteve o #9 pela Chip Ganassi para defender seu primeiro campeonato, conquistado em 2003.
F1 2021: A F1 está de volta ao Brasil! Rico Penteado analisa prova em Interlagos | TELEMETRIA
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #144: GP no Brasil será o mais decisivo dos últimos 10 anos?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.